publicidade
11/08/2009 10:32

2009: um ano de vitórias para Jonathan Louis

Fonte: Renato Klein


Foto: Divugação

Jonathan Louis


2009 vai ficar marcado para sempre na memória do piloto paranaense Jonathan Louis (Pincelli/ Raceland/ apoio da Birel/ Bisa/ Nicrom/ Plascon – Plásticos Concórdia/ Levyplast/ TCD – Transportes Campos Dourados/ John Montagu Sandwich). Em todas as competições que disputou desde o início do ano ele subiu no pódio conquistando o título de campeão Brasileiro, bicampeão Sul-Brasileiro e vice-campeão Pan-Americano de kart.

Para quem esperava um ano difícil, de muitas disputas, o paranaense Jonathan Louis surpreendeu ao ser apontado como o melhor piloto brasileiro na categoria Graduados B. Isso porque ele se destacou em todas em todas as competições que disputou este ano. Louis venceu as duas primeiras baterias do Paranaense de Kart, depois de largar na pole. Apesar da competição ser um preparatório para o Brasileiro, John entrou na pista determinado a vencer, o foi o que aconteceu.

Ainda no primeiro semestre ele disputou o Sul-Brasileiro de kart, que acontece nas pistas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Apesar de chegar à decisão com 20 pontos atrás do, até então, primeiro colocado, na pista ele tirou a vantagem e de forma espetacular venceu a segunda bateria em Florianópolis garantindo o bicampeonato no Sul-Brasileiro de Kart.

No Rio Grande do Sul faltou pouco para ele conquistar o primeiro título internacional. No Pan-Americano realizado no Velopark em Nova Santa Rita, Louis venceu uma das baterias e na final travou um duelo incrível até a última curva, quando perdeu a ponta e o título. Mesmo assim ele se sagrou vice-campeão Pan-Americano de Kart. “Nesta prova fiz de tudo para me manter na frente, mas só Deus sabe o quanto foi difícil. Mesmo assim não fiquei desapontado porque foi uma bela prova onde perdi na última curva. Fiquei muito satisfeito com o resultado”, declarou o piloto na época.

Mas em julho veio o Brasileiro de Kart em Curitiba, no Kartódromo Raceland Internacional. Faltava no currículo este título nacional. Correndo em casa, com a torcida a favor e conhecedor de cada ponto do traçado, Jonathan Louis começou a competição sentindo a pressão de ter batido na trave cinco vezes. “Todos os Brasileiros que disputei sempre eu ia bem, mas de repente, por algum motivo o título escapava das minhas mãos. Não poderia acontecer de novo aqui em Curitiba”, disse. E não aconteceu. Sempre um dos mais rápidos, Louis andou forte nos treinos livres e na primeira sessão da tomada ele foi o mais rápido, mas na soma das duas sessões, por pouco não conseguiu a pole. Com muito tráfego na pista, a volta rápida acabou sendo prejudicada, mesmo assim ele fez o segundo melhor tempo. Nas duas primeiras baterias se manteve entre os ponteiros terminando em segundo. Na pré-final venceu a bateria com folga, cruzando a linha de chegada com mais de 11 segundos de diferença do segundo lugar e com isso largou na frente na grande final.

E por pouco o primeiro título Brasileiro de kart não acabou na primeira volta. Após ser tocado e sair da pista, Jonathan voltou em vigésimo e num show de pilotagem, impressionou a todos os pilotos, mecânicos e espectadores que estavam no Raceland. Mesmo com a visibilidade baixa devido a chuva que caiu durante toda a prova, Louis se aproximou dos ponteiros e na penúltima volta foi assumir a ponta quando rodou, deu um 360, mas continuou na pista. Na segunda curva, ou mais conhecida como curva da ambulância, superou o líder para vencer a prova e acrescentar ao seu currículo o título que ainda faltava, o de campeão Brasileiro de Kart. “Eu não sabia qual era a minha posição, pois tinha muita água na pista. Minha viseira ficava todo o tempo molhada e era difícil enxergar. Fiquei sabendo que era campeão quando o diretor de prova agitou a bandeira para mim. Nossa, nem imaginava que era campeão”, explicou o piloto de 14 anos após ser muito aplaudido e cumprimentado por todos no kartódromo.

Sem sombra de dúvida 2009 está sendo um dos melhores já vivenciado pelo piloto paranaense. Até o fim do ano ainda serão realizados outras competições e Jonathan Louis vai tentar superar seus limites e buscar mais títulos para sua coleção. Vontade e determinação sobram neste jovem talento.

  • Não há comentários cadastrados até o momento!