Terminou neste domingo (15) a sétima temporada do Campeonato
Mundial da Fórmula E. A única competição de fórmula de carros elétricos no mundo
teve em 2021 o seu mais longo calendário até hoje. Ao todo foram disputados
sete eventos de rodadas duplas, com corridas aos sábados e aos domingos
respectivamente na Arábia Saudita, Itália, Espanha, México, Estados Unidos,
Inglaterra, Alemanha e uma prova única em Mônaco.
Após ter feito a sua estreia na competição nas seis últimas
provas do ano passado, o brasileiro Sérgio Sette Câmara foi contratado em 2021
para defender as cores da equipe norte-americana Dragon Penske. Com base
operacional no complexo tecnológico do autódromo de Silverstone, na Inglaterra,
o piloto se dedicou muito ao aprendizado do carro e, também, de todas as pistas
que compuseram o calendário da atual temporada.
Muito disciplinado e, sobretudo, atento aos ensinamentos
passados pelos engenheiros e pelo chefe da equipe Jay Penske, Sérgio começou a
temporada impressionando a todos e, mesmo diante das limitações técnicas do
carro, conseguiu classificar o carro #7 na segunda colocação do grid da segunda
etapa, terminando a corrida em um comemorado quarto lugar.
Sem o advento do novo train de força, inovação implantada
pela maioria das equipes, os carros da Dragon Penske acabaram sendo bastante
prejudicados nas provas subsequentes. Mesmo assim, com a garra e determinação
de sempre, Sérgio foi mostrando seu valor, extraindo sempre o melhor possível
de seu equipamento.
Nas últimas provas do campeonato, já com a nova unidade de
potência, que apresentava nítida melhora no consumo das baterias e otimização
da energia, Sette voltou a se tornar protagonista. Na prova de Londres,
penúltima rodada do campeonato, ele conseguiu levar seu carro à Super Pole
garantindo o quarto lugar no grid. Ainda em Londres ele conseguiu voltar a zona
de pontuação, terminando a segunda corrida na oitava posição.
GRANDE FINAL NA ALEMANHA – Após a grande maratona ao redor
do mundo, o Campeonato da Fórmula E desembarcou neste fim de semana no antigo
aeroporto de Tempelhof, em Berlim, para as disputas da 14ª e 15ª etapas. A
competitividade da temporada foi tão grande que, dos 24 pilotos na disputa,
nada menos que 13 deles tinham a possibilidade matemática da conquista do
título.
Sette e a equipe Dragon Penske, desde os primeiros treinos
livres, não tinham muitas expectativas com relação a esta última etapa do ano.
Com um carro que não apresentava um equilíbrio satisfatório, era impossível
almejar os animadores resultados conquistados nas provas dos Estados Unidos e
da Inglaterra. Mesmo assim, de forma profissional, Sérgio deu o seu melhor e,
na classificação para a prova de domingo, ainda conseguiu um bom 12º lugar no
grid de largada. Nas corridas, porém, com um carro bastante instável, ele não
conseguia suportar os ataques dos adversários nem mesmo usando a potência extra
do “Attack Mode”. Assim, em ambas as provas, ele completou as corridas na 18ª
posição.
“Estou satisfeito de ter encerrado a minha primeira
temporada 100% profissional no automobilismo. Aprendi bastante, mostrei o meu
potencial e tudo o que posso desenvolver mesmo diante de um equipamento que,
desde o início, sabíamos que não era competitivo. Quando foi possível, lutei pelos
melhores lugares e pelos pontos. Concluí o ano com 16 pontos conquistados,
frente a nenhum ponto conquistado pela equipe no ano passado. Volto para o
Brasil para um merecido período de férias e, se Deus quiser, o ano que vem nos
promete ainda mais emoções”, concluiu o piloto de 23 anos.