publicidade
11/05/2022 08:34

Felipe Barrichello Bartz realiza sonho e vive grande expectativa para a estreia da Fórmula 4 Brasil

Autor: FG Com


Foto: Arquivo do piloto

Felipe Bartz


Com 16 pilotos no grid, a Fórmula 4 Brasil dará a largada neste final de semana para a sua temporada inaugural no autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. Entre os jovens pilotos da nova categoria, certificada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), está o paulista Felipe Barrichello Bartz, de 16 anos.

Sobrinho de Rubens Barrichello, ex-piloto da Fórmula 1 e atualmente na Stock Car, “Pipe”, como o piloto é conhecido, fará sua estreia nos monopostos após uma carreira vitoriosa no kart, onde acelerou pela primeira vez com apenas seis anos de idade.

Entre os principais títulos, ele foi bicampeão brasileiro, campeão do Open do Brasileiro (ambos na categoria Júnior), vice-campeão Sul-americano Júnior e vice-campeão do Flórida Winter Tour.

A estreia na Fórmula 4 Brasil será pela equipe Cavaleiro Sports, onde Pipe terá como companheiros os pilotos Vinícius Tessaro, Nicolas Giaffone e João Tesser e dividirá a pista com o primo Fernando Barrichello, filho de Rubinho.

“Minha expectativa para a estreia está muito grande. Eu sempre sonhei em pilotar um monoposto e mal posso acreditar que chegou a minha vez”, celebrou Pipe, que é fã do piloto norte-americano Jeff Gordon – tetracampeão da NASCAR – e, por isso, desde que começou a correr leva o número 24, o mesmo de seu ídolo nas pistas.

Além de contribuir para o aprendizado dos pilotos e desenvolvimento dentro de um ambiente profissional, a Fórmula 4 Brasil também passa a ser o primeiro passo no país para os pilotos que sonham um dia estar na Fórmula 1 ou Fórmula Indy sem ter de sair tão jovens para morar no exterior e já encarar o alto custo de correr nos Estados Unidos ou Europa.

“A chegada da Fórmula 4 no Brasil abriu as portas para todos os pilotos do kartismo, que como eu buscavam essa chance. Quero me dedicar ao máximo a essa oportunidade que estou tendo na minha carreira para, posteriormente, sonhar com um futuro nas categorias no exterior”, destacou Pipe.

Sobre a competitividade desta temporada de estreia, o piloto prevê bastante equilíbrio e não vê a hora de começar a acelerar. “Já corri com vários pilotos que estarão no grid, inclusive meus primos – Fernando Barrichello e Nicolas Giaffone – e imagino que será uma temporada bem disputada e de grande aprendizado”, continuou.

No final do ano passado, Pipe fez testes em Buenos Aires, na Argentina, mas com o modelo antigo do carro de Fórmula 4. Depois andou novamente com o mesmo carro em Concepcion del Uruguay no mês de fevereiro, além de treinar com um Fórmula 3 em Interlagos. “Treinei em um carro parecido e espero que consiga me adaptar rapidamente”, comentou.

O piloto também falou sobre a relação com o chefe de equipe, Beto Cavaleiro, e seus companheiros no time. “O Beto anda na mesma equipe de kart que eu ando, então temos a vantagem de não só já nos conhecermos, mas também sermos amigos. Temos um time bem forte e ter companheiros deste nível ajuda muito no desenvolvimento de um piloto”, ressaltou.

Estar nas pistas levando um sobrenome tão conhecido e importante na história do automobilismo mundial é visto como algo muito positivo para o piloto. “Ser um Barrichello é um grande orgulho para mim. Nunca senti pressão por isso. Sei que tudo depende da minha dedicação, meus esforços e resultados, mas sei que meu sobrenome tem me trazido muitas oportunidades”, contou.

Em sua temporada de estreia, Pipe contará com o patrocínio das empresas Pay4Fun, Copa Energia, Suhai Seguradora e Amaro Aviation.

“Meus pais lutaram muito para me dar essa chance de correr na Fórmula 4 esse ano e estou muito feliz por já conseguir estrear na categoria com quatro patrocinadores, que estão sendo fundamentais neste passo tão importante da minha carreira. Agradeço muito à Pay4Fun, à Copa Energia, à Suhai Seguradora e à Amaro Aviation e espero retribuir todo esse apoio lutando pelos melhores resultados possíveis nas pistas”, finalizou.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!