Vivendo um momento único em sua recém iniciada trajetória, a Fórmula Júnior desembarca neste final de semana, de 16 a 18 de agosto, em Santa Cruz do Sul (RS) para a disputa de sua 5ª etapa. Com duas boas novidades, a categoria de transição do kartista para o automobilismo conhecerá, assim, o quarto autódromo de seu calendário.
As quatro etapas anteriores foram disputadas em Guaporé, no Velopark e em Tarumã, neste autódromo em duas etapas, a de abertura e a quarta rodada. A chegada a Santa Cruz do Sul anima os competidores e os promotores. “É uma pista nova, onde os pilotos andaram apenas uma vez, durante uma das seletivas que promovemos”, lembram Claudio Fontoura e Neco Fornari. “Temos ótimas expectativas e certamente veremos mais uma vez duas provas bastante equilibradas”, completam.
Depois de quatro rodadas duplas realizadas, a liderança desta primeira temporada da Fórmula Júnior está nas mãos de Victor Hugo Matzenbacker. O piloto de Passo Fundo tem em seu encalço o gaúcho Lucas Alves, o sergipano Matheus Rouver, a catarinense Bruna Tomaselli e o também gaúcho Gabriel Robe, que fecham os cinco primeiros colocados.
E uma das novidades vem exatamente de Passo Fundo, cidade onde reside o líder do campeonato. Bruno Bertoncello, dono de diversos títulos no kartismo brasileiro, chega para engrossar a lista de talentosos pilotos que iniciam sua carreira no automobilismo e estreará na Fórmula Júnior competindo pela equipe Satti Racing. “Meu objetivo é o mesmo de todos: me adaptar o mais rápido possível ao carro, aprender muito, lutar por bons resultados e, quando possível, tentar vencer. Acho a Fórmula Júnior uma grande oportunidade para nós kartistas e me sinto honrado em poder participar”, declarou Bertoncello, que participou de seletivas da categoria, mas apenas agora fará sua estreia.
A outra novidade que a Fórmula Júnior apresentou durante esta semana é a chegada de oito novos carros, que serão revisados e dentro em breve estarão à disposição de novos pilotos interessados em participar da categoria, o que totaliza 23 monopostos. “Temos um bom número de pilotos que já demonstraram interesse em disputar a Fórmula Júnior na próxima temporada, quando deveremos ter um grid de pelo menos 20 carros”, revela Fontoura. “Mas na próxima etapa, em setembro em Guaporé, deveremos ter a estreia de mais alguns pilotos, aumentando nosso grid para 16 ou 17 participantes”, completa.
Estes pilotos estreantes na etapa de setembro ainda deverão passar por uma nova seletiva no final de agosto, por questões de segurança e de logística. “Queremos dar a eles um pouco mais de ‘quilometragem’, além de dar um tempo maior às equipes para que possam fazer a revisão no carro de uma forma ainda mais segura”, explica Fornari.
Construídos em chassi tubular encapado em alumínio, os carros da Fórmula Júnior são equipados com motor 1.4 de 16 válvulas, câmbio Hewland e pneus slick NA Carrera e pesam cerca de 500 quilos. A programação oficial da etapa prevê treinos na sexta-feira e no sábado, dia em que será definido o grid de largada para a primeira bateria. No domingo, às 9:20 e às 13:05, serão disputadas as duas provas da 5ª etapa.
Confira a classificação da Fórmula Júnior após quatro etapas disputadas:
1 Victor Hugo Matzenbacker (RS) – 131 pontos
2 Lucas Alves (RS) – 77
3 Mateus Rouver (SE) – 71
4 Bruna Tomaselli (SC) – 60
5 Gabriel Robe (RS) – 59
6 Victor Miranda (SP) – 51
7 Gustavo Bandeira (DF) – 46
8 Rodrigo Elger (PR) – 36
9 Rafael Smaniotto (PR) – 32
10 Bruno Samara (PR) – 28
11 Lucas Balbuena (PY) – 18
12 Vitor Fernandes (MG) – 17
13 Franco Pasquale (RS) – 12
14 Lucas Fernandes (MG) – 10