A Tillotson, fabricante irlandesa de carburadores de kart, lançou
uma nova categoria, a T4, em um evento específico disputado no White River
Park, a 20 quilômetros de Dublin. O projeto da empresa é organizar campeonatos que
levem à disputa de uma final mundial, a exemplo do que já acontece com os
motores IAME, Rok e Rotax.
Utilizando um conjunto que inclui chassis fabricados na
Itália pela IPKart e motores produzidos pela própria Tillotson, foi realizada a
Euro Cup, com a presença de pilotos de diversos países, como o francês Paul David,
o irlandês Niall Quinn – que correu na A1GP –, o finlandês Mikko Laine e o
brasileiro Felipe Braga, que representou um forte mercado para os motores de 4 tempos.
A prova, que serviu como uma apresentação do conjunto ao kartismo
mundial, contou com karts iguais para todos os pilotos. O peso total (chassi e
motor) era de 69 quilos, com um motor de 16hp’s de potência e custo de 2.800
euros. No regulamento, permissão apenas para mudança de setup do chassi, ficando
proibida e troca de peças, tais como eixo, cubos e rodas. Os pneus, um jogo
para cada piloto, eram da marca Komet.
Foram disputadas duas baterias classificatórias e uma final
e o vencedor foi o brasileiro Felipe Braga.