publicidade
22/04/2024 10:21

Fiorentino, Trappa e Comparatto venceram as provas da 2ª etapa da Fórmula 4 Brasil

Rodada foi disputada neste final de semana em Interlagos

Fonte: Bestpr


Foto: Duda Bairros

O sábado (20) no Autódromo de Interlagos, palco da segunda etapa do BRB Fórmula 4 Brasil Certificado pela FIA, foi marcante para dois pilotos que estreiam na categoria-escola nesta temporada 2024. Aos 15 anos, Filippo Fiorentino venceu logo na sua primeira corrida pelo campeonato e liderou a dobradinha da TMG Racing. Na segunda prova da rodada, no fim de uma tarde de 1-2 da Oakberry Bassani F4, foi a vez de o argentino Gino Trappa, de 16 anos recém-completados, terminar em primeiro e se tornar o primeiro estrangeiro a vencer na Fórmula 4 Brasil.

Com experiência na Itália e Espanha, Filippo Fiorentino tomou a ponta na largada da Corrida 1 e manteve um forte ritmo para concretizar sua conquista com a TMG Racing. Rafaela Ferreira, que largou na pole, garantiu o pódio duplo para a equipe. Lucca Zucchini, da Cavaleiro Sports, fechou o top 3.

Já a segunda prova, que aconteceu no final da tarde, foi extremamente disputada. Gino Trappa precisou ter paciência para não se envolver em disputas arriscadas após ultrapassar Ciro Sobral na largada. O argentino da Oakberry Bassani F4 foi o primeiro não-brasileiro a vencer na categoria-escola brasileira. O companheiro de equipe, Matheus Comparatto, foi o segundo. Rogério Grotta, da Cavaleiro Sports, recebeu a bandeirada em terceiro.

Rookie versus veterana — A corrida 1 começou com uma largada interessante, com Fiorentino indo da terceira para a primeira posição. Rogério Grotta, da Cavaleiro Sports, se destacou. Partindo em último, o mato-grossense iniciou sua escalada no pelotão. O único piloto a não largar foi Guilherme Favarete, que ficou parado, causando a entrada do primeiro safety car da prova.

Na relargada, Fiorentino conseguiu se manter na frente. Mas logo a corrida foi interrompida, após Pepê Souza danificar seu carro da Cavaleiro em um toque e causar o segundo safety car com pouco mais de cinco minutos de prova. O recomeço da prova veio na volta 6, com posições mantidas.

Matheus Comparatto tentou ganhar a posição de Lucca Zucchini, que era terceiro, mas não teve abertura por parte do outro piloto. Enquanto isso, Grotta já estava em sexto lugar. Na volta 9, Rafa Ferreira, vice-líder, começou a diminuir a diferença para seu companheiro de equipe, conseguindo ficar a menos de 1 segundo de distância.

A disputa inflamou na volta 12, quando Rafa fez sua primeira tentativa de ultrapassagem. Fiorentino conseguiu se defender de forma limpa, afastando o perigo de perder a primeira posição até receber a bandeirada.

Modo competitividade ativado — A segunda prova mostrou que os pilotos da F4 Brasil estão com “fome” de competição. A largada já adiantava qual seria o tom da prova: com muitas disputas e pouca falta de ação na pista.

Gino Trappa largou bem e tomou a liderança de Ciro Sobral, com Matheus Comparatto subindo da quinta para a terceira posição. Sobral tentou recuperar, mas a pressão de Rogério Grotta e Lucca Zucchini fez o piloto maranhense se estabilizar em quarto lugar.

Na disputa pela sexta posição, já na volta 4, Rafa Ferreira e Lucca Zucchini acabaram se envolvendo em um incidente. O piloto da Cavaleiro acabou saindo da pista e danificando sua asa traseira em uma das barreiras. O safety car foi acionado.

A relargada aconteceu com dez minutos para o fim da prova. Trappa puxou a fila com tranquilidade, algo que não aconteceu no meio do pelotão, onde Ciro Sobral e Ethan Nobels passaram a lutar pela quinta posição. O piloto da TMG Racing levou a melhor. Mas Nobels não deixou barato e recuperou poucas curvas depois.

De olho no segundo lugar, Rogério Grotta começou a se aproximar de Comparatto, com Filippo Fiorentino seguindo logo atrás. O pelotão se juntou, com mais pilotos aumentando o ritmo. Enquanto isso, Trappa aproveitava para abrir vantagem na liderança.

Rafaela Ferreira conseguiu pular para a sexta posição, ultrapassando Ethan Nobels, com quem vinha tendo disputas acirradas ao longo de toda a parte final da prova. A última volta teve disputas até o fim, com Trappa cruzando a linha de chegada em primeiro, Comparatto mantendo-se em segundo e Grotta em terceiro.

“Estou muito feliz de estar aqui na Fórmula 4 Brasil, me chamaram para correr e eu vim sem pensar duas vezes. Consegui me adaptar muito bem ao carro, que é muito parecido com o das fórmulas internacionais. Está sendo um bom fim de semana, fizemos uma largada boa e seguimos para a vitória”, comentou Filippo Fiorentino, de apenas 15 anos.

Gino Trappa destacou o momento capital da corrida para vencer pela primeira vez no BRB Fórmula 4 Brasil. “Fiz uma boa largada, conseguindo passar o Ciro, e me mantive constante durante a relargada também para garantir a vitória. Quero agradecer aos meus patrocinadores, minha família, e a equipe, que está trabalhando muito para termos boas corridas. E ao público, principalmente aos argentinos que me apoiam bastante”, disse.

Domingo, terceira prova – No domingo (21) Matheus Comparatto terminou a etapa de Interlagos com vitória e a liderança do campeonato. O piloto da Oakberry Bassani F4 tomou a liderança da Corrida 3 na largada e chegou a trocar posições com Rafaela Ferreira, que teve problemas e terminou em nono.

O pódio foi completado por Ethan Nobels, melhor rookie da corrida e também líder do campeonato de estreantes, e pelo argentino Gino Trappa, companheiro de equipe de Comparatto.

“Tudo se encaixou, contamos um pouco com a sorte do drive-through da Rafa, mas estávamos bem rápidos e eu consegui pular na frente logo de início, que era meu objetivo. Depois eu só administrei. Estou muito feliz, agora abri um pouco de distância no campeonato, mas ainda tem 75% do calendário para disputar, então está tudo muito em aberto. Agora é focar para a próxima etapa”, comentou Matheus Comparatto, que é o primeiro piloto a conseguir mais de uma vitória em 2024.

Corrida quente — Com 27°C, Interlagos presenciou uma prova com muita emoção para fechar a segunda etapa da F4 Brasil. Rafaela Ferreira e Matheus Comparatto protagonizaram a largada, com o piloto da Oakberry pulando na frente, enquanto Rafa acabou se envolvendo em uma disputa mais forte com seu companheiro de equipe Filippo Fiorentino.

A disputa resultou em um toque. Fiorentino acabou batendo seu pneu dianteiro direito em um muro na reta oposta e danificando o carro. O safety car foi acionado para a retirada do F-4 de Fiorentino. A prova foi retomada com 22 minutos ainda no relógio e Comparatto na frente.

Ethan Nobels e Gino Trappa começaram a disputar a segunda posição, assim como Guilherme Favarete, da TMG Racing, e Pepê Souza, da Cavaleiro Sports, que brigavam pela oitava. Ambos os confrontos foram cheios de movimentos inesperados e defesas consistentes, se estabilizando apenas na parte final da prova.

Com as punições drive-through de Rafa Ferreira pelo lance com Fiorentino, e de Lucca Zucchini, piloto da Cavaleiro, por queima de relargada, alguns pilotos ganharam vantagem e o top 5 foi completado por Ciro Sobral, da TMG Racing, e Rogério Grotta, da Cavaleiro Sports.

Após a corrida, Matheus Comparatto lidera o campeonato com 88 pontos, seguido por Ethan Nobels, que soma 60. Rafaela Ferreira vem em terceiro, com a mesma pontuação. Rogério Grotta é o quarto, com 52 tentos, apenas um de diferença para Gino Trappa, o quinto colocado.

O BRB Fórmula 4 Brasil tem sua próxima etapa marcada para 30 de junho, no Autódromo Velocitta, palco que abriu a temporada 2024.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!