Recepcionados por um belo dia de sol, doze pilotos de todo o Brasil e um representante do Paraguai deram início nesta sexta-feira, dia 22, à primeira temporada da Fórmula Júnior, categoria criada pela Federação Gaúcha de Automobilismo como principal instrumento de transição do piloto de kart para o automobilismo no Brasil..
Ainda na fase de treinos livres, a Fórmula Júnior foi à pista três vezes durante esta sexta-feira, quando os pilotos, juntamente com suas equipes, puderam dar início ao trabalho de acerto em seus carros. Oriundos do kart, todos consideraram de extrema importância a oportunidade de trabalharem de forma intensa para estarem competitivos na tarde do sábado, quando às 16:40 disputarão sua primeira tomada de tempos na categoria.
A primeira atividade realmente oficial dos pilotos da Fórmula Júnior aconteceu às 15 horas, quando o Diretor de Provas da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da FGA, Mirnei Antonio, que também atua na Stock Car, conduziu o briefing e apresentou os Comissários Desportivos e as principais informações de como as provas serão realizadas, fatos novos para competidores vindos do kart.
Antes do briefing propriamente dito, o Diretor de Provas concedeu a palavra ao Dr. Marcelo Aiquel, que apresentou algumas sugestões e ensinamentos aos pilotos e seus pais na área desportiva. Também fez uso da palavra o presidente da FGA, Carlos de Deus, que salientou a importância da Fórmula Júnior como categoria de transição.
O 13º no grid de largada – Na manhã desta sexta-feira a Fórmula Júnior recebeu mais um piloto, o 13º confirmado no grid de largada. Rodrigo Elger, de Maringá (PR), se juntará a Bruna Tomaselli (SC), Gustavo Bandeira (DF), Lucas e Vitor Borges (MG), Bruno Lopes e Rafael Smaniotto (PR), Gabriel Robe, Lucas Alves e Victor Hugo Matzenbacker (RS), Victor Miranda (SP), Mateus Rouver (SE) e ao paraguaio Lucas Balbuena.
Equipes – A Fórmula Júnior, em sua primeira temporada, tem na pista as principais equipes do automobilismo gaúcho, donas de um histórico recheado de vitórias, que prestam aos 13 pilotos inscritos o respaldo necessário para sua estreia na categoria.
Estão presentes a Giocar Racing, Irineu Racing, Kratina Racing, MC Tubarão, Nafta Motorsport, Pole Racing Team, Quadrado Racing e Satti Racing.