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14/07/2022 11:01

Novos motores OK-N foram apresentados na rodada final do Europeu em Franciacorta

Fonte: Portal Kart Motor | Erno Drehmer - com informações da FIA Karting


Foto: FIA Karting

Os primeiros karts equipados com motores OK-N entraram na pista para uma demonstração oficial na etapa final do Campeonato Europeu OK Junior e OK, disputada em Franciacorta, na Itália, no último dia 7 de julho.

A atividade foi o primeiro passo após a validação pelo Conselho Mundial do Desporto Automóvel da FIA em 29 de junho e à apresentação do dossiê da categoria OK-N às Autoridades Desportivas Nacionais (ASN´s) e ao público em geral.

Os principais fabricantes de motores de kart apoiaram a FIA nesta iniciativa para fornecer um ponto de entrada de baixo custo destinado a aumentar a participação no kartismo. Desta forma, motores das quatro marcas envolvidas no projeto até o momento foram observados com interesse pelos praticantes.

Em Franciacorta, o português Bernardo Pinheiro (Modena Engines), o suíço Jean Luyet (Vortex) e os italianos Paolo Ippolito (IAME) e Lorenzo Travisanutto (TM Racing) entraram na pista juntos.

Conforme permitido pelos regulamentos técnicos, dois motores foram equipados com carburadores tipo bojo e dois com carburadores tipo diafragma, todos com eficiência semelhante. As ASN´s poderão decidir qual modelo usarão dependendo das condições do mercado nacional.

Em termos de desempenho, os tempos indicativos confirmaram a posição do OK-N em relação ao OK, tendo em conta as suas diferenças técnicas: a rotação máxima do motor do OK-N está limitada a 15.000 rpm, não há válvula de escape e o peso mínimo foi aumentado para 155 kg.

E o OK-N provou ser muito competitivo comparado a outros motores do mercado utilizados em competições nacionais.

A fase de homologação dos motores começará em breve para entrar em vigor em 1º de janeiro de 2023. Enquanto isso, as ASN´s poderão trabalhar nos detalhes da introdução da nova categoria para oferecer corridas atraentes em seus países desde o primeiro ano e dar aos pilotos a oportunidade de se qualificarem para a primeira Copa do Mundo FIA - OK-N, que terá regulamento restrito – um chassi, um motor, um jogo e meio de pneus e inscrição gratuita para 2024.

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