O piloto Arthur Gaggini foi convidado no último sábado (6) a participar dos testes para avaliar as condições do “novo” Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), para atender às severas exigências da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Com a participação de 13 carros da Fórmula Brasil 1600, os testes aconteceram no último sábado, em Interlagos. Os objetivos dos testes eram a avaliação do novo asfalto, dos procedimentos de segurança e dos pontos de apoio em toda a extensão do autódromo.
A simulação foi baseada em uma corrida real, prevista para 12 voltas, com a participação de pilotos profissionais, selecionados entre diversas categorias do automobilismo nacional.
Após as 12 voltas no circuito, o diretor de provas do GP Brasil de Fórmula 1, Carlos Montagner, solicitou a todos os pilotos que comentassem os pontos avaliados. “Acredito que o asfalto melhorou bastante e está sem as emendas e ondulações das reformas anteriores”, disse Gaggini aos organizadores.
O piloto, que já havia participado de testes com carros da Fórmula São Paulo, considerou positivas as simulações e considerações da organização.
“Estes testes seguem o padrão internacional”, diz o engenheiro responsável pelas reformas, Luiz Ernesto Morales, destacando o novo asfalto, cujas ondulações anteriores eram alvo de críticas dos pilotos. “Tiramos algumas juntas transversais, colocamos asfalto SMA, que, por ser poroso, dá um gripping (aderência) maior e deixa a pista com uma característica mais uniforme. Além disso, aumentamos a entrada dos boxes para facilitar a entrada dos carros para os pit-stops”, afirmou Morales, prometendo a elaboração de um manual de manutenção para garantir que o autódromo conserve suas novidades em bom estado. Morales ainda enfatizou a importância da opinião dos pilotos que participaram da simulação e acredita que isto é um excelente parâmetro para avaliar as reformas.