Terminou neste domingo (31) a penúltima rodada do Campeonato
Mundial da Fórmula E. Na reta final da oitava temporada da competição os
pilotos e equipes desembarcaram em Londres – sede administrativa da competição –,
para as disputas válidas pela 13ª e 14ª etapas.
Vindo de uma apresentação onde teve bom desempenho nos
Estados Unidos, Sérgio Sette Câmara chegou animado ao Reino Unido, onde, em uma
das pistas mais icônicas e desafiadoras do campeonato, pretendia voltar a
extrair o máximo de potência e rendimento de seu Penske EV-5.
A exemplo da rodada dupla anterior, disputada em Nova
Iorque, a programação em Londres teve início na sexta-feira com a primeira
sessão de treinos livres. Sérgio, comprovando o bom acerto encontrado por ele e
o time de engenharia, emplacou nada menos que o primeiro tempo da sessão,
deixando assim todos muito animados para as demais atividades que estavam por
vir.
Na manhã de sábado, após a nona posição na segunda sessão de
treinos, Sette seguiu confiante para a classificação. Com a marca de 1m14s023,
ele foi o segundo mais veloz do segundo grupo e seguiu para a fase de duelos.
Neste momento, em disputa direta com Oliver Askew, o brasileiro mais uma vez
mostrou sua força e, com 1m13s330, foi quase quatro décimos mais veloz seguindo
pela primeira vez no ano para a semifinal. Desta vez, em disputa direta contra
o belga Stoffel Vandoorne, líder isolado do campeonato, Sérgio acabou perdendo
o confronto, mas garantiu a quarta posição na largada do e-Prix.
A corrida foi disputada no fim da manhã pelo horário de
Brasília e Sette Câmara, pela primeira vez na temporada, conseguiu mostrar um
bom desempenho com seu carro durante toda a prova. Em meio a disputas
eletrizantes, ele se manteve no primeiro pelotão até as últimas voltas quando,
após um problema no sistema de leitura da bateria de seu carro, o piloto ficou
às cegas e acabou ficando sem energia na última volta, completando a corrida
somente em 19º.
Desapontado com o ocorrido no sábado, Sette levantou a
cabeça e seguiu para as atividades do domingo, válidas pela 14ª etapa do ano.
Novamente ele conseguiu um bom ritmo no treino ficando com o quarto lugar.
Porém, na classificação, um problema relacionado a aderência do carro não lhe
permitiu uma boa volta, ficando apenas com o 19º tempo. Sabendo do bom
equipamento que tinha em mãos, Sérgio e seus engenheiros conseguiram
identificar o problema e, na corrida, o brasileiro veio mais uma vez com força
total.
Após uma boa largada, o jovem de Belo Horizonte impôs um
ritmo muito forte e, volta a volta, conseguiu ganhar posições. Com uma boa
estratégia para a utilização dos momentos de Attack Mode, ele se sobressaiu nos
confrontos diretos e, com nada menos que 10 posições conquistadas na corrida,
cruzou a linha de chegada no 9º lugar. Essa classificação rendeu a Sérgio e sua
equipe os dois primeiros pontos da temporada.
“Posso dizer que saímos de Londres bem felizes. Tive um
carro rápido e veloz durante todo o fim de semana e, mesmo nos momentos em que
nos deparamos com algum tipo de problema, conseguimos resolver de forma rápida
e definitiva. Pela segunda vez consecutiva consegui largar na segunda fila e
pela primeira vez no ano chegamos à zona de pontuação. Agradeço à minha equipe
por todo o empenho e trabalho e vamos confiantes para o encerramento do campeonato
na Coréia do Sul”, concluiu o brasileiro de 24 anos.