publicidade
31/05/2023 08:45

Gabriel Bortoleto manteve a liderança isolada da Fórmula 3 após a etapa de Mônaco

Categoria segue com seu calendário neste final de semana em Barcelona

Autor: Quick Comunicação e Marketing


Foto: James Gasperotti

Gabriel Bortoleto


Neste fim de semana as ruas de Monte Carlo, em Mônaco, receberam as atividades da 4ª etapa da Fórmula 3 como competição preliminar do Grande Prêmio de Fórmula 1. Os 30 competidores que compõem o grid da categoria tiveram muito trabalho para desbravar os desafios da mais icônica e difícil pista do calendário.

Líder da competição, o brasileiro Gabriel Bortoleto concluiu as corridas na sexta e quinta posição respectivamente e somou importantes pontos para o campeonato.

Diferente das demais etapas do calendário, a programação em Mônaco teve início ainda na quinta-feira com a única sessão de treinos livres. Diante de um treino que começou com pista molhada e foi secando no decorrer da sessão, os pilotos pouco puderam desenvolver no setup dos carros. Com a marca de 1m27s501, Gabriel Bortoleto ficou com a quinta colocação.

Na sexta-feira os carros retornaram à traiçoeira pista europeia para a sessão de classificação que, devido às características da pista, foi dividida em dois grupos. Bortoleto saiu para o circuito no grupo “B”, mas não conseguiu em suas tentativas encontrar a pista sem tráfego para imprimir todo o seu potencial. Diante de pilotos mais lentos ele foi impedido de extrair todo o potencial do seu Trident #5 ficando com a quarta colocação no grupo. Esta posição lhe rendeu a oportunidade para largar na sexta colocação na corrida de sábado e na sétima posição no domingo.

Após ter chegado à etapa com 20 pontos de vantagem na liderança do campeonato e, considerando suas posições de largada, Bortoleto tinha como único objetivo acumular o maior número de pontos possíveis na tabela. Assim, em uma pista onde as ultrapassagens são quase impossíveis, o piloto competiu de forma 100% mental e, sem se envolver em incidentes, concluiu a primeira corrida em sexto e a segunda em quinto. Ao todo Gabriel somou mais 15 pontos para o campeonato e deixa Monte Carlo com 73, 17 a mais que o segundo colocado.

“Tivemos aqui em Mônaco o primeiro fim de semana do ano em que não estive na briga direta pela vitória nas provas. Na classificação não consegui encontrar a pista sem tráfego em nenhuma de minhas voltas rápidas e, com a dificuldade de ultrapassagem nesse circuito, optamos por fazer corridas realmente conservadoras e salvar o maior número de pontos possíveis. Acredito que cumprimos bem o objetivo, somei mais 15 pontos na tabela e a minha diferença para o vice-líder caiu apenas três pontos. Saio daqui com 73 pontos na classificação e no próximo fim de semana já estaremos em Barcelona para mais uma rodada normal, em uma pista que sempre gostei e fui muito bem nos treinos”, comentou o piloto de 18 anos.

O Campeonato da Fórmula 3 segue seu calendário já neste próximo fim de semana no Autódromo de Barcelona, na Espanha. As atividades, como de praxe, serão realizadas entre sexta-feira e domingo com transmissão, ao vivo, pelo canal BandSports e pelo Band Play.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!