O sábado (10) de competições não foi dos mais fáceis para o piloto de Brasília, Felipe Guimarães (WebMotors). O atual tricampeão Pan-Americano de Kart esteve na cidade de São Paulo onde disputou a 5ª e 6ª etapas do Campeonato Paulista Light RBC de Kart, competição regional que tem como destaque os motores preparados e sorteados pela RBC Preparações. Felipe aproveitou as provas marcadas para o Kartódromo Aldeia da Serra, no município de Barueri, para treinar e se manter em forma para a próxima etapa do Campeonato Paulista, que vai acontecer no mesmo circuito, no próximo dia 25. “É uma rodada bem cansativa, porque você passa o dia todo na pista e faz duas provas. Por outro lado, é uma excelente oportunidade de manter o ‘ritmo de corrida’, ainda mais porque aqui corro com pilotos de uma categoria acima”, analisou o piloto de 15 anos, que compete na Graduados B, mas que pelo regulamento do Paulista Light, corre na Sprinter A – categoria que reúne Graduados B e Gruados A, as duas principais categorias do kart nacional.
A tomada de tempos que definiu o grid de largada da Sprinter A aconteceu na manhã do sábado. Com o tempo de 41s979, Felipe ficou com a terceira posição para a largada da primeira bateria, cuja pole-position foi de Leonardo Cordeiro. Dada a largada da primeira bateria, Felipe se manteve entre os três primeiros e, junto com Rafael Suzuki, tentava se aproximar do líder Cordeiro. Porém, Leonardo conseguiu estabelecer um ritmo melhor de prova e venceu a corrida com pouco mais de dois segundos de vantagem para Felipe, que terminou na mesma terceira posição. “Meu kart não rendeu bem no começo da prova. Veio melhorando ao longo das voltas, tanto que minha melhor volta foi no final”, contou Guimarães. “Acredito que tenha sido um erro na calibragem dos pneus, que demoraram para atingir a pressão certa”, concluiu.
O resultado da primeira bateria serviu como ordem de largada para a segunda. Felipe Guimarães partiu do terceiro posto, mas a sua corrida não durou mais que duas voltas. Disputando posição com o piloto João Cunha, os dois acabaram se tocando em uma tentativa de ultrapassagem no final da reta dos boxes. O incidente levou os dois pilotos para a caixa de brita e obrigou o bicampeão Brasileiro de Kart, Felipe Guimarães, a abandonar precocemente a disputa. A segunda bateria também foi vencida pelo paulista Leonardo Cordeiro. “Foi uma pena, porque eu acho que tinha chances de brigar pela vitória nessa bateria”, comentou Felipe Guimarães. “O negócio agora é pensar no Paulista de Kart”, finalizou já com a cabeça na próxima prova que vai disputar.
Confira quem foram os seis primeiros colocados na 5ª e 6ª etapas do Paulista Light RBC:
5ª etapa –
1-)Leonardo Cordeiro; 2-) Dennis Dirani; 3-)Felipe Guimarães; 4-) Rafael Suzuki; 5-)André Nicastro; 6-)Rafael Monteiro
6ª etapa –
1-)Leonardo Cordeiro; 2-)Doulgas Hiar; 3-)Dennis Dirani; 4-)Rafael Monteiro; 5-) André Nicastro; 6-)Rafael Monteiro