publicidade
07/06/2021 11:57

Nova proteção para tórax e costelas foi apresentada com sucesso pela FIA Karting na abertura do Europeu

Fonte: FIA Karting


Foto: FIA Karting

Obrigatório nos campeonatos FIA Karting a partir da temporada 2021, o novo “Karting Body Protection (KBP)” foi apresentado na rodada de abertura do Campeonato Europeu das categorias OK Junior e OK, realizada em Genk, na Bélgica, no mês passado.

O protetor de tórax e costelas combinados são usados ​​pelos pilotos sob seus macacões aprovados pela CIK-FIA. E após a aprovação do FIA World Motor Sport Council em dezembro de 2020, além das provas da FIA Karting, a proteção será obrigatória em todas as competições de kart inscritas no Calendário Desportivo Internacional da FIA a partir de janeiro de 2022.

Quatro fabricantes de equipamentos para o kartismo projetaram, desenvolveram e homologaram na CIK-FIA a proteção corporal de acordo com a norma FIA 8870-2018. E em Genk a Bengio, OMP, Stilo e Tillett apresentaram o KBP.

O padrão KBP foi desenvolvido pelo Departamento de Segurança da FIA para prevenir três formas de lesão: impacto com estruturas planas ou curvas, impacto com volante ou borda do assento e impacto com a coluna de direção. O KBP está disponível nas versões masculina e feminina.

O italiano Cristian Bertuca, que competiu na OK em Genk, declarou que “a maioria dos pilotos já está acostumada a correr com um protetor de costelas muito rígido. Este sistema confere proteção ao peito. Ficamos livres para movimentar os braços, pescoço e cabeça. Você tem que ajustá-lo precisamente com as correias para ficar perfeitamente confortável em seu assento”.

O padrão KBP é o resultado de uma extensa pesquisa e consulta com o Industry Working Group (IWG) da FIA para garantir que um produto que foi criado seja eficaz e acessível e acessível para os pilotos da base.

“Em colaboração com o Industry Working Group (IWG), desenvolvemos o KBP para tratar especificamente de lesões nas costelas e no peito que são comuns no kartismo. Estou satisfeito que o feedback que recebemos dos pilotos na primeira apresentação do KBP, em Genk, tenha sido muito positivo”, disse Adam Baker, Diretor de Segurança da FIA.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!