O Campeonato
Mundial de Fórmula 1 chegou nesse fim de semana em sua primeira incursão no
Oriente Médio em 2025. No Bahrain International Circuit, na cidade de Manama,
os 20 pilotos que competem na principal categoria do automobilismo desembarcaram
para uma rodada que, até aqui, se mostrou a mais emocionante do ano.
Fazendo sua
temporada de estreia na F1, o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Stake F1 Team |
Kick Sauber, chegou bastante animado para as disputas. Nos dois anos
anteriores, em que competiu respectivamente na F3 e na F2, ele teve expressivos
resultados, com pole position e vitória.
Sua
trajetória neste fim de semana começou com as duas sessões de treinos na
sexta-feira. Ao todo ele deu 48 voltas nos treinos, concluindo a primeira
sessão em 11º e a segunda na 13ª colocação. “Hoje foi um dia positivo para
nós. O TL1 foi bastante desafiador, com altas temperaturas e uma pista bem
suja, o que dificultou o gerenciamento do equilíbrio em alguns momentos. A
equipe fez um ótimo trabalho antes do TL2 e conseguimos fazer melhorias sólidas
no setup – um esforço pelo qual gostaria de agradecer a todos do box. O carro
estava muito mais consistente e fiquei feliz com o desempenho que conseguimos
extrair”, explicou o paulista de 20 anos.
No sábado,
mais um treino e a classificação marcaram o dia. Bortoleto, com um rendimento
aquém do que havia conseguido no dia anterior, ficou apenas com a 18ª posição
tanto no treino como na classificação, quando foi eliminado da sessão ainda no
Q1.
'Foi
uma classificação difícil para nós. As condições mudaram muito com o vento e,
infelizmente, nosso carro é muito sensível a essas variáveis. Senti que a volta
que fiz foi boa, mas nos faltou aderência e, no fim das contas, não conseguimos
passar para o Q2. Depois de uma sexta-feira promissora, eu esperava chegar ao
Q2 hoje, então é decepcionante. Olhando para amanhã, sabemos que será uma
corrida desafiadora, mas daremos tudo de nós. Manteremos o foco e tentaremos
entrar na briga para subir mais no grid, maximizando todas as oportunidades que
surgirem',
disse.
Depois de
três corridas na madrugada para o público brasileiro, a largada do GP do Bahrein
foi autorizada pontualmente ao meio-dia pelo horário de Brasília. Com milhões
de TV's ligadas em todo o país, Bortoleto recebeu o sinal verde para o início
de uma corrida de recuperação.
Ele
manteve-se em sua posição original na largada, porém, na primeira curva, acabou
caindo para o 19º lugar ao desviar de um toque. Com pneus de composto médio,
Bortoleto seguiu sua estratégia de corrida e seguia de perto o pelotão que
tinha empolgantes brigas em pelo menos quatro pelotões. Gabriel ficou na pista
até a volta 13 quando, então entrou para seu primeiro pit-stop. A equipe fez um
excelente trabalho e o recolocou na pista com pneus de compostos duros.
Bortoleto seguiu na disputa e tinha até uma melhora de ritmo, porém, ao se
aproximar dos carros à sua frente, parecia não ter aderência suficiente para as
ultrapassagens. Ele seguiu focado nas disputas até que, na volta 32, fez o
segundo pit-stop voltando a equipar o carro #5 com pneus 'médios'.
Sem grande melhora nos tempos de volta, ele seguiu na pista na 19ª posição até
receber a bandeirada final com a conclusão da volta 57.
'Foi
uma tarde difícil, mas vimos algumas melhorias no ritmo em alguns momentos.
Ultrapassar foi o maior desafio – assim que me aproximava do carro da frente,
simplesmente não conseguia encontrar aderência para fazer uma manobra,
especialmente nas curvas. É frustrante, especialmente depois da relargada do
Safety Car, quando estava com pneus médios contra os pneus duros do carro da
frente. É crucial reservar um tempo para analisar tudo e entender como podemos
melhorar nosso desempenho. A curto prazo, o objetivo é superar um fim de semana
difícil, levar os aprendizados conosco e focar em Jeddah, que finaliza a
sequência de três finais de semana seguidos de competição', concluiu o piloto, que tem patrocínio
do Banco BRB, KitKat, Porto, Motorola e Snapdragon.