A ART Grande Prix e o grupo Birel uniram forças e deram vida à Birel ART, um novo "time" cujo objetivo é ser um dos protagonistas no panorama mundial do kartismo.
A grande tradição da Birel, com seus 55 títulos mundiais e europeus, aliado a sua capacidade tecnológica, produtiva e organizacional, se somou à extraordinária vocação competitiva da ART Grand Prix, a única equipe presente em praticamente todas as categorias precedentes à Fórmula 1 - nisto se compreende kart, Fórmula Renault, GP3 e GP2.
"É uma honra para mim empreender este projeto industrial com a família Sala, que aprecio muito tanto do ponto de vista humano como empresarial", disse Nicolas Todt, diretor executivo da ART Grand Prix. "Unir forças com uma marca histórica e grande tradição como a Birel se revela um passo importante na recente trajetória da ART Grand Prix no kartismo", completou.
No entender de Todt, a Birel poderá se beneficiar da experiência da ART na preparação de jovens pilotos, garantindo sinergia com as equipes que atuam no automobilismo. Ainda segundo Todt, a ART, por sua vez, disporá da capacidade produtiva da Birel para lançar ao mercado novos produtos, ainda mais competitivos na pista e em preço e ganhar a confiança de um número cada vez maior de clientes, pilotos e equipes.
Ronni Sala, presidente da Birel, disse que "está seguro de que estamos entrando em uma nova era, que verá a ação sinérgica de duas marcas de grande renome no kartismo e no automobilismo". O presidente da fabricante italiana disse ainda que "em Nicolas e em seus colaboradores encontramos a energia e o espírito ideais para dar vida a um projeto complexo e ambicioso que saberá se colocar na vanguarda em nosso setor mediante iniciativas inovadoras em favor do produto, da marca e da nossa rede de revendedores".
A equipe diretiva da Birel ART será anunciada em breve, mas já se sabe que o grupo disporá de um novo departamento de competições e de estrutura técnica na pista e de programas ambiciosos. Além disso, lançará prontamente produtos e serviços na medida de cada exigência, para pilotos profissionais, jovens talentos, equipes e pistas de aluguel e seus aficionados.
A apresentação oficial para o triênio 2015-2017 será por ocasião do Birel ART Open Days, mas a Birel ART já deu seus primeiros passos, apresentando, com seu próprio nome e com as cores da nova marca, o pedido de homologação do novo chassi e do sistema de freios para o período 2015-2020, além de já estudar a introdução de uma nova gama de modelos para o mercado de aluguel.