publicidade
29/04/2010 09:15

Gabriel Dias aposta em mais ultrapassagens no "novo" Silverstone. Piloto disputa a F3 Britânica

Fonte: ReUnion Press


Depois da abertura do campeonato em Oulton Park, em que conseguiu um sétimo lugar, uma pole position e uma quarta colocação em três corridas, Gabriel Dias parte para a segunda etapa do Campeonato Britânico de Fórmula 3, que será disputada neste final de semana no circuito de Silverstone. O traçado, concebido inicialmente para receber a MotoGP, acabou por confirmar também a manutenção do GP da Inglaterra de Fórmula 1, após falharem as tentativas de reforma da pista de Donington Park.

"Gostei muito do novo layout, ficou muito gostoso de guiar, e tornou a pista mais rápida por causa da longa reta antes da curva Brooklands", analisou Gabriel Dias, vice-campeão da National Class, divisão de acesso da F3 Inglesa em 2009. "Ficou muito bacana, com mais pontos de ultrapassagem. Há pontos de freadas fortes, mas antes há uma parte de alta velocidade, e depois disso há outra reta longa com outra freada", explicou.

O circuito, anteriormente com 5.140 metros de extensão, passa a ter 5.905 metros. A mudança ocorre a partir da curva Abbey, que antes era à esquerda, e que agora leva à direita, seguida de uma curva de alta à esquerda. O novo trecho, denominado Arena, tem ainda uma freada forte com uma sequência de três curvas (direita, esquerda e direita) antes do início da reta até a curva Brooklands, reencontrando a parte antiga do traçado.

"Isso vai tornar a corrida mais interessante, além de mais prazerosa de guiar, do ponto de vista do piloto", disse Gabriel.

O recorde de volta da F3 Inglesa para o traçado anterior era de 1min41s282. Nos testes realizados há duas semanas no novo layout, o melhor tempo foi de Daisuke Nakajima, da RR, com 1min53s339. A média de velocidade na volta, no entanto, foi maior: de 182 km/h no desenho antigo, para 188 km/h no atual. "Temos mais trechos de aceleração máxima, por causa destas novas retas", apontou Dias.

"A tendência é que estas marcas melhorem, pois a pista estava muito suja no dia destes treinos, e pelo menos agora, ao contrário de Oulton Park, teremos dois treinos livres de meia hora para nos acostumarmos um pouco mais ao circuito, bem como para ‘limpar’ a pista e já começar a buscar um bom acerto para o carro", analisou o piloto da Hitech Racing.

Gabriel destacou o trabalho intenso que a equipe vem fazendo para melhorar o rendimento do carro. "Estou em contato direto com os engenheiros, e temos trabalhado noite e dia buscando melhorias em todas as áreas. Nosso objetivo é diminuir a diferença para os ponteiros. Somos uma equipe de ponta, então nossas expectativas têm de ser altas, e estamos trabalhando duro para atingi-las", afirmou.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!