O sábado (20)
no Autódromo de Interlagos, palco da segunda etapa do BRB Fórmula 4 Brasil
Certificado pela FIA, foi marcante para dois pilotos que estreiam na
categoria-escola nesta temporada 2024. Aos 15 anos, Filippo Fiorentino venceu
logo na sua primeira corrida pelo campeonato e liderou a dobradinha da TMG
Racing. Na segunda prova da rodada, no fim de uma tarde de 1-2 da Oakberry
Bassani F4, foi a vez de o argentino Gino Trappa, de 16 anos recém-completados,
terminar em primeiro e se tornar o primeiro estrangeiro a vencer na Fórmula 4
Brasil.
Com
experiência na Itália e Espanha, Filippo Fiorentino tomou a ponta na largada da
Corrida 1 e manteve um forte ritmo para concretizar sua conquista com a TMG
Racing. Rafaela Ferreira, que largou na pole, garantiu o pódio duplo para a
equipe. Lucca Zucchini, da Cavaleiro Sports, fechou o top 3.
Já a segunda
prova, que aconteceu no final da tarde, foi extremamente disputada. Gino Trappa
precisou ter paciência para não se envolver em disputas arriscadas após
ultrapassar Ciro Sobral na largada. O argentino da Oakberry Bassani F4 foi o
primeiro não-brasileiro a vencer na categoria-escola brasileira. O companheiro
de equipe, Matheus Comparatto, foi o segundo. Rogério Grotta, da Cavaleiro
Sports, recebeu a bandeirada em terceiro.
Rookie versus
veterana — A corrida 1 começou com uma largada interessante, com Fiorentino
indo da terceira para a primeira posição. Rogério Grotta, da Cavaleiro Sports,
se destacou. Partindo em último, o mato-grossense iniciou sua escalada no
pelotão. O único piloto a não largar foi Guilherme Favarete, que ficou parado,
causando a entrada do primeiro safety car da prova.
Na relargada,
Fiorentino conseguiu se manter na frente. Mas logo a corrida foi interrompida,
após Pepê Souza danificar seu carro da Cavaleiro em um toque e causar o segundo
safety car com pouco mais de cinco minutos de prova. O recomeço da prova veio
na volta 6, com posições mantidas.
Matheus
Comparatto tentou ganhar a posição de Lucca Zucchini, que era terceiro, mas não
teve abertura por parte do outro piloto. Enquanto isso, Grotta já estava em
sexto lugar. Na volta 9, Rafa Ferreira, vice-líder, começou a diminuir a
diferença para seu companheiro de equipe, conseguindo ficar a menos de 1
segundo de distância.
A disputa
inflamou na volta 12, quando Rafa fez sua primeira tentativa de ultrapassagem.
Fiorentino conseguiu se defender de forma limpa, afastando o perigo de perder a
primeira posição até receber a bandeirada.
Modo
competitividade ativado — A segunda prova mostrou que os pilotos da F4 Brasil
estão com “fome” de competição. A largada já adiantava qual seria o tom da
prova: com muitas disputas e pouca falta de ação na pista.
Gino Trappa
largou bem e tomou a liderança de Ciro Sobral, com Matheus Comparatto subindo
da quinta para a terceira posição. Sobral tentou recuperar, mas a pressão de
Rogério Grotta e Lucca Zucchini fez o piloto maranhense se estabilizar em
quarto lugar.
Na disputa
pela sexta posição, já na volta 4, Rafa Ferreira e Lucca Zucchini acabaram se
envolvendo em um incidente. O piloto da Cavaleiro acabou saindo da pista e
danificando sua asa traseira em uma das barreiras. O safety car foi acionado.
A relargada
aconteceu com dez minutos para o fim da prova. Trappa puxou a fila com
tranquilidade, algo que não aconteceu no meio do pelotão, onde Ciro Sobral e
Ethan Nobels passaram a lutar pela quinta posição. O piloto da TMG Racing levou
a melhor. Mas Nobels não deixou barato e recuperou poucas curvas depois.
De olho no
segundo lugar, Rogério Grotta começou a se aproximar de Comparatto, com Filippo
Fiorentino seguindo logo atrás. O pelotão se juntou, com mais pilotos
aumentando o ritmo. Enquanto isso, Trappa aproveitava para abrir vantagem na
liderança.
Rafaela
Ferreira conseguiu pular para a sexta posição, ultrapassando Ethan Nobels, com
quem vinha tendo disputas acirradas ao longo de toda a parte final da prova. A
última volta teve disputas até o fim, com Trappa cruzando a linha de chegada em
primeiro, Comparatto mantendo-se em segundo e Grotta em terceiro.
“Estou
muito feliz de estar aqui na Fórmula 4 Brasil, me chamaram para correr e eu vim
sem pensar duas vezes. Consegui me adaptar muito bem ao carro, que é muito
parecido com o das fórmulas internacionais. Está sendo um bom fim de semana,
fizemos uma largada boa e seguimos para a vitória”, comentou Filippo Fiorentino, de
apenas 15 anos.
Gino Trappa
destacou o momento capital da corrida para vencer pela primeira vez no BRB
Fórmula 4 Brasil. “Fiz uma boa largada, conseguindo passar o Ciro, e me
mantive constante durante a relargada também para garantir a vitória. Quero
agradecer aos meus patrocinadores, minha família, e a equipe, que está
trabalhando muito para termos boas corridas. E ao público, principalmente aos
argentinos que me apoiam bastante”, disse.
Domingo,
terceira prova – No domingo (21) Matheus Comparatto terminou a etapa de
Interlagos com vitória e a liderança do campeonato. O piloto da Oakberry
Bassani F4 tomou a liderança da Corrida 3 na largada e chegou a trocar posições
com Rafaela Ferreira, que teve problemas e terminou em nono.
O pódio foi
completado por Ethan Nobels, melhor rookie da corrida e também líder do
campeonato de estreantes, e pelo argentino Gino Trappa, companheiro de equipe
de Comparatto.
“Tudo se
encaixou, contamos um pouco com a sorte do drive-through da Rafa, mas estávamos
bem rápidos e eu consegui pular na frente logo de início, que era meu objetivo.
Depois eu só administrei. Estou muito feliz, agora abri um pouco de distância
no campeonato, mas ainda tem 75% do calendário para disputar, então está tudo
muito em aberto. Agora é focar para a próxima etapa”, comentou Matheus Comparatto, que é o
primeiro piloto a conseguir mais de uma vitória em 2024.
Corrida
quente — Com 27°C, Interlagos presenciou uma prova com muita emoção para fechar
a segunda etapa da F4 Brasil. Rafaela Ferreira e Matheus Comparatto
protagonizaram a largada, com o piloto da Oakberry pulando na frente, enquanto
Rafa acabou se envolvendo em uma disputa mais forte com seu companheiro de
equipe Filippo Fiorentino.
A disputa
resultou em um toque. Fiorentino acabou batendo seu pneu dianteiro direito em
um muro na reta oposta e danificando o carro. O safety car foi acionado para a
retirada do F-4 de Fiorentino. A prova foi retomada com 22 minutos ainda no
relógio e Comparatto na frente.
Ethan Nobels
e Gino Trappa começaram a disputar a segunda posição, assim como Guilherme
Favarete, da TMG Racing, e Pepê Souza, da Cavaleiro Sports, que brigavam pela
oitava. Ambos os confrontos foram cheios de movimentos inesperados e defesas
consistentes, se estabilizando apenas na parte final da prova.
Com as
punições drive-through de Rafa Ferreira pelo lance com Fiorentino, e de Lucca
Zucchini, piloto da Cavaleiro, por queima de relargada, alguns pilotos ganharam
vantagem e o top 5 foi completado por Ciro Sobral, da TMG Racing, e Rogério
Grotta, da Cavaleiro Sports.
Após a
corrida, Matheus Comparatto lidera o campeonato com 88 pontos, seguido por
Ethan Nobels, que soma 60. Rafaela Ferreira vem em terceiro, com a mesma
pontuação. Rogério Grotta é o quarto, com 52 tentos, apenas um de diferença
para Gino Trappa, o quinto colocado.
O BRB Fórmula
4 Brasil tem sua próxima etapa marcada para 30 de junho, no Autódromo
Velocitta, palco que abriu a temporada 2024.