Atual campeão da Fórmula Truck, o paulista Felipe Giaffone (Volkswagen) venceu neste domingo (07/3) em Guaporé (RS) a prova de abertura do Campeonato Sulamericano e Brasileiro da categoria. Em segundo terminou Valmir Benavides (Volkswagen), seguido de Wellington Cirino (Mercedes-Benz), Leandro Reis (Scania) e Danilo Dirani (Ford) completando o pódio.
"Para início de campeonato e estreando na equipe, subir no pódio é muito animador. O Ford Cargo é resistente, o motor Cummins é muito bom e o time tem muito potencial", comemorou Dirani, piloto-revelação da temporada passada, que fez sua primeira corrida na Ford Racing Trucks.
Uma das estrelas internacionais da temporada 2010, o mineiro Bruno Junqueira estreou na Fórmula Truck já pontuando. "Fui conhecendo o caminhão, me adaptando e pegando o ritmo. No final já me sentia um pouco mais confortável. Agora, o evento é fantástico, impressionante. Vivenciar tudo isto é intenso", elogiou o 14. colocado, que já pilotou Fórmula 1, Fórmula Mundial e Fórmula Indy.
Único gaúcho da categoria, Andersom Toso começou a prova em ritmo alucinante, passando seis caminhões em duas voltas. No entanto, inesperadamente o representante de Porto Alegre foi obrigado a abandonar na 11. volta. "Na hora eu não sabia o que aconteceu. Só na hora em que o caminhão voltou para os boxes é que vimos que quebrou o eixo cardan", disse desolado.
O experiente Djalma Fogaça, chefe da equipe Ford Racing Trucks ficou satisfeito com o balanço final da etapa. "O resulltado foi muito importante, a Ford subiu no pódio, o que é bem difícil. O Danilo (Dirani) foi muito bem, correu com a cabeça. Pena que ele tenha ficado trancado pelo Geraldo Piquet e depois pelo Roberval Andrade, pois ele tinha potencial para terminar mais a frente", comentou.
A próxima etapa da Fórmula Truck será dia 18 de abril, no Rio de Janeiro (RJ).