Mais uma etapa de muito aprendizado para o paulista Gabriel
Sano, de 13 anos, que foi indicado pela CBA para representar o país na edição
de 2022 do Troféu Academy da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Sano conquistou sua vaga ao vencer o Campeonato Brasileiro do
ano passado na Júnior Menor e ganhou a oportunidade de estrear no kartismo
europeu. No mês passado o piloto correu a primeira etapa do Troféu Academy da
FIA na Bélgica e, no último final de semana, participou da segunda etapa em
Cremona, na Itália.
Cinquenta pilotos de todo o mundo estiveram na pista
italiana. A etapa foi vencida pelo colombiano Matias Orjuela.
Sano relatou muitas dificuldades em virtude do forte calor,
mas mais uma vez destacou a importância do aprendizado. O brasileiro ficou na
41ª posição após as baterias classificatórias e não conseguiu passar para a
final. O melhor resultado do piloto foi um 16º em uma das baterias entre os
grupos.
“Estava muito quente, o que deixou a pista em condições
nunca vistas antes. Até os pilotos que já estavam acostumados a correr em pista
emborrachada sentiram dificuldades. Infelizmente, o calor era tanto que quase
não consegui treinar. Dos três treinos de 20 minutos, passei mal em dois, mas
até a corrida consegui me acostumar um pouco”, contou Sano.
“A pista é muito difícil e tem poucos pontos de
ultrapassagem e, com a borracha extrema, acabou ficando mais difícil me manter
no trilho. Não consegui ter um bom desempenho nas classificatórias, mas com
certeza vou levar muito aprendizado dessa etapa”, completou o jovem piloto.
A terceira e última etapa da competição está marcada entre
os dias 1º e 4 de setembro, em Le Mans, na França.
Criado em 2010, o Troféu Academy da FIA tem como objetivo
revelar novos talentos, reunindo cerca de 50 pilotos do mundo todo, com idades
entre 12 e 14 anos e indicados pelas entidades do automobilismo de cada país.
Estrelas da Fórmula 1 atual, como Charles Leclerc, George
Russell e Esteban Ocon já passaram pela competição. Para garantir a igualdade
na disputa, todos os equipamentos (chassis, motores e pneus) são idênticos,
abrindo espaço para o talento dos pilotos aparecer na pista.