A quarta etapa da Fórmula Abarth italiana, realizada no circuito de Ímola, não foi como esperava o piloto Lukas Moraes. Dono de uma das melhores campanhas entre os brasileiros estreantes na categoria, Lukas tinha como objetivo conquistar pódios e até vitórias no lendário Autódromo Enzo e Dino Ferrari.
O final de semana, entretanto, foi decepcionante para o piloto que, embora tenha pontuado nas três corridas, não alcançou os objetivos, terminando em 4º, 7º e 6º lugares. “Realmente esperava bem mais, mas o carro estava ruim e, como não havia treinado em Ímola, não tinha referências de acerto”, lamentou Moraes.
A explicação para a falta de performance notada durante todo o final de semana foi a ausência de um dos principais personagens que atuam no desenvolvimento do carro de Moraes na temporada, o engenheiro Leonardo Marques, um brasileiro que trabalha na Europa há vários anos e tem passagens por importantes categorias de monopostos. “O Leo é uma referência para mim aqui. Ele conhece muito bem o carro e as pistas, me ajuda muito com a telemetria e fala português, o que facilita a comunicação”, conta o piloto.
Moraes chegou a disputar uma vaga no pódio na primeira corrida do final de semana, realizada no sábado (31). Largando do sétimo posto no grid, ganhou posições e chegou a ocupar o terceiro lugar, mas finalizou em quarto.
O resultado apontava para um bom domingo, quando as duas outras provas seriam realizadas, e esperava-se uma natural evolução na performance pelo maior conhecimento da pista pelo piloto. Mas não foi o que aconteceu. A equipe tentou novos acertos, mas o carro piorou demais e Lukas não conseguiu avançar.
Com os resultados o brasileiro ao menos conseguiu diminuir a diferença para os concorrentes que ocupam o segundo e terceiro lugares na tabela geral de pontuação, que agora é de 15 e 14 pontos, respectivamente. Moraes é quarto colocado na tabela geral e segundo na classificação de pilotos novatos, atrás apenas de Alessio Rovera, líder em ambas.
Expectativa para Misano é boa
A próxima etapa do campeonato será realizada nos dias 20, 21 e 22 deste mês, em Misano. Além de Adria, onde o piloto conquistou a primeira vitória na categoria, Misano é o único local onde Moraes treinou antecipadamente. “Já conheço a pista e a equipe voltará a estar completa em Misano, vou buscar pódios para subir na tabela de pontuação”, finaliza.