O pódio mais festivo do Grupo 3 do Campeonato Brasileiro, encerrado
no último sábado (7) em Paulínia (SP) foi o que coroou o carioca Gabriel
Fernandes (Techspeed / SOS Bike Móvel / Cinestúdio / Globo Construtora / Seepill
Valves) como campeão da Rotax Max. Isto porque além do talento natural e da
grande campanha que fez no Kartódromo San Marino, ele é filho de mecânico. Seu
pai, Odílio Brito, conhecido como Nikima, faleceu a cerca de um mês.
“Estou muito feliz, meu primeiro título brasileiro
finalmente veio. Foi uma semana muito intensa, superamos alguns problemas
iniciais, venci duas classificatórias e graças a Deus a final. Quero agradecer
a todos os meus apoiadores, ao meu pai que está lá em cima sempre olhando por
mim, e a Deus”, emocionou-se o piloto que este ano já venceu o Campeonato
Carioca e o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro de F4 Graduados e conquistou o
vice-campeonato brasileiro de Super F4.
Uma curiosidade é que Gabriel Fernandes foi o único piloto a
vencer campeonato brasileiro em 2024 utilizando o chassi Techspeed. O bom
rendimento do kart da equipe Nikima Racing / Dai Motorsport, agora sob os
cuidados de seu tio Odair ‘Dai’ Brito, veio desde os treinos livres, quando
Gabriel Fernandes andou sempre os três mais rápidos em sua estreia na Rotax
Max.
Na tomada de tempos o carioca estava garantindo a pole
position, até sofrer uma quebra na última volta e ficar com a terceira posição
para a largada. Na primeira corrida classificatória, ao reassumir a liderança
na última volta, ele acabou se tocando com outro concorrente e recebeu a
bandeirada na 11ª posição. Largando da última fila na segunda bateria
classificatória, o piloto de 15 anos de idade foi ultrapassando todos os
pilotos e estabelecendo a volta mais rápida, para vencer a prova. Só que foi
constatado que o painel frontal de seu Techspeed foi desarmado, e, com a
punição de cinco segundos, ele caiu para terceiro.
Partindo em sexto na Super Classificatória, logo na segunda
volta Gabriel Fernandes assumiu a ponta, abriu uma folga de dois segundos, e
nas duas últimas passagens ainda aliviou para economizar os pneus para a grande
final. Na Final Gabriel largou em terceiro e logo assumiu a ponta para vencer
com alguma folga.