Após o título de 2010 no Campeonato Sul-Americano de F-3 pela divisão Light, o piloto mineiro Fernando Kid (BMG | Magnetti Marelli | Medquímica | GK Industrial) teve um começo de temporada conturbado em 2011. Promovido para a categoria principal, o piloto de 17 anos sofreu um pouco para se adaptar ao novo equipamento, trocou de equipe, encarou vários problemas mecânicos e não havia conseguido ainda uma vitória.
Neste final de semana, porém, competindo no Autódromo de Caruaru, no sertão de Pernambuco, o piloto finalmente chegou pela primeira vez no ano ao degrau mais alto do pódio. O triunfo aconteceu exatamente na segunda corrida da rodada. Após largar da segunda posição o piloto passou a pressionar muito o líder da prova até que, em uma manobra arrojada, conseguiu ultrapassar o concorrente e assumir a ponta. Daí por diante o garoto de Belo Horizonte não mais perdeu a primeira colocação e venceu a prova.
“Nem acredito que consegui vencer a minha primeira corrida na categoria principal. Já passamos por muita coisa este ano, mas eu não perdi a esperança em nenhum momento. Tenho certeza que estamos no caminho certo e, nas próximas rodadas, acredito que poderemos continuar vencendo e, quem sabe, até mesmo lutarmos pelo título”, comentou, emocionado, o piloto.
Problemas também fizeram parte da rodada
Apesar da vitória, a rodada de Caruaru não foi apenas de alegrias para Kid. Na primeira corrida do final de semana, disputada na manhã de sábado, o piloto teve problemas com o trambulador, uma peça ligada ao câmbio do carro, e precisou ir aos boxes para sanar o problema.
Na terceira corrida do final de semana, por sua vez, Kid largou de trás e fez corrida de recuperação para finalizar a prova na terceira posição. Com os resultados da rodada o piloto, que nesta semana completa 18 anos, chegou a 143 pontos no campeonato e, agora, ocupa a terceira colocação na tabela.
Após 12 corridas do Sul-Americano de F-3 a classificação traz Fabiano Machado em primeiro com 232 pontos; Ronaldo Freitas em segundo, com 150; Fernando Kid em terceiro, com 143; Guilherme Silva em quarto, com 123; Leonardo Souza em quinto, com 121 e João Leme em sexto, com 85 pontos.