publicidade
21/08/2014 14:40

Felipe Ortiz segue vice-líder na F4 Sul-Americana mesmo sem ter vencido na 3ª etapa

Fonte: Motorbiz


Foto: Ricardo Fávaro

Felipe Ortiz


A terceira etapa da Fórmula 4 Sul-Americana não foi dos melhores para o paulista Felipe Ortiz, vice-líder da competição. Vencedor de provas nas duas rodadas duplas anteriores, o piloto fechou o final de semana em El Pinar, no Uruguai, com apenas um terceiro lugar conquistado.

Os problemas de Ortiz na etapa começaram na tomada de tempos, quando uma falha elétrica que já havia incomodado o piloto na etapa anterior voltou a acontecer, deixando-o com o terceiro lugar no grid de largada para a primeira bateria.

A primeira prova, realizada pouco depois da tomada, terminou com o piloto em quarto lugar. “Os pontos onde o carro falhava são complicados, de baixa velocidade e onde é preciso força do motor para reacelerar. Eu perdia muito tempo ali e não consegui acompanhar os ponteiros”, disse Ortiz.

Mas antes da segunda prova, realizada no domingo (17), Ortiz teve mais um revés. Com a estratégia de chegar à frente do principal adversário, o também paulista e líder do campeonato Bruno Baptista, Ortiz aproveitaria a inversão de grid prevista no regulamento para sair à frente de Baptista e manter-se desta forma até o final. Entretanto, poucos minutos antes da largada a organização do campeonato informou que o sistema de formação de grid para a segunda prova mudara, e Ortiz partiria do quarto posto, com Baptista em primeiro.

“Foi um choque para mim, pois tínhamos uma estratégia. Nosso ritmo não era tão bom e a falha no carro persistia, mas estou certo que conseguiria chegar à frente do Bruno e diminuir a diferença no campeonato”, lamentou.

De fato, mesmo com os problemas elétricos, Ortiz pressionou Baptista durante quase toda a prova. Na volta final, chegaram a tocar-se em uma tentativa de ultrapassagem seguida de uma “fechada de porta” de Baptista. Mas não foi possível a ultrapassagem e Baptista completou em segundo, com Ortiz em terceiro.

“A disputa com o Bruno foi limpa, ele é um ótimo piloto e fez um bom trabalho se defendendo. Mas eu era mais rápido e teria chegado à frente se as posições de largada seguissem o que vinha sendo praticado até então. Estou bastante chateado, mas continuo na briga pelo campeonato e vou pra cima nas próximas provas, será um final de campeonato muito disputado”, finalizou.

Ortiz tem agora 13 pontos de desvantagem sobre Baptista, restando cinco etapas para o final da temporada, onde mais de 250 estão em jogo. O argentino Martin Ponte, que venceu as duas provas da terceira etapa, agora divide com Ortiz o status de maior vencedor de provas na categoria, com duas cada, e Felipe segue liderando com folga o ranking de voltas lideradas na temporada.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!