publicidade
07/05/2025 09:05

Francisco Mattos abandona o Campeonato Mineiro e se filiará em outra federação em 2026

Incoerência dos Comissários Desportivos motivou a decisão do piloto e de seu pai

Fonte: KG COM Assessoria de Comunicação


Foto: Pedro King

Francisco Mattos


Atual campeão mineiro e da Taça RBC Minas na Cadete, o piloto Francisco Mattos (Motul | STP) está se desligando da Federação Mineira de Automobilismo (FMA) e das competições organizadas e promovidas pela entidade.

A decisão foi tomada por Leandro Mattos, seu pai, e pelo próprio piloto, ambos descontentes com incoerências na aplicação ou não de punições nas duas etapas do Campeonato Mineiro disputadas nesta temporada.

“Vivemos situações iguais na pista envolvendo o Francisco, com os Comissários Desportivos tomando decisões diferentes”, relembra Leandro Mattos. “Nas três baterias da 1ª etapa do Mineiro um piloto fez sua defesa de posição contra os ataques do Francisco e não foi punido. Na 2ª etapa essa situação se repetiu e novamente não houve punição. Até então, tudo certo. Mas depois, quando o Francisco se defendeu exatamente da mesma forma – e apenas uma vez –, foi punido. Foram dois pesos e duas medidas para momentos e situações iguais, o que se configura em total incoerência dos Comissários Desportivos”, reclama.

Para Leandro Mattos, não há problema no fato de seu filho receber uma punição, desde que ela seja justa e que ela seja aplicada a todos os demais pilotos quando os incidentes forem iguais.

E esta incoerência dos Comissários Desportivos se transformou na insatisfação que gerou o anúncio de Francisco Mattos em não mais disputar competições promovidas pela FMA e, mais do que isso, de filiar-se a uma outra Federação no próximo ano, quando terá que renovar sua Cédula Desportiva.

“Já comunicamos nossa decisão ao Sr. Antônio Manoel dos Santos, o presidente da FMA. Estamos fora das competições promovidas pela entidade por tempo indeterminado e, como forma de protesto, renovaremos nossa Cédula Desportiva em outra Federação”, disse Leandro Mattos. “Espero, do fundo do meu coração, que a FMA reconheça as falhas e que haja uma melhora no trabalho dos oficiais de competição. Logicamente queremos voltar, mas apenas quando essas incoerência forem sanadas”, finalizou.

Atualmente Francisco Mattos (Motul | STP) é o vice-líder da categoria Cadete no Campeonato Mineiro de 2025.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!