O piloto sorocabano Lucas Villela (ABO | Artmaker | Zoolândia), que compete na Copa São Paulo Light pela categoria Sprinter, fez seu primeiro teste em fórmulas no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS).
Em um final de semana de muito frio no sul do Brasil, com temperaturas na média de 6°, Lucas cumpriu sua agenda com a Escola Gaúcha de Pilotos de Tarumã, fazendo aulas teóricas sobre os carros, chassis e estruturas, tipos de motores, câmbios / relação de marchas, tipos de pneus, painel de instrumentos, telemetria, segurança e técnicas de pilotagem, ministradas pelo piloto Airton Diehl.
No domingo,logo cedo, após algumas voltas com piloto Bruno Razia a bordo de um carro do Gaúcho de Marcas, Lucas teve orientações sobre a pista e detalhes de traçados de chuva, uma vez que na noite anterior havia chovido bastante e a pista ainda estava úmida.
Chegado o grande momento, Lucas recebeu as últimas orientações do preparador Eduardo, da equipe Satti Motorsports Team, saiu do box atrás do “batedor” e iniciaram se os testes. Lucas não teve grandes dificuldades em assimilar o traçado e logo já estava fazendo a famosa Curva 1 de pé em baixo, apesar dos carros ainda estarem com limitadores por questão de segurança. Volta a volta Lucas foi melhorando sua adaptação ao carro, o que agradou bastante os instrutores.
“Foi um final de semana perfeito, a emoção de sentar em um fórmula foi sensacional. É diferente do kart, principalmente pelas trocas de marcha, a tocada também tem que ser bem redonda. Agradeço a Eduardo, da equipe Satti Motorsports Team pelas orientações, ao piloto Bruno Razia pelas dicas, ao Neco Fornari e Claudio Fontoura, promotores da Fórmula Júnior, que nos receberam muito bem”, disse o piloto sorocabano.
O teste na Fórmula Júnior foi muito importante e faz parte do plano de carreira do piloto para sua transição do kart para monopostos. “É muito importante para o automobilismo nacional que os meninos que pretendem seguir carreira tenham uma categoria-escola como essa. Ficamos surpresos e muito contentes com a estrutura encontrada e acreditamos que o Lucas irá fazer mais algumas sessões de treino aqui no sul e possivelmente venha a participar da categoria em 2014”, declarou o pai do piloto, Carlos Villela.