Oito etapas com duas baterias de 25 voltas de duração cada, a serem disputadas nos quatro autódromos do Rio Grande do Sul com 16 monopostos cedidos pela CBA à Federação Gaúcha de Automobilismo. Assim é a Fórmula Júnior, nova categoria do automobilismo gaúcho e que tem como proposta servir de escola aos pilotos que estão saindo do kart, no Rio Grande do Sul e no Brasil.
A categoria atenderá pilotos com idade entre 15 e 21 anos e recentemente foi apresentada aos kartistas durante a 2ª fase do Brasileiro de Kart em Cascavel. Os carros serão monopostos que foram desenvolvidos pela CBA e testados em outras oportunidades na Fórmula Brasil, Fórmula Universitária e também denominada anteriormente de Fórmula Junior. Os carros são de chassi tubular com suspensão independente e utilizarão motores Chevrolet com câmbio Hewland de 04 marchas.
As provas serão realizadas nos autódromos de Tarumã, Velopark, Guaporé e Santa Cruz do Sul e os pilotos deverão utilizar a estruturas das equipes que hoje preparam os carros da Fórmula 1.6 no Campeonato Gaúcho e que detém um contrato de comodato junto a FGA para a utilização dos carros da categoria. Assim, as equipes vão assessorar os pilotos na sua participação na nova categoria.
E, com o propósito de avaliar o interesse dos pilotos e assegurar um lugar no “grid” na temporada 2013, a Fórmula Junior realizará nos dias 1º e 2 de setembro, no Autódromo de Tarumã, em Viamão, um evento visando selecionar os interessados em participar do campeonato. Esta seletiva estava inicialmente marcada para Guaporé, mas uma etapa da GT3 naquela pista inviabilizou a ideia.
Os pilotos interessados em participar desta seletiva deverão realizar suas inscrições pelo site da categoria www.formulajr.com, através de formulário próprio. O procedimento de avaliação consiste de aulas teóricas e práticas em carros de turismo e de competição nas Fórmulas Junior. Estão previstos um total de voltas por participante, em um treino fechado e exclusivo da categoria no autódromo.
A Fórmula Junior será formada por um grid com apenas 16 carros, razão pela qual se torna necessário a realização da seletiva. Definidos os pilotos, estes passarão a realizar os contatos com as equipes que serão selecionadas e relacionadas pela FGA para atender e proporcionar o seu desenvolvimento no campeonato.
Mais informações e contato podem ser obtidos no site da categoria.