Os primeiros karts equipados com motores OK-N entraram na
pista para uma demonstração oficial na etapa final do Campeonato Europeu OK
Junior e OK, disputada em Franciacorta, na Itália, no último dia 7 de julho.
A atividade foi o primeiro passo após a validação pelo
Conselho Mundial do Desporto Automóvel da FIA em 29 de junho e à apresentação
do dossiê da categoria OK-N às Autoridades Desportivas Nacionais (ASN´s) e ao
público em geral.
Os principais fabricantes de motores de kart apoiaram a FIA
nesta iniciativa para fornecer um ponto de entrada de baixo custo destinado a
aumentar a participação no kartismo. Desta forma, motores das quatro marcas
envolvidas no projeto até o momento foram observados com interesse pelos praticantes.
Em Franciacorta, o português Bernardo Pinheiro (Modena Engines),
o suíço Jean Luyet (Vortex) e os italianos Paolo Ippolito (IAME) e Lorenzo
Travisanutto (TM Racing) entraram na pista juntos.
Conforme permitido pelos regulamentos técnicos, dois motores
foram equipados com carburadores tipo bojo e dois com carburadores tipo
diafragma, todos com eficiência semelhante. As ASN´s poderão decidir qual
modelo usarão dependendo das condições do mercado nacional.
Em termos de desempenho, os tempos indicativos confirmaram a
posição do OK-N em relação ao OK, tendo em conta as suas diferenças técnicas: a
rotação máxima do motor do OK-N está limitada a 15.000 rpm, não há válvula de
escape e o peso mínimo foi aumentado para 155 kg.
E o OK-N provou ser muito competitivo comparado a outros motores
do mercado utilizados em competições nacionais.
A fase de homologação dos motores começará em breve para
entrar em vigor em 1º de janeiro de 2023. Enquanto isso, as ASN´s poderão
trabalhar nos detalhes da introdução da nova categoria para oferecer corridas
atraentes em seus países desde o primeiro ano e dar aos pilotos a oportunidade
de se qualificarem para a primeira Copa do Mundo FIA - OK-N, que terá regulamento
restrito – um chassi, um motor, um jogo e meio de pneus e inscrição gratuita
para 2024.