O aeroporto de Tempelhoff, na Alemanha, recebeu neste fim de
semana, entre os dias 14 e 15 de maio, as atividades da sétima e oitava etapa
do Campeonato Mundial de Fórmula E. Os 22 pilotos que compõem o grid da
principal categoria de carros elétricos do planeta se reuniram para o evento
que marcou exatamente a metade da competição.
A bordo do carro #7 da equipe norte-americana Dragon Penske,
o piloto brasileiro Sérgio Sette Câmara conseguiu junto aos seus engenheiros e
mecânicos uma boa evolução em seu modelo Penske EV-5. Na classificação para a
prova da sétima etapa ele registrou a sua melhor posição de largada até aqui,
ficando com o sétimo lugar para o início da corrida.
Na prova, que teve transmissão no Brasil pelo Sportv e TV
Cultura, o desfecho foi bastante diferente. Com os mesmos problemas de consumo
excessivo de bateria ao longo das corridas, Sérgio foi obrigado a poupar muita
energia do carro, assim como nas etapas anteriores. Deste modo, seguindo as
instruções de sua equipe de engenharia, ele cadenciou o ritmo de forma que fosse
possível concluir a prova. Mas, sem ação para se defender dos ataques, ele
acabou se tornando um alvo extremamente fácil e nada pôde fazer, caindo de
posições até receber a bandeirada na 17ª posição.
No domingo, que teve como principal mudança o sentido da
pista para o horário, o dia parecia promissor. No segundo treino livre Sette
foi o 11º mais veloz e seguiu confiante para a classificação. Neste momento,
porém, ele não conseguiu encontrar a mesma estabilidade para o carro e, mesmo
com um bom ritmo, ficou com o 17º lugar para a largada. “Os tempos aqui na
Fórmula E são sempre muito próximos e fiquei a apenas 150 milésimos de seguir
novamente para a fase de duelos na classificação”, comentou o piloto de 23
anos.
Para a corrida, já cientes da deficiência energética do
carro da Dragon Penske, piloto e engenheiros optaram por seguir uma estratégia
contando com a entrada do safety-car onde, desde o começo da prova, utilizariam
100% da potência do carro. No começo, realmente funcionou. Sérgio fez uma
excelente largada, quando ganhou duas posições. Nas voltas seguintes, após
utilizar o Attack Mode, foi escalando o pelotão e chegou a estar em 12º. Na
segunda metade da corrida, porém, como a entrada do carro de segurança acabou
não acontecendo, o piloto novamente teve de poupar muita energia para terminar
a corrida e, com isso, ele concluiu as 40 voltas da etapa no 19º lugar.
“Nós analisamos bastante o histórico das provas aqui em
Tempelhoff e sempre, pelo menos uma vez, havia situação de entrada do safety.
Não tínhamos outra opção a não ser arriscar e ver até onde seria possível
seguirmos utilizando 100% de potência. Posso dizer que, se por um lado não
tivemos como seguir até o fim nessa estratégia, por outro foi muito bom, pois
me diverti bastante e pudemos levantar dados interessantes para o restante da
temporada também. A próxima etapa, no começo do mês que vem, será num traçado
inédito para todo mundo e, sendo assim, acredito que teremos melhores chances
para buscar os primeiros pontos do ano”, concluiu Serginho.
A nona etapa do Campeonato Mundial de Fórmula E será
disputada no sábado, dia 4 de junho, no circuito de rua de Jakarta, na
Indonésia.