publicidade
27/01/2011 11:21

ALERTA: Kartódromo de Lauro de Freitas pode ser demolido. E Arena Sapiens vive situação crítica após show

Fonte: Portal Kart Gaúcho/ Kart Motor - Erno Drehmer


Foto: ABK

O Kartódromo Lauro de Freitas depois dos eventos extra-kart


Que esporte sofrido esse nosso kartismo. Não bastassem as desorganizações aqui e ali, sabemos de tempos em tempos de possíveis fechamentos ou demolições de kartódromos. No ano passado noticiamos a possível demolição do Kartódromo de Natal, e agora duas situações críticas – uma nem tanto – estão sendo vividas por kartistas baianos e catarinenses. E, porque não dizer, vividas por kartistas de todo o Brasil, já que se trata de duas pistas que recebem eventos nacionais e de grande porte.

Caso 1 – O Kartódromo de Lauro de Freitas (BA), sede do Brasileiro e da Copa Brasil em um passado muito recente, corre o risco de fechar. A prefeitura e vereadores – sempre eles, os políticos – já efetuaram a doação da área para a construção de um Centro de Excelência de Judô, através da Lei Municipal nº 1392, de 22 de dezembro de 2010.

Pela imprensa os kartistas baianos receberam informações ameaçadoras de “colocação de pedra fundamental” e “início das obras”. No entanto, um acordo verbal com a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, garantia que os kartistas deixariam o kartódromo apenas quando outro fosse construído.

“Continuamos acreditando na palavra de Moema Gramacho e, por esse motivo convocamos todos os automobilistas baianos e os amantes deste esporte para a grande concentração que será realizada no próximo dia 5 de fevereiro, durante todo o dia, no Kartódromo Ayrton Senna, na Praia de Ipitanga”, diz Selma Morais, presidente da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB).

No dia 5 a FAB realizará a entrega de troféus as campeões da temporada 2010 e lançará o calendário de 2011, ao mesmo tempo em que a ABK realizará a Copa Verão, que tradicionalmente abre o ano do kartismo na Bahia.

Conversamos com Euvaldo Luz, veterano piloto baiano, que nos contou que no final de novembro do ano passado foi realizado o Desafio Internacional Super Motos. Logo em seguida, no início de dezembro, foi a vez do Show Power Reggae. 60 caçambas de areia foram jogadas dentro do kartódromo e as cercas foram destruídas. “Estão fazendo todo o possível para destruir o kartódromo”, lamenta o piloto e também diretor da Associação Baiana de Kart (ABK).

Segundo Luz, a concessão do kartódromo, pública, já venceu e a prefeitura pode “tomar de volta” o kartódromo sim. Mas, na pior das hipóteses, os kartistas baianos teriam que receber outro kartódromo. “Por conta do desafio de motos, o kartódromo ficou fechado por cerca de um mês, impedindo-nos de usá-lo”, lembra Euvaldo. Nunca é demais lembrar que o Campeonato Baiano é disputado ininterruptamente desde 1991 e de 3ª a domingo o Kartódromo de Lauro de Freitas é utilizado para treinos e aluguel de kart.

Em resumo, fechar o kartódromo é também tirar o ganha-pão de muita gente, desde mecânicos a auxiliares de pista. É também impedir os kartistas da região de praticarem seu esporte. Isso aconteceria se fosse um estádio de futebol?

E fica o questionamento ao órgão máximo e regulador do automobilismo: o que a Confederação Brasileira de Automobilismo pode fazer para impedir o fechamento do kartódromo baiano?

Caso 2 – Já em Santa Catarina, na praia de Canasvieiras, em Florianópolis, um dos mais novos kartódromos do Brasil, sede de dois Desafios das Estrelas, do Brasileiro e Sul-Brasileiro de 2010, vive uma situação menos preocupante. Mas que ainda assim assusta.

Depois da realização do Planeta Atlântida, um show de música muito tradicional em Santa Catarina – e também no Rio Grande do Sul – o Kartódromo Arena Sapiens teve sua “linda cara” mudada.

Além de ter tido diversos caminhões pesados no asfalto para descarregar e carregar toda a “traquitana” para montar o palco e seus acessórios, o kartódromo virou “terra arrasada”, como cita o jornalista Fábio Seixas em seu blog no site da Folha de São Paulo e como pode ser visto na foto abaixo, clicada pelo catarinense e ralizeiro Luis Tedesco.

Neste caso, por tratar-se de um kartódromo muito novo, sabe-se – ou espera-se – que rapidamente o Arena Sapiens volte a seu normal, já que deverá receber uma etapa do Sul-Brasileiro muito brevemente, provavelmente em junho.

Foto: Luis Tedesco

O Kartódromo Arena Sapiens após o show


  • 27/01/2011 12:00 Marcos Decezaris

    Na Bahia já venceu concessão de uso e a Prefa não está dando a minima...e em SC quem de verdade responde pelo kartodromo ?

  • 28/01/2011 08:30 Carlos Giacomello

    E a CBA faz olhos de mercador. Toda hora vemos noticias de que o autodromo tal tem problemas, o kartodromo tal vai ser demolido e, nada, nadica de nada, de ver algum movimento da nossa entidade máxima. Tentem fazer alguma coisa com s Stock Car para ver se eles não se mexem.Eles se orgulham dos mais de 11 mil pilotos filiados, mas aparentemente se importam apenas com os 34 da Stock.

  • 28/01/2011 16:19 Leonardo

    Vegonha em ambos os kartódramos. A prefeitura pouco se importa pois vale mais a um prefeito fazer um ginásio Poliesportivo do que somente manter um kartódramo, onde pessoas e mídia não vão parabeniza-los pelo feito. Uma pena pro nosso kartismo nacional.

  • 28/01/2011 16:52 Ney Goias

    Nao e so estes dois, o kartodromo de anapolis tbm esta sendo demolido aos poucos, aqui nao existe secretario de esporte, se tem so tem olhos pra futebol, a maior culpa e das federaçoes e a CBA que so preocupa em ganhar, se proporcionar lucro a eles, e rapidinho estao dentro, a opção e partimos pra kartodromo particular e fazermos campeonato sem intervenção da CBA, consegue juntar mais pilotos, e os custos sao metade do preço.

  • 28/01/2011 17:41 Kartista Catarinense

    isto é fichinha perto do que a federacao faz com os kartistas aqui de SC, fomos largados.. pagamos as taxas para correr e é isto que recebemos em troca.. uma das mehlores pistas do brasil largada e destruida... Parabens ao nosso grande Presidente Jairo

  • 29/01/2011 03:32 Diogo

    concordo completamente com o ney !

  • 30/01/2011 18:20 Ney Goias

    quero ressaltar o kartodromo de trindade proximo a gyn, vou mandar fotos pro kart gaucho colocar na midia, uma obra do prefeito sem participação da CBA, fizemos duas corridas ontem participou mais 30 pilotos, a grande vantagem nao tem a mão a CBA pra elevar os custos a taxa de inscrição com cronometragem era de 150,00 duas baterias de 25 voltas, com ambulancia e tudo mais, mais isso so e possivel sem a CBA, com ela a taxa subiria pra 1.500,00 afinal ela tem que ganhar um pouquinho. obs. este kartodromo começou porque o prefeito de trindade participa, gosta de kart, e houve um desentendimento entre ele e a federação goiana, por isso ele construiu, esta quase terminado falta bem pouco, e ja e otimo a pista e show, o traçado otimo. teremos campeonato a partir de março, venham participar todos, o preço e light. obrigado