publicidade
05/06/2014 09:15

Motor Iame Tag oferece ótimo custo x benefício e mantém rendimento e desempenho elevados

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação


Foto: Divulgação

Em grande crescimento no kartismo brasileiro, especialmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Top Kart Brasil, as categorias - e os pilotos - que utilizam-se dos motores Iame Tag, famosos também por serem utilizados no Desafio das Estrelas, já começam a comprovar o enorme benefício quando se trata de durabilidade e custos baixos.

O Iame Tag, para quem ainda não o conhece, é um motor de 125cc, cuja principal característica é a utilização de embreagem, diferentemente dos tradicionais motores de 125cc, e que oferece a comodidade de não precisar ter o kart empurrado para fazê-lo funcionar, já que para isso é utilizado o "starter". E, por ter uma relação de coroa x pinhão diferente, trabalha em um regime de giros de motor menor do que os demais propulsores sem perder rendimento e velocidade.

Assim, com estas duas principais características, o Iame Tag torna-se um motor com maior durabilidade, já que mantém-se rápido ao mesmo tempo em que permite ao piloto guiar de forma mais suave. Com isto, economiza-se a coroa e corrente e a trepidação torna-se menor, o que se traduz também em um índice menor de quebras de chassi.

Para Daniel Rotta dos Reis, que recentemente classificou-se para o Iame International Finals ao sagrar-se campeão da Copa Iame Tag em Farroupilha (RS), o motor não perde em nada em questão de desempenho e de rapidez quando comparado ao Iame utilizado na categoria Sudam.

"A diferença de tempos entre um e outro motor é mínima, mas o Iame Tag tem uma guiada mais tranquila, com menos 'sustos', sem perder rendimento", atesta o piloto, que em 2012 sagrou-se campeão da Copa Brasil e do Sul-Brasileiro pela categoria Sênior B. Daniel Rotta, assim como Alexandre Steffenon, disputará em outubro a final mundial dos motores Iame Tag, na França, com as despesas de equipamento, equipe e passagens de avião pagas pela Iame Brasil.

No Rio Grande do Sul a categoria Iame Tag participa do Campeonato Regional da Serra, onde reúne o maior grid da competição, com números entre 20 e 25 pilotos por etapa. Na Copa São Paulo Granja Viana, onde também está em jogo uma vaga ao Iame International Finals - orçada em cerca de 6 mil euros -, a Iame Tag está em franco crescimento. A categoria de motores Iame Tag participa também da Copa Litoral, em Santa Catarina, e do Top Kart Brasil, cujo campeão igualmente representará o Brasil nas finais mundiais da Iame Tag.

"Estamos incentivando a criação de novos campeonatos com os motores Iame Tag no Brasil, já que o custo do motor em si também é bastante atrativo", conta Marcello Ventre, diretor da Iame Brasil. "Qualquer kartódromo brasileiro pode ter a sua Copa Iame Tag e oferecer uma vaga para o Iame International Finals, basta nos contatar", finaliza.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!