A Vicar apresentou neste final de semana em Interlagos o carro para a temporada 2022 da Fórmula 4 Brasil, categoria de base que fará sua estreia em terras nacionais. E o Portal Kart Motor esteve presente no evento através de seu correspondente em São Paulo, o jornalista Daniel Macarenco, responsável também pelo canal Grid de Largada no Youtube.
O modelo a ser utilizado será o F4 T-021 fabricado pela Tatuus, de acordo com o padrão que as principais categorias da Europa utilizarão em 2022. O motor a ser utilizado será o da fabricante italiana Abarth.
Apresentado por Fernando Julianelli, CEO da Vicar, e por Gastão Fráguas Filho, líder do projeto Fórmula 4 Brasil, a categoria tem como objetivo preparar e formar pilotos para a Fórmula 1. “Não é simplesmente mais um lançamento de uma categoria, mas sim um divisor de águas na história do automobilismo brasileiro. A Vicar faz isso com o propósito de criar novos talentos para a Fórmula 1”, disse Julianelli.
Gastão Fráguas Filho, líder do projeto e um dos três brasileiros a conquistar o Mundial de Kart, ressaltou o potencial do projeto. “Eu viajo o mundo inteiro e posso dizer que a F4 Brasil tem tudo para ser uma das melhores F4 do mundo. Acreditem no projeto que em breve teremos um piloto na F1”, completou.
O carro foi apresentado com as cores nacionais e com o patrocínio do Banco BRB (o qual foi assinado durante o evento), o mesmo da Stock Car e que levará os Naming Rights da categoria. Nomes conhecidos do automobilismo nacional, como Reginaldo Leme e Wilsinho Fittipaldi, estiveram presentes na cerimônia, e ambos tiveram participação no projeto. “Estou muito feliz com a F4 Brasil, é um sonho realizado” disse Wilsinho. Já Reginaldo Leme foi chamado de padrinho pela organização da F4, “Eu participei desde o começo da criação da primeira ideia. Agradeço a eles por me chamarem de padrinho da categoria, porque a essa altura da minha carreira é isso que eu gostaria de ser para o automobilismo brasileiro, eu devo isso a ele”, disse.
A Fórmula 4 Brasil 2022 terá ao todo 18 corridas divididas em seis etapas, todas em circuitos homologados pela FIA, cada uma contendo três corridas por final de semana, e correrá junto com a Stock Car. Porém, ela não será apenas “mais uma categoria que correrá ao lado da Stock', de acordo com Julianelli. “Ela é uma academia onde vamos colocar todos os nossos esforços para preparar os pilotos brasileiros para irem para o exterior, isso dentro e fora do carro”.
Foi revelado que a categoria terá um programa de mentoria onde os pilotos terão aula de mecânica, de marketing, mídia training, inglês, preparação física e dados, visando preparar os pilotos para o cenário europeu. Também foi dito que a parte comercial não foi colocada à frente de tudo, o que resultou na Fórmula 4 mais acessível do mundo. Os valores, porém, não foram revelados.
Também foi anunciado que uma série sobre a categoria já está em produção e terá a participação de todos os pilotos que disputarão a temporada 2022. Ela será similar ao estilo adotado em “Drive to Survive”, série anual sobre a Fórmula 1 e que é transmitida pela Netflix. A produção brasileira ainda não tem local definido para sua transmissão, mas foi dito que há negociações com redes de streaming como a Amazon.
A categoria, que estreará em 2022, ainda não tem uma data confirmada para seu início e todas as 16 vagas para os pilotos já foram preenchidas. Extraoficialmente, alguns nomes confirmados são Álvaro Cho, Aurélia Nobels, Enzo Bedani, Fefo Barrichello, Felipe Barrichello Bartz, Júlia Ayoub, Lucas Staico, Lucca Zuchini, Nélson Neto, Nicolas Giaffone, Nicholas Monteiro, Pedro Clerot, Ricardinho Gracia e Vinícius Tessaro.
Assista o vídeo de apresentação da Fórmula 4 Brasil: