Terminou neste fim de semana, entre os dias 21 e 23 de
outubro, a temporada 2022 da Fórmula Regional European Championship by Alpine –
FRECA. Nada menos que 36 carros estiveram alinhados no grid do Autódromo de
Mugello, na Itália, para as disputas da 19ª e 20ª etapa do ano.
Em clima de despedida do campeonato e também da equipe
francesa R-Ace GP, o piloto brasileiro Gabriel Bortoleto chegou à pista
empolgado pela vitória da semana anterior. Ele trabalhou muito junto ao seu
time de técnicos e engenheiros em busca de um acerto ideal para a classificação
e as provas.
Como aconteceu durante todas as rodadas, a sexta-feira foi dedicada
às sessões de treinos. Na primeira delas o carro #85 foi para a pista com
acerto de classificação e, com isso, ele foi o sétimo mais veloz, com a marca
de 1m43s036. No segundo treino, aí com acerto de corrida, o brasileiro de 18
anos concluiu sua melhor volta com o tempo de 1m43s763, o que lhe rendeu apenas
o 22º lugar da sessão.
Sabendo de todo potencial do equipamento que tinha em mãos,
Gabriel partiu para a classificação da corrida de sábado. Com a marca de
1m43s017, ele registrou o oitavo tempo e, com isso, garantiu uma posição na
quarta fila do grid. A corrida foi disputada horas depois e Bortoleto, como
sempre, fez excelente largada. Ele ganhou duas posições ainda na primeira volta
e seguiu em busca de recuperação. Mesmo com a natural dificuldade de
ultrapassagens vivida pelos pilotos da FRECA, o brasileiro conseguiu evoluir
até que, ao concluir a 11ª volta, foi atingido em cheio por um outro
concorrente e, com isso, teve de abandonar a prova após ser lançado para a
barreira de pneus.
DOMINGO COMEÇOU DE FORMA PERFEITA – Com o carro
completamente recuperado, Gabriel Bortoleto voltou ao autódromo na manhã de
domingo disposto a “virar a chave” do dia anterior e terminar o ano com chave
de ouro. Assim, numa volta praticamente perfeita na sessão classificatória, ele
cravou o tempo de 1m42s874, ficando com a pole-position por uma diferença
superior a um décimo do segundo colocado.
Na corrida, após uma largada perfeita, ele conseguiu abrir
pouco mais de um segundo para os demais concorrentes nas duas primeiras voltas.
Contudo, com o natural aquecimento e desgaste dos pneus, seu carro passou a não
apresentar o mesmo bom rendimento e, com isso, ele acabou sendo superado na 10ª
volta. Sem se abater, o piloto seguiu seu ritmo de corrida para terminar a
última prova do ano em um comemorado segundo lugar. A vitória ficou com o
italiano Gabriele Mini.
“Com certeza eu queria ter terminado o ano com uma
vitória. Porém, fechamos a temporada de uma forma extremamente legal, com pole
position, pódio e vitória na penúltima rodada. Tivemos um ano difícil na
primeira parte da temporada, mas nem por isso deixei de ser muito regular e
pontuar em praticamente todas as corridas. Depois que trocamos o motor, na
corrida da Áustria, naturalmente os resultados começaram a aparecer e, com
isso, terminamos a temporada na sexta colocação. Diante de tudo o que rolou
digo que foi muito proveitoso, aprendi muito e agradeço aos mecânicos e todo o
time a R-Ace GP. Agradeço também à Americanet, KTF Sports, meus familiares e
amigos por todo o apoio e suporte. Vamos juntos para mais uma grande temporada
em 2023”, concluiu o piloto que disputará o FIA Fórmula 3 Championship no
ano que vem pela equipe italiana Trident.