O mercado brasileiro, que hoje vive uma fase de homologação de novos chassis, terá em 2012 a chegada de uma nova marca de pneus, homologados para o Brasil em 2010, a argentina NA Carrera. À frente de todo este processo está o “gaúcho” Jhonny Bonilla, nascido na verdade no Uruguai.
A tramitação para a importação dos pneus NA Carrera – marca que atende a 43 categorias do automobilismo argentino, desde a base até a ‘top’ – já está finalizada e na última semana a primeira carga chegou a São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, base da empresa P One Motorsport, de Bonilla.
Neste período em que os trâmites corriam na Receita Federal brasileira, Bonilla esteve testando os pneus nos kartódromos de Tarumã, Passo Fundo e no Velopark. “Passamos por diversos momentos em todo este processo, desde as primeiras negociações até a entrega da primeira carga. Os testes foram extremamente positivos, confirmando a qualidade dos pneus que a NA fabrica”, afirma Jhonny Bonilla.
Em um primeiro momento – ou mais exatamente neste primeiro ano – os pneus NA não estarão presentes nos campeonatos nacionais. “Estamos iniciando nosso trabalho no Brasil e queremos, aos poucos, conquistar nosso espaço”, diz Bonilla. “Estamos em tratativas com algumas categorias e campeonatos, não só no kart, mas também no automobilismo, e dentro em breve poderemos anunciar algumas parcerias, que alavancarão a chegada da NA ao Brasil”, continua.
Especificamente para o kartismo, a NA Carrera produz em sua fábrica em Córdoba, na Argentina, quatro tipos de pneus. Um deles é para indoor, e tem mais “grip” e durabilidade, proporcionando uma guiada mais segura. Os destinados às categorias de 125cc estão entre os do tipo amarelo e vermelho, oferecendo mais durabilidade e constância. Os de Cadete de chuva, por fim, se assemelham com o que o mercado já oferece.
Apenas em 2011 a NA Carrera – fundada em 1987 – produziu mais 12 mil pneus somente para a principal categoria do automobilismo argentino, a Turismo Carretera. “Desses 12 mil pneus, apenas três apresentaram defeito”, lembra Jhonny Bonilla. No kartismo a empresa atende, entre outras competições, campeonatos regionais, Rotax e terra, modalidade muito difundida no país vizinho. Uma nova fábrica foi construída recentemente, separada do grande complexo geral, para produzir apenas pneus para kart.
Jhonny Bonilla vê a chegada da NA ao Brasil como a grande oportunidade de se inserir novamente no automobilismo brasileiro desde sua saída do Velopark no início da temporada. “Estou envolvido com automobilismo, especialmente no kart, desde meus cinco anos, fui piloto, tive equipe, e chegamos a estar na equipe Iame em um mundial em que tínhamos como companheiros Mike Wilson e Fernando Alonso”, relembra o empresário. “Então tenho lembranças antigas e recentes e este é o meu mundo, por isso estou muito feliz por estar de volta”, revela.
O empresário e a própria NA Carrera não pretendem “brigar” com a MG Pneus, atualmente a única fornecedora de pneus para o kartismo brasileiro. “Queremos contribuir, somar e conviver no meio automobilístico”, garante Bonilla. “A MG é uma das melhores fábricas de pneus do mundo e temos que respeitar seu trabalho e a qualidade excepcional de seus produtos. Os brasileiros devem se orgulhar de ter a MG como fornecedora. Mas, é claro, queremos gradativamente conquistar nosso espaço”, finaliza.
Para mais informações ou contato envie email para nacarrerapneus@gmail.com ou ligue (51) 9987.1386.