O piloto Felipe Guimarães (Webmotors) conquistou neste domingo, dia 30/4, seu terceiro título Pan-Americano de Kart consecutivo. Com apenas 15 anos de idade, Felipe venceu o torneio disputado na cidade de Florianópolis,
Desde os primeiros treinos – realizados na quarta-feira (26/4), primeiro dia de atividades do Pan – Felipe Guimarães se destacou na Sudam, na qual a maior parte dos competidores era muito mais experiente que ele. Na tomada de tempos que definiu a ordem de largada das provas classificatórias, Felipe chamou a atenção ao marcar o melhor tempo na primeira das duas sessões. Ele só perdeu a primeira colocação do grid na segunda sessão da tomada, quando o paranaense Cláudio Cantelli Júnior cravou a melhor volta. Ainda assim, a segunda posição na tomada de tempos, garantiu ao piloto largar na pole em duas das três classificatórias. “Claro que ir bem na tomada de tempos é muito bom, mas não é o mais importante em um torneio que só se define na finalíssima”, comentou Felipe, lembrando que não existe um sistema de pontos para definir o campeão Pan-Americano. Leva o titulo aquele piloto que vencer a prova final, independente dos resultados das outras corridas.
Os 40 pilotos que estiveram em Florianópolis para a categoria Sudam foram divididos, depois da tomada de tempos, em quatro grupos que se enfrentaram em seis provas classificatórias – três para cada piloto – disputadas no sábado (29/4). Em suas corridas, Felipe Guimarães conseguiu um segundo lugar na primeira classificatória e venceu as outras duas, garantindo a pole-position da corrida Pré-Final. “As classificatórias são importantes porque define onde você vai largar na Pré-Final, que é onde começa de verdade a briga pelo título”, disse Guimarães.
Na corrida Pré-final, já no domingo, Felipe Guimarães largou na frente e manteve a ponta no começo da corrida. Evitando acidentes e pensando na grande final, Felipe correu poupando seu equipamento e terminou a prova em quarto – posição de sua largada na grande final. “A pré-final é apenas uma corrida que define o grid da última. Não tinha porque correr feito um louco para ganhar, bastava garantir uma posição de largada que me dê chance de brigar pelo campeonato. E é isso que eu fiz”, falou Felipe.
A final do Pan-Americano de Kart 2006 foi uma das provas mais disputadas e cheias de surpresas desse campeonato. Largando na segunda fila do grid, Felipe ganhou duas posições na partida e passou a atacar o líder, Rafael Suzuki. A grande disputa do brasiliense nessa prova, no entanto, aconteceu contra Cláudio Cantelli Júnior, que vinha
Foi então que a estrela peculiar de todo grande campeão voltou a brilhar. Rafael Suzuki teve problemas ao tentar ultrapassar um piloto retardatário e abandonou a corrida quando faltavam duas voltas para o fim. Felipe, em segundo, assumiu a primeira colocação e conduziu seu kart até a bandeirada para comemorar seu terceiro título do Pan. “No momento que eu vi que estava passando para primeiro eu não acreditei. Precisei me esforçar para não perder a concentração e cometer um erro”, contou o campeão que agora superou Ayrton Senna nesta competição. O tricampeão Mundial de Fórmula 1 era bicampeão do Pan-americano de Kart.
Felipe Guimarães conquistou esse título competindo pela equipe MSC, que preparou os chassis Kart-Mini usados por ele e também os motores Parilla. A equipe fez dobradinha nesse Pan-Americano com o vice-campeonato de André Nicastro. “Já corro com a MSC desde o final do ano passado. Temos um bom entrosamento. É fantástico conquistar um título com eles e saber que fiz parte do desenvolvimento desse chassi da Kart-Mini”, comentou Felipe. A equipe MSC é o time oficial da fábrica Kart-Mini no Brasil.
Veja quem foram os 15 primeiros colocados no Pan-Americano de Kart 2006 – categoria Sudam
1- Felipe Guimarães (BRA)
2- André Nicastro (BRA)
3- Ezequiel Costa (URU)
4- Mathias Milla (ARG)
5- Douglas Hiar (BRA)
6- Nicolas Petrongolo (ARG)
7- Lucas Finger (BRA)
8- Fabiano Machado (BRA)
9- Leonardo Cordeiro (BRA)
10- Franco Vivian (ARG)
11- Nathan Silva (BRA)
12- Bruno Pacetti (BRA)
13- Nicholas Zugaib (BRA)
14- Diego Gutierrez (BRA)
15- Rafael Suzuki (BRA)