publicidade
28/08/2006 14:28

Adriano Buzaid é destaque na Fórmula Ford Inglesa

Fonte: Assessos Assessoria de Comunicação


No último final de semana, a rodada dupla em Brands Hatch foi difícil para o representante brasileiro da Fórmula Ford Inglesa, Adriano Buzaid, 18 anos, da equipe Eucatex Premier Pet Eau Rouge Motorsport. No sábado, problemas no set up do carro o afastaram do podium e no domingo, um acidente o tirou da prova. “Quando estava em quarto lugar, me choquei com o quinto colocado, Steve Roberts. Foi uma pena, porque duas voltas depois os dois primeiros colocados bateram e eu teria chegado em segundo, mas pontuaria como primeiro, já que quem venceu foi o piloto convidado, o líder do campeonato australiano John Martin”, conta Buzaid. Neste final de semana há mais uma rodada dupla, a 13º e 14º etapas, desta vez em Knockhill.

 

No sábado, Adriano saiu em quarto e chegou em nono. O brasileiro largou bem, ganhando duas posições, mas o rendimento de seu carro foi caindo e ele finalizou a prova em nono. Buzaid explica que foram dois os problemas: não ter testado o motor Duratec neste circuito, já que só há um teste por ano, e um warm up de apenas 30 minutos. Nessa etapa, Nathan Freke (líder do campeonato) chegou em primeiro, Nick Tandy em segundo e australiano em terceiro, por isso Adriano pontua como oitavo. No domingo, Freke também bateu e ficou fora da prova. Sean Petterson chegou em segundo e Richard Tannahill em terceiro.

 

Adriano explica que o acidente do domingo aconteceu quando ele estava entrando na curva. "A traseira do carro escapou um pouco e caiu minha velocidade. O Steve Roberts, que vinha atrás, tentou desviar pra tentar uma ultrapassagem, mas bateu na minha roda direita, fazendo eu rodar e quebrando toda a minha suspensão traseira. Fiquei de frente pra pista, metade do carro na pista, metade na grama. Como era uma curva cega, os pilotos só me enxergavam quando entravam dentro dela, foi um Deus nos acuda. Alguns carros passavam tirando fina, o Peter Dempsey chegou a levar meu bico embora. Mas graças a Deus, não aconteceu nada, ninguém se machucou".

 

Na rodada dupla anterior, disputada Rockingham, Adriano venceu a etapa do sábado e chegou em quinto no domingo. Este campeonato é um dos mais tradicionais da Inglaterra e é disputado há 39 anos consecutivamente. Este ano são 20 etapas com a participação de 24 pilotos.

 

Resultados

 

11ª etapa, Brands Hatch, 26/8:
13 voltas / 29.91 milhas
1 Nathan Freke, UK/Kidderminster, Jamun, Mygale, 20m 06.954s
2 Nick Tandy, UK/Bedford, Ray, Ray, +3.036s
3 John Martin, AUS/Blackwater, Borland, Spectrum, +5.198s
4 Peter Dempsey, IRL/Ashbourne, Dempsey, Ray, +6.542s
5 Jay Bridger, UK/Horsmonden, Jamun, Mygale, +11.879s
6, Richard Tannahill, UK/Coleraine, Mills, Van Diemen, +12.062s

Volta mais rápida: Freke 1m 32.011s / 90.02 mph

 

12ª etapa, Brands Hatch, 27/8:
9 voltas / 20.71 milhas
1 Martin, 16m 04.081s
2 Sean Petterson, ZA/Walton, Jamun, Mygale, +3.336s
3 Tannahill, +6.162s
4 Jonny Baker, UK/Farnham Cmn, JLR, Van Diemen, +6.704s
5 Neil Tofts, UK/Old Harlow, , Mygale, +9.953s
6 David Mayes, UK/Staplehurst, Marque, Ray, +10.194s

Volta mais rápida: Martin 1m 32.594s / 89.46mph

 

Rockingham, duas semanas antes

O jovem piloto brasileiro Adriano Buzaid, de 18 anos, mostrou muita garra neste final de semana em Rockingham, na Inglaterra, onde aconteceu mais uma rodada dupla da Fórmula Ford. Ele venceu no sábado e ficou em quinto no domingo. “Graças a Deus a gente conseguiu a primeira vitória na classe A, a segunda melhor volta no sábado e a melhor volta no domingo”, comemora Adriano, piloto da equipe Eucatex Premier Pet Eau Rouge Motorsport, único brasileiro nesta prova. O líder do campeonato, Nathan Freke, chegou em segundo no sábado e venceu no domingo e se mantém isolado na liderança com 279 pontos.

 

Nas classificações no sábado, com pista seca, Adriano não foi muito bem. “Minha equipe e eu trabalhamos duro para conseguir as duas poles, mas, não acertamos direito os pneus e tivemos que nos contentar com um quarto e um terceiro lugares”. No mesmo dia foi disputada a nona etapa, que reservou fortes emoções. Primeiro aconteceu um desastre na primeira curva envolvendo quatro carros, entre eles estava Jay Bridger, que largou em terceiro. “Deus me salvou desse acidente, não me envolvi por um milímetro”, diz o piloto brasileiro. Ninguém se machucou, mas foi dada bandeira vermelha (a prova foi interrompida) para retirarem os carros.

 

Na nova largada, Adriano saiu bem e se mantinha em terceiro quando, depois da primeira curva, Richard Tannahill  foi para cima da traseira do carro do brasileiro. “O carro dele ficou como 90 graus, quase capotou, voltou para pista e ficou batendo na minha suspensão durante as duas primeiras voltas”, relata. Na terceira volta, Adriano conseguiu se livrar desse adversário e foi encostando no segundo. “Na quarta volta pulei para segundo, estava buscando o primeiro colocado, quando na sétima volta ele rodou sozinho, dando um 360 e caindo para a terceira colocação”, lembra Adriano, que soube administrar a liderança e terminou com 3.4 segundos de vantagem sobre o segundo colocado. “O setup do chassis, a relação de marcha e o motor estavam excelentes”, elogia.

 

No domingo, a pista estava molhada, com alguns trechos secos, Adriano largou em terceiro, mas cometeu um erro que lhe roubou várias posições. “Largamos de pneus slicks e na segunda curva, rodei e cai para 11º”, recorda. Na sétima volta, quando estava em oitavo, o sétimo colocado tirou-o da prova. “Voltei pra corrida na 11º colocação e na 12º volta já estava em  6º, mas aí só faltavam mais duas voltas”, explica. Como o segundo colocado é da categoria B, David Mayes, Adriano pontua como quinto.

 

A próxima rodada dupla acontecerá no final do mês, dias 26 e 27, em Brands Hatch, quando também será disputado o Campeonato da Fórmula-3, a F-F vai largar primeiro. “Vamos trabalhar forte e tentar melhorar  para  andar bem em Brands Hatch GP”, afirma Adriano. Desta rodada vai participar o líder do Campeonato Australiano de Fórmula Ford, John Martin. O campeonato inglês de Fórmula Ford é um dos mais tradicionais daquele país, onde é disputado há 39 anos consecutivamente.

 

Resultados

9ª etapa, Rockingham, 12/08/2006.

1 Adriano Buzaid, BRA/Bicester, Eau Rouge, Ray, 15m 47.344s
2 Nathan Freke, UK/Kidderminster, Jamun, Mygale, +3.445s
3 Nick Tandy, UK/Bedford, Ray, Ray, +3.477s
4 Sean Petterson, ZA/Walton, Jamun, Mygale, +4.824s
5 Christian Ebbesvik, NOR/Bergen, JLR, Van Diemen, +5.041s
6 Linton Stuteley, UK/Hexham, Spirit, Spirit, +16.417s
Volta mais rápida: Tandy 1m 06.442s /87.77mph

 

10ª etapa, Rockingham, 13/08/2006.

1 Freke, 19m 44.112s
2 David Mayes, UK/Staplehurst, Marque, Ray, +2.293s
3 Jay Bridger, UK/Horsmonden, Jamun, Mygale, +6.894s
4 Richard Tannahill, UK/Coleraine, Mills, Van Diemen, +7.712s
5 Ebbesvik, +8.182s
6 Buzaid, +18.802s
Volta mais rápida: Buzaid 1m 11.893s / 81.12mph

  • Não há comentários cadastrados até o momento!