Depois de dois meses de recesso após o e-Prix do México, o
Campeonato Mundial de Fórmula E retomou no último fim de semana o seu
calendário com as duas corridas do e-Prix de Roma, na Itália. As provas,
válidas pela quarta e quinta etapa, foram disputadas nas ruas da milenar cidade
italiana e contaram com a presença de quase 30.000 pessoas no circuito.
Competindo no carro #7 da equipe norte-americana Dragon
Penske, o piloto brasileiro Sérgio Sette Câmara, de 23 anos, chegou animado
para a competição após semanas de intenso trabalho na sede técnica do time em
Silverstone, na Inglaterra. No período entre as provas, os profissionais de
engenharia, bem como os dois pilotos, se empenharam muito em testes de
inovações que pudessem levar mais desempenho aos modelos Penske EV-5.
Nesse cenário a equipe desembarcou em Roma para as disputas
da terceira rodada do ano. Desde o primeiro treino a expectativa construída na
sede do time se transformou em realidade quando, efetivamente, os carros da
equipe Dragon tiveram performances bem melhores do que na rodada anterior.
Sérgio Sette fez a décima melhor marca na primeira sessão classificatória e, na
segunda, mesmo testando alguns componentes, ficou com o 17º lugar.
Na primeira corrida, válida pela quarta rodada do campeonato,
Sérgio fez uma prova de recuperação. Com um bom ritmo e, conseguindo poupar
energia em momentos essenciais, o brasileiro evoluiu sete posições concluindo a
corrida no 15º lugar.
No domingo, após a 14ª posição no terceiro treino livre,
Sérgio ficou muito próximo de seguir para os duelos da classificação. Com a
marca de 1m40s012, o jovem piloto garantiu o 10º lugar no grid de largada para
a prova que aconteceria duas horas mais tarde.
A corrida da quinta etapa foi extremamente disputada. Com
foco em terminar entre os dez primeiros e somar os primeiros pontos do ano para
a equipe, Sette Câmara protagonizou grandes disputas ao longo da prova e esteve
muito próximo de atingir seu objetivo. Porém, após receber um toque do atual
campeão da categoria, perdeu algumas posições e concluiu a etapa no 12º lugar.
“Desde os treinos sabíamos que tínhamos um carro bem
rápido dentro da limitação de 220 kw. Dentro dessa expectativa dei o meu máximo
nas classificações. Infelizmente no domingo acabei exagerando um pouco e fui
para a barreira de proteção. Mesmo assim, o fim de semana foi de evolução.
Fomos punidos no sábado, larguei do fim do grid e consegui pouco a pouco ganhar
posições e realmente evoluir. Por outro lado, no domingo, consegui uma boa
volta no qualify e na corrida estive sempre na disputa direta pelo Top10. O
resultado final foi um pouco frustrante porque tínhamos ritmo e equipamento
para ganhar nossos primeiros pontos do ano. De qualquer forma, o que levamos de
positivo é a visível evolução do nosso conjunto e tenho certeza de que, se
conseguirmos manter isso e evoluir mais um pouco, poderemos seguir para os
duelos da classificação e consequentemente finalizar as corridas pontuando”,
disse o piloto.
A quarta rodada do Campeonato Mundial de Fórmula E será
disputado em Mônaco, em sistema de rodada simples, no dia 30 de abril.