Um sábado marcado por acidente, quebras, protestos, homenagens e conquistas. Assim foi a 6ª e última etapa do Campeonato Maranhense de Kart, disputada na pista do complexo esportivo do Castelão.
Acidente: No final dos treinos livres realizados na parte da manhã, o piloto Fábio Pires entrou na grande reta a 150 km, quando perdeu o freio e decolou sobre uma das zebras, capotando por duas vezes. O piloto sofreu apenas uma pequena torção no calcanhar esquerdo, o que o impossibilitou de disputar a prova.
Tomada de tempo: Na Novatos, Maycon Azevedo foi o mais rápido, enquanto que na Graduados, mais uma vez houve empate na cronometragem entre Lucas Valadão e Matheus Alves (47s94) tendo assim Valadão conquistado a pole no critério de desempate.
1ª bateria:
Graduados - Lucas Valadão manteve a ponta e rumou para a vitória e deu um enorme passo para a conquista do vice-campeonato.
Novatos - Maycon partiu na frente, pressionado de perto por Thiago e Maurício, após cinco voltas, a pressão deu resultado e Thiago assumiu a ponta. Maycon ainda teve o azar de quebrar o escapamento, o que o obrigou a ir para o box fazer a troca, Thiago rumou para a vitória, com Mauricio em segundo e o estreante piloto de Imperatriz Felipe Policarpo em terceiro. William Camizão foi o quarto, Geraldo o quinto e Maycon chegando apenas na sexta posição.
2ª bateria:
Graduados - Lucas Valadão continuou na frente, seguido por Matheus Alves, mas após a terceira volta, uma das peças traseiras do kart 3 de Valadão se soltou e permaneceu pendurada e arrastando na pista. Parecia que o vice-campeonato viria para as mãos de Matheus Alves, pois quando todos imaginavam e esperavam que o Diretor de Prova Roberto Monteiro desse a bandeira de boxe para Lucas, Monteiro optou por deixar o piloto na prova. Lucas venceu, empatou em pontos com Matheus e no critério de desempate sagrou-se vice-campeão da temporada. Houve muito protesto por parte do boxe de Matheus, mas como manda o regulamento, não se pode contestar a decisão do Diretor de Prova.
Novatos - Na relargada Thiago manteve a ponta e partiu para a vitória e conquista, Mauricio foi o segundo e Maycon o terceiro. Após a prova, mais confusão e protesto, já que na vistoria dos motores, Roberto Monteiro levantou dúvidas sobre o estado dos motores de Thiago e Maurício, que acabaram lacrados e serão encaminhados para vistoria. Thiago foi proclamado campeão e Mauricio o vice. Mas, se for confirmada a irregularidade dos motores, o título passará para as mãos de Maycon Azevedo.
Homenagens: Após a prova, várias homenagens foram feitas. Primeiro foi passada uma gravação contendo a retrospectiva de 2005 e a mensagem de fim-de-ano do Kart Clube e em seguida pela primeira vez foram homenageados o piloto revelação e o piloto exemplo. Geraldo Filho foi a revelação do ano e William Camizão foi eleito pelos Dirigentes e pilotos como o piloto EXEMPLO de 2005. Marcelo Medeiros e Lucas Valadão (PGK) receberam o troféu de Campeão e Vice respectivamente, enquanto que Thiago Rocha e Mauricio, foram os Campeões da Novatos, além de carimbarem o passaporte para a categoria graduados em 2006.
Confira como terminou o Campeonato Maranhense de 2005:
Graduados:
1º MARCELO MEDEIROS 118
2º LUCAS VALADÃO 102
3º MATHEUS ALVES 102
4º CARLOS EDUARDO 42
5º DÃO 14
1º THIAGO ROCHA 109
2º MAURICIO 104
3º MAYCON 93
4º GERALDO FILHO 76
5º WILLIAM CAMIZÃO 71
6º IGOR GUERRA 60
7º ENE PIRES 23
8º DR. RODRIGUES 20
10º FELIPE POLICARPO 20
11º DANIEL FACUNDES 19
12º MARQUINHOS 15
13º FÁBIO PIRES 13
14º MARILSON 12
15º GUILHERME AMARAL 09
16º DAVID ABDALLA 06
17º WELLISON 00