Em anúncio feito na última sexta-feira (22) através de uma live
no Facebook da comissão FIA Women In Motorsport, chegou ao fim a primeira
edição do FIA Girls on Track - Rising Stars, seletiva promovida pela Federação
Internacional de Automobilismo para incentivar a presença feminina no
automobilismo e escolher a primeira mulher a fazer parte do time da Academia
Ferrari de Pilotos.
A brasileira Antonella Bassani estava entre as quatro
finalistas do programa, mas a selecionada foi a holandesa/belga Maya Weug, de
16 anos, que vai disputar o Campeonato Italiano de Fórmula 4 nesta temporada.
O desempenho de Antonella, uma das mais jovens do programa e
única finalista que nunca tinha tido contato com um carro de F4 antes da
seletiva, impressionou e rendeu elogios dos engenheiros da equipe.
A catarinense de 14 anos também comemorou sua participação. “Fiquei
muito feliz primeiro só por ter essa oportunidade, por chegar na final e
aprender tanto com essa experiência. Todo o processo foi incrível, competindo
em um nível de exigência tão alto, com uma estrutura tão profissional, e
interagindo com pilotas de todo o mundo”, disse Antonella.
Dentre mais de 70 inscritas no início de 2020, através do
envio de currículos, 20 meninas foram selecionadas para a fase presencial do FIA
Girls On Track - Rising Stars, que aconteceu em outubro do ano passado. As três
primeiras etapas aconteceram no Circuito de Paul Ricard, na França. As
avaliações começaram com testes físicos, psicológicos, entrevistas e atividades
práticas no kart.
Os testes iam evoluindo gradativamente, agregando sessões de
simulador e primeiros contatos com o carro da Fórmula 4. A cada fase, quatro
participantes eram eliminadas e Antonella foi passando por elas até a grande
final, que aconteceria na sede da Ferrari, em Maranello, ainda em novembro.
Por conta da pandemia, a etapa decisiva aconteceu
entre os dias 11 e 15 de janeiro e Antonella disputou a vaga com a também
brasileira Júlia Ayoub (16 anos) e a francesa Doriane Pin (17 anos), além de
Maya Weug. Os dois primeiros dias contaram com testes físicos e mentais, com o
terceiro acrescentando sessões de simulador. Os dois últimos dias ficaram
concentrados em atividades na pista de Fiorano, tudo sob os olhares e
avaliação dos engenheiros e treinadores da Ferrari.
'Acho que tenho algumas conquistas a comemorar. Eu era
a mais jovem entre as finalistas e nunca tinha andando num F4 antes, e mesmo
assim fui avançando. Foi uma experiência única estar em um lugar com tanta
história como a casa da Ferrari. Vejo que isso me preparou de forma muito
intensa para os próximos passos da minha carreira e me deu uma visão ainda mais
clara de tudo que posso alcançar! Vou continuar trabalhando com muita
motivação”, completou Antonella.
Além do prêmio para a vencedora, as outras três finalistas
terão direito a um treino com uma Ferrari 488 Challenge EVO - o modelo GT
utilizado em uma das principais competições monomarca do mundo, o Ferrari
Challenge.