A região do antigo aeroporto de Tempelhof, em Berlim, na Alemanha,
se tornará nos próximos dias um dos centros das atenções do automobilismo
mundial. Naquele local está montado o circuito onde a Fórmula E fará as seis
corridas que definirão o vencedor do título da temporada 2019/2020 da
modalidade.
Vindo de uma carreira completamente dedicada aos carros
monopostos e, após a obtenção da Super Licença para competir inclusive na Fórmula
1, o piloto brasileiro Sérgio Sette Câmara foi convocado pela equipe
norte-americana GEOX Dragon para ocupar o seu carro #6 nas provas de
encerramento da sexta temporada da F-E.
Sette foi contratado como piloto reserva e de
desenvolvimento da equipe no princípio do ano. Seu primeiro contato com a
categoria de carros elétricos aconteceu no começo do mês de março, em Marrakesh,
na Turquia, quando no treino de pilotos estreantes conseguiu causar boa
impressão ao encerrar o dia com o segundo melhor tempo. Neste meio tempo
aconteceu a pandemia e adiamento/cancelamento de várias etapas e, com isso, os
organizadores do campeonato conseguiram a liberação do poder público para
realizar um super intensivo de seis corridas nos próximos dez dias. Assim,
seguindo rígidos protocolos de segurança sanitária e sem a presença física de
público, as provas acontecerão nos dias 5, 6, 8, 9, 12 e 13 de agosto.
Diante da singular oportunidade para sua carreira, Sérgio se
preparou bastante nos últimos dias. Seja no simulador da equipe, no complexo do
Autódromo de Silverstone, na Inglaterra, ou junto ao seu preparador físico, o
brasileiro dedicou várias horas de seu tempo para estar 100% pronto para as
corridas que estão por vir.
Na F-E a programação completa de cada etapa é sempre
realizada em um único dia. Assim, em cada um dos dias de corrida o cronograma é
composto por dois treinos livres, a sessão classificatória e a corrida. No
decorrer das atividades os pilotos têm a possibilidade de, em momentos
distintos, conseguirem potência extra na busca por posições. O primeiro
deles é o Attack Mode - em determinados pontos da pista, em locais fora do
traçado ideal, os pilotos podem passar com o carro e, com isso, ganham potência
extra nos próximos quatro minutos de competição. A outra situação de potência
extra é para os três pilotos que ganham a votação do Fanboost, feita no site da
categoria.
Além desses diferenciais, o piloto de F-E precisa se atentar
a todo o tempo em modular o consumo de bateria com a potência de seu carro.
Assim, a administração da corrida, aliada à técnica e arrojo de cada
competidor, pode fazer toda a diferença no resultado final das corridas.
“A equipe e eu trabalhamos muito na sede de Silverstone e
me sinto preparado para minhas primeiras corridas na Fórmula E. Depois do meu
bom resultado em Marrakesh, estou animado para começar este novo capítulo da
minha carreira em Berlim com a GEOX Dragon. Estou confiante de que poderemos
sair dessas duas primeiras corridas na zona de pontuação”, comentou o jovem
de 22 anos.
Confira abaixo a programação das duas primeiras corridas de
Berlim (Horário de Brasília):
Quarta-Feira (5 de agosto)
03:55 – 04:55h. - Treino Livre 1 (YouTube / Facebook – Fórmula-E)
06:25 – 07:10h. - Treino Livre 2 (YouTube / Facebook – Fórmula-E)
12:00 – 13:30h. - Tomada de Tempos (Fox Sports)
13:30 – 15:30h. - Corrida (Fox Sports)
Quinta-Feira (06/agosto)
03:55 – 04:55h. - Treino Livre 1 (YouTube / Facebook – Fórmula-E)
06:25 – 07:10h. - Treino Livre 2 (YouTube / Facebook – Fórmula-E)
12:00 – 13:30h. - Tomada de Tempos (Fox Sports)
13:30 – 15:30h. - Corrida (Fox Sports)