No último sábado
(30) o Campeonato Mundial de Fórmula E realizou uma corrida histórica no
continente asiático. Nas ruas de Tóquio os 22 pilotos que participam das
disputas tiveram a luz verde para a primeira corrida da história no Japão. Em
um país que respira velocidade, a população lotou as arquibancadas para
assistir aos mais velozes carros elétricos do planeta.
Fazendo a sua
quarta temporada completa na competição, o brasileiro Sérgio Sette Câmara, de
25 anos, esteve muito animado desde o início das atividades. Amante da cultura
e população daquele país, o brasileiro antes mesmo de entrar na pista já havia
se declarado como um fã do traçado – em que treinou por várias horas em
simulador – que, diferente da pista do Brasil, por exemplo, apresentou
características muito técnicas e propensas aos carros da equipe ERT Fórmula E.
Tendo isso em
vista, o time de engenharia e mecânicos da equipe usou bastante o tempo de
pista dos dois treinos livres para preparar um carro que fosse confiável para a
corrida. Assim, sem uma preocupação de resultado nos treinos, Sette Câmara
registrou o 17º tempo na primeira sessão e, na segunda sessão, o 19º tempo.
Pelas
posições conquistadas, realmente, não seria um dia animador. Porém, com
tranquilidade, o piloto seguiu para a parte de grupos da classificação e, com a
marca de 1m19s474, ele foi o segundo mais veloz do Grupo B e avançou para a
fase dos duelos em que apenas os oito mais velozes se classificam. No primeiro
embate, contra o suíço Nico Muller (Maserati), Sette Câmara mais uma vez
mostrou sua superioridade, e com mais de quatro décimos de vantagem, avançou
para a semifinal. Desta vez, porém, o brasileiro acabou tocando de leve uma das
barreiras de proteção e abortou sua volta. Porém, ele já estava garantido com a
quarta colocação do grid.
A corrida foi
autorizada às três da manhã do sábado. Serginho, em largada conservadora,
acabou perdendo uma posição, porém, manteve-se no top 5. Com um equipamento
que, sabidamente, consome mais energia que o dos demais concorrentes, Sérgio
optou por uma estratégia de se manter o maior tempo possível nas disputas do
primeiro pelotão. Muito pressionado, pouco a pouco ele perdeu algumas posições,
mas, em boa estratégia de pegar o Attack Mode, ele se dirigiu àquela área
apenas nas últimas voltas e, aproveitando-se muito bem de condições de pista,
conseguiu permanecer durante todo o tempo na zona de pontuação, concluindo a
corrida em 10º. Com o resultado o brasileiro somou mais um ponto para o campeonato
e, agora, figura na 17ª colocação.
“Estou
satisfeito pelo que conseguimos desempenhar aqui em Tóquio. A pista apresentava
características mais próximas ao ideal para o nosso carro e, com isso, consegui
me posicionar muito bem na classificação, quando busquei o limite. Larguei da
segunda fila e, pensando somente em minha estratégia, fiz uma corrida legal,
segurei os adversários o máximo possível e, ao final, concluir a prova na zona
de pontuação foi uma espécie de prêmio para todos do time que se empenharam
muito neste fim de semana”,
concluiu o piloto patrocinado pela MRV.
O Campeonato
Mundial de Fórmula E retoma seu calendário daqui duas semana com o e-Prix de
Misano. Após vários anos competindo nas ruas de Roma, a competição chegará a um
dos autódromos mais icônicos e tradicionais do país.