publicidade
21/07/2008 13:17

Festival Brasileiro revela nove novos campeões e termina com saldo positivo

Fonte: Inova Comunicação - Rafael Durante


Foto: Divulgação

Renan Gama


Foi com clima de grande confraternização e disputa saudável entre pilotos de todo o país que o Festival Brasileiro de Kart teve a sua quarta edição encerrada no último fim de semana no Kartódromo de Interlagos, na capital paulista. Equipes e pilotos de diversos estados se reuniram na mais tradicional pista de kart do Brasil durante toda a semana, medindo forças dentro da pista e formando ou reforçando amizades fora dela.

 

“Tivemos aqui uma grande festa para organizadores, pilotos, equipes e público. Recebemos pilotos de todo o país e essa grande confraternização é a grande vitória no saldo final”, analisou Silvio Novembre, idealizador e promotor do Festival Brasileiro de Kart.

 

Disputado em três dias entre treinos livres, tomadas de tempo e provas, o Festival teve na tarde do último sábado as suas corridas decisivas. Em formato de baterias eliminatórias e final, a competição conheceu seus vencedores somente na última prova, que valia como resultado final do campeonato.

 

Os primeiros a entrarem na pista para a decisão foram os garotos da Cadete, que viram Carlos Cunha Filho – cujo pai é o famoso piloto de acrobacias com carros, Carlos Cunha – largar na pole position e liderar de ponta a ponta a bateria final. Ele cruzou a linha de chegada com mais de 16 segundos de vantagem para Bruno Guidetti, vice-campeão do Festival Brasileiro – enquanto Breno dos Santos completou os três primeiros.

 

A categoria 125cc Sprint e Sênior teve uma final arrepiante. Renan Gama e Ricardo Sargo dividiram a primeira fila e logo se afastaram do pelotão, dando início a uma intensa perseguição. Em uma tentativa de ultrapassagem no miolo do circuito, Sargo acabou tocando em Gama e os dois rodaram, caindo para as últimas posições.

 

Com um kart muito rápido, Renan Gama recuperou terreno de maneira impressionante, retomou uma a uma as posições até encostar no novo líder, Vinícius Serafim. Forçando a ultrapassagem logo após a curva da Esplanada, Renan chegou a tocar em Serafim para assumir a ponta. A manobra foi considerada desleal pelo então líder, mas permitiu a Gama seguir tranqüilo para a vitória e o título do Festival Brasileiro de Kart na categoria 125cc Sprint. Maique Paparelli foi o campeão na 125cc Sênior.

 

“A corrida foi muito difícil e não desisti da vitória nem mesmo quando rodei depois do toque com o Sargo. Dei o máximo que podia e, com um kart muito bom, consegui voltar para a liderança e vencer”, narrou Gama.

 

A F-4 Pró foi outra categoria que deixou todo o kartódromo atento durante a sua final. Aldo Perri largou em primeiro e sustentou a ponta, mas em poucas voltas passou a ter o kart de Danilo Siqueira no seu encalço. A disputa durou quase toda a corrida, com duas tentativas de ultrapassagem que acabaram com um ‘x’ de Perri.

 

Até mesmo o terceiro colocado, João Alexandre, encostou na disputa, brigou pelo segundo lugar, mas um toque com Danilo Siqueira nas voltas finais acabou tirando-o da briga. O título, depois de 24 giros no traçado de Interlagos, acabou com Perri. Siqueira foi o vice-campeão e João Alexandre o terceiro colocado.

 

“Estou muito feliz com esse título. Tivemos neste final de semana um campeonato sensacional e muito bem organizado. Acima de tudo, foi uma grande festa para todos”, vibrou o campeão da F-4 Pró.

 

Nas categorias de motor Yamaha RD-135, a sorte esteve – como é de costume – ao lado dos campeões. Na divisão Sprint, Cláudio Roda, bicampeão do Festival, manteve a ponta depois na largada e abria uma tranqüila vantagem dando pinta de um tricampeonato. Mas foi nas voltas finais que o piloto do interior de São Paulo se viu traído por um motor quebrado.

 

Quem assumiu a ponta, então, foi Thiago Joal que seguiu tranqüilo para cruzar a linha de chegada em primeiro e festejar seu segundo título na competição. “Foi uma excelente surpresa porque era difícil bater o Cláudio (Roda) nessa categoria. Eu já estava administrando o vice-campeonato quando ele quebrou”, comentou o campeão da RD-135 Master do ano passado.

 

Situação parecida aconteceu na divisão Master da categoria. A disputa no começo da corrida foi entre Carlos Marcelino, que largara na pole-position, Célio Oliveira e Marcelo Romano. Oliveira tomou a ponta após um enrosco entre os dois outros competidores, e seguiu para a vitória – garantindo o título para a delegação de Sergipe. Aristides Lima ficou com o vice-campeonato e Marcos Bastos foi o terceiro.

 

“Passamos uma semana em São Paulo, com todas as dificuldades de uma viagem, da adaptação a essa pista, e agora volto com o título que não é só meu, mas de toda a nossa equipe. Viajamos mais de dois mil quilômetros para chegar aqui e estou muito feliz com essa conquista”, comemorou Célio.

 

Os motores Biland foram os responsáveis por encerrar as atividades na pista de Interlagos para o Festival Brasileiro. No começo da prova, Christiano Mattheis e Marcelo Cascão tomaram a frente, enquanto o principal favorito, Alberto Cattucci ocupava a quarta colocação. Mas não demorou muito para o campeão mundial da categoria se recuperar e encostar nos ponteiros.

 

Mattheis ainda era o primeiro colocado quando abandonou por problemas no kart e deixou a disputa entre Cascão e Cattucci – que encerraram a prova com as posições invertidas: Alberto Cattuci campeão do Festival Brasileiro de Biland KGP e Marcelo Cascão, como primeiro colocado e campeão da divisão Sênior.

 

“Todo o trabalho que eu e a equipe desenvolvemos desde o começo do ano em Interlagos resultou nesse título. Meu kart era rápido o tempo todo e foi isso que me permitiu vencer”, analisou Cattucci.

 

Mesmo terminando atrás do campeão mundial, Cascão comemorou a segunda posição na prova final, que lhe valeu o título na classe Sênior. “Minha disputa direta era com o Christiano Mattheis. Eu preferia tentar vencê-lo na pista, mas infelizmente ele teve de abandonar. De qualquer maneira, fico muito contente por vencer o campeonato”, finalizou.

 

Confira os resultados de cada categoria no 4º Festival Brasileiro de Kart:

CADETE
1 Carlos Cunha Filho (SP)
2 Bruno Guidetti (SP)
3 Breno dos Santos (SP)

4 Giuliano Furcolin (SP)

5 Vinícius Paparelli (SP)

 

F-4 PRO

1 Aldo Perri (SP)

2 Danilo Siqueira (SP)

3 João Alexandre (SP)

4 André Lebl (SP)

5 Gregório Cerveira (SP)

6 Diego Lozov (SP)

7 Elizeu Xavier Jr. (SP)

8 Leonardo Maronezi (SP)

9 Rafael Azrak (SP)

10 Paulo Breim (SP)

  

125cc SPRINT/ SÊNIOR
Sprint

1 Renan Gama (SP)

2 Ricardo Sargo (SP)

3 Vinícius Serafim (SP)

 

Sênior
1 Maique Paparelli (SP)

2 André Lebl (SP)

 

RD 135 SPRINT/ SÊNIOR

Sprint

1 Thiago Joal (SP)

2 William Hoepers (MG)

3 Rodrigo Schneider (SC)

4 Hedrayka Cordeiro (PR)

5 Cláudio Roda (SP)

6 Fernando Fuzetti (PR)

 

Sênior
1 Alessandro Almeida (SP)

  

RD 135 MASTER
1 Célio Lima (SE)
2 Aristides Lima (SP)

3 Marcos Bastos (SE)

4 Dagnor Schmeider (SC)

5 Nilton Roza (SE)

6 Carlos Marcelino (SP)

7 Paulo Rosa (SP)

8 Marcelo Romano (SP)

 

BILAND KGP/ KGPS
KGP
1 Alberto Cattucci (SP)

2 Ricardo Delgallo (SP)

3 Dieckle Baker (ES)

 

KGPS

1 Marcelo Cascão (RJ)

2 Alex Grigoletto (SP)

3 Paulo Breim (SP)

4 Marco Diez (SP)

5 Christiano Matheis (RJ)

  • Não há comentários cadastrados até o momento!