O piloto goiano Gabriel Navarrete (Birel / Hiper Moreira / Lei Pró-Esporte do Governo de Goiás) participou no último sábado, dia 8 de maio, da quarta etapa do Campeonato Paulista Light RBC 2006.
Após participar na semana anterior da maratona que foi o Campeonato Pan-Americano de Kart na categoria Pré-Júnior, Gabriel passou apenas dois dias em sua casa, em Goiânia, e já partiu direto para a capital paulista para a disputa de mais este importante evento.
Já nos treinos livres da sexta-feira Gabriel foi muito rápido e esteve sempre entre os três primeiros. No sábado, pela manhã, também foi muito rápido e após liderar por muito tempo a sessão de aquecimento acabou terminando na quarta posição.
Assim, como o acerto parecia estar bom, Gabriel partiu confiante para a tomada de tempos. Após liderar a sessão até a última volta, com o tempo de 41s619, Gabriel acabou sendo superado por apenas 62 milésimos pelo piloto Jean Aguiar, que com isso conquistou a pole-position.
“Nosso kart está muito bom e venho para cima logo no começo para pular na frente e tentar me distanciar dos demais. O nível da categoria está muito alto e pelo menos cinco pilotos tem reais condições de vitória”, analisou o piloto de 12 anos.
Assim, de forma confiante, Gabriel alinhou seu kart no grid e veio para a prova. Após cair para terceiro na largada o piloto não desanimou e partiu para cima de Jean, que havia caído para segundo e Guilherme Silva, que liderava. Com quatro voltas completadas Gabriel já era o líder com Guilherme em segundo e Jean em terceiro. Mas, como já havia previsto, não seria fácil manter-se na ponta e, na volta seguinte, acabou sendo superado novamente por Guilherme e, mais do que isso, após pegar uma parte externa ao traçado ideal da pista perdeu também outras três posições caindo para o quinto lugar.
Novamente, muito concentrado, o piloto veio buscando superar seus adversários para atingir a liderança, mas, com onze voltas completadas, acabou se envolvendo em um toque com um de seus oponentes o que levou à quebra da manga dianteira direita de seu kart, o obrigando a abandonar a prova.
“Apesar de não ter terminado a prova tirei importante lições deste final de semana. Tínhamos um grande equipamento, muito bem acertado, mas, dei azar de ter quebrado uma peça que me impediu de continuar na prova. Estou certo que terminaria, na pior das hipóteses, em segundo”, resignou-se o piloto.