publicidade
20/04/2005 10:15

Felipe Guimarães busca o bi no Pan-Americano da Argentina

Fonte: Extrabold Press - Nei Tessari


A partir da próxima quinta-feira (21/4) o brasiliense Felipe Guimarães (FW Automóveis) inicia a luta pelo seu segundo título no Campeonato Pan-Americano de Kart. A competição será disputada de quinta a domingo na cidade de Zárate, província de Buenos Aires, na Argentina. O piloto de 14 anos irá competir na categoria Sudam Júnior, a mesma onde ano passado, na cidade de Fray Bentos, no Uruguai, ele conquistou o título da competição. “Este ano acredito que será muito mais difícil. Me preparei bastante competindo em vários campeonatos e até corri lá na Argentina para conhecer a pista de Zárate”, conta Felipe, que entre outros títulos de peso no Brasil já conquistou o tricampeonato da Copa Brasil de Kart.

 

O título de campeão pan-americano em 2004 significou muito para o kartismo nacional. Felipe Guimarães foi o único piloto de kart na temporada a conquistar um título para o Brasil no exterior. Este ano, a briga deverá ser ainda mais forte, principalmente com os pilotos argentinos. “Correndo em casa eles não vão querer perder. O kartismo argentino é muito forte, mas espero que os brasileiros possam levar a melhor”, acredita Guimarães. O Distrito Federal tem uma vitoriosa tradição recente na competição. Em 2003, em Viamão, no Rio Grande do Sul, o título da categoria Sudam Júnior ficou com o brasiliense Chrystian Sarkis. No ano passado foi a vez de Felipe Guimarães. Agora, além do próprio Guimarães correndo atrás do bi, o também brasiliense Guilherme Camilo irá brigar pelo título na competição, mas na categoria Sudam. "Brasília sempre revelou bons kartistas e a gente está acostumado com esses desafios porque sempre temos que viajar para disputar competições, mesmo no Brasil", destaca Felipe Guimarães.

 

 A cidade de Zárate fica a 56 km da Capital Federal argentina. O kartódromo é moderno e o traçado foi bastante elogiado por Guimarães. Segundo ele, a pista tem muitos pontos de ultrapassagem. “A pista é muito legal, praticamente todas as curvas são pontos de ultrapassagem. As duas retas são bem grandes, então o motor tem que falar muito alto", revela Felipe. A reta principal do circuito argentino possui 135 metros e a oposta mede 220 metros. O circuito é considerado o mais moderno da Argentina na atualidade e pela primeira vez será palco de uma competição internacional.

 

O Pan-Americano de Kart é dividido em tomada de tempos, provas classificatórias, uma bateria pré-final e a grande final. Não são acumulados pontos, sendo aclamado campeão quem vencer a bateria final. “É um campeonato muito difícil e o resultado é imprevisível porque o que vale mesmo é ganhar a corrida final”, resume o atual campeão da competição.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!