Obrigatório nos campeonatos FIA Karting a partir da temporada
2021, o novo “Karting Body Protection (KBP)” foi apresentado na rodada de
abertura do Campeonato Europeu das categorias OK Junior e OK, realizada em
Genk, na Bélgica, no mês passado.
O protetor de tórax e costelas combinados são usados pelos
pilotos sob seus macacões aprovados pela CIK-FIA. E após a aprovação do FIA
World Motor Sport Council em dezembro de 2020, além das provas da FIA Karting,
a proteção será obrigatória em todas as competições de kart inscritas no Calendário
Desportivo Internacional da FIA a partir de janeiro de 2022.
Quatro fabricantes de equipamentos para o kartismo projetaram,
desenvolveram e homologaram na CIK-FIA a proteção corporal de acordo com a
norma FIA 8870-2018. E em Genk a Bengio, OMP, Stilo e Tillett apresentaram o
KBP.
O padrão KBP foi desenvolvido pelo Departamento de Segurança
da FIA para prevenir três formas de lesão: impacto com estruturas planas ou
curvas, impacto com volante ou borda do assento e impacto com a coluna de
direção. O KBP está disponível nas versões masculina e feminina.
O italiano Cristian Bertuca, que competiu na OK em Genk, declarou
que “a maioria dos pilotos já está acostumada a correr com um protetor de
costelas muito rígido. Este sistema confere proteção ao peito. Ficamos livres
para movimentar os braços, pescoço e cabeça. Você tem que ajustá-lo
precisamente com as correias para ficar perfeitamente confortável em seu
assento”.
O padrão KBP é o resultado de uma extensa pesquisa e
consulta com o Industry Working Group (IWG) da FIA para garantir que um produto
que foi criado seja eficaz e acessível e acessível para os pilotos da base.
“Em colaboração com o Industry Working Group (IWG),
desenvolvemos o KBP para tratar especificamente de lesões nas costelas e no
peito que são comuns no kartismo. Estou satisfeito que o feedback que recebemos
dos pilotos na primeira apresentação do KBP, em Genk, tenha sido muito positivo”,
disse Adam Baker, Diretor de Segurança da FIA.