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23/06/2011 16:51

Atitudes antidesportivas: temos quem as julgue e puna adequadamente?

Fonte: Portal Kart Motor | Erno Drehmer



Uma manifestação de um concorrente publicada no fim da tarde desta quarta-feira (22) pedia punição pesada a um piloto da Super Cadete, de 11 anos, pela qual passava banimento ou suspensão. Tal manifestação acabou tomando rumos indesejados, gerando comentários por vezes pesados e ofensivos e, por esta razão, retirados do ar.

Entendemos que comentários devem ser feitos de maneira a construir um caminho positivo – e que a manifestação do Sr. Claudio Drugovich tenha tentado ir por este caminho. E este caminho a ser seguido é o de orientação e determinação a TODOS os competidores para que usem apenas de atitudes DESPORTIVAS ao tentarem superar seus adversários na pista - e aqui não está sendo julgado o piloto citado na manifestação. O que se está é aproveitando para levantar um debate que a referida manifestação acaba por levantar.

Vemos pelos comentários – e por nossa própria vivência dentro das competições – que as atitudes antidesportivas que hoje são tomadas por muitos pilotos só são tomadas porque quem deveria inibi-las não as inibe, não as pune.

Vemos Comissários Desportivos sem o total conhecimento da função que exercem e sem o devido preparo para tal responsabilidade. Como são formados os Comissários Desportivos dentro das Federações? Na Gaúcha e na Mineira recentemente foram ministrados cursos de formação a estes e a novos comissários.

Como as outras federações administram esta situação? Como um comissário ou Diretor de Prova chega a esta função em um campeonato estadual ou regional? E que caminhos são traçados por um comissário desportivo ou Diretor de Prova até chegar a exercer estas funções na Confederação Brasileira de Automobilismo?

As leis existem, leis que procuram inibir atitudes antidesportivas, 99% delas tomadas em uma tentativa de ultrapassagem. Temos, de uma forma geral, comissários desportivos aptos a interpretar uma atitude de um piloto como desportiva ou antidesportiva? E, por consequência, aptos a punir ou não da forma adequada?

Mais uma vez convoco os verdadeiros donos do espetáculo, os pilotos, - e há quem não goste quando escrevo esta frase - agora para "fiscalizar" e cobrar se quem dirige o espetáculo tem competência para isto.

Acontecer uma atitude antidesportiva é culpa do piloto, deixar continuar acontecendo é culpa dos Comissários Desportivos. Inibam e punam as atitudes antidesportivas... e elas diminuirão, e muito!!!

  • 23/06/2011 17:50 Geovane Diniz Gonçalves

    CONFIAMOS NOSSOS FILHOS A UM ESPORTE DE ALTO RISCO E GOSTARÍAMOS DE PODER CONTAR COM OS DIRIGENTES NA PROTEÇÃO DA INTEGRIDADE FÍSICA DE NOSSOS REBENTOS,FAZENDO ELES CUMPRIR OS REGULAMENTOS EXISTENTES E PRINCIPALMENTE QUANDO DAS OPORTUNIDADES EM PALESTRAS,CONVERSAS,BRIFFING ANTES DE CADA PROVA E APÓS CADA SITUAÇÃO DE RISCO EXISTENTES EM PISTA ,PROVOCADAS POR UM OU OUTRO PILOTO.QUERO COLOCAR QUE INDEPENDENTEMENTE DE GESTÃO,FATOS ANTI DESPORTIVOS ACONTECEM EM DEMASIA,SEM NENHUMA PUNIÇÃO, DESDE SEMPRE.IMPORTANTE COLOCAR QUE PREPARADORES E MESMO FAMILIARES ACHAM " BONITO " UM PILOTO VENCER ESBARRANDO EM TODO MUNDO,COLOCANDO OS MESMOS COMO GRANDES VENCEDORES.JÁ VI VÁRIOS PILOTOS CRIANCINHAS SEREM ATENDIDOS EM AMBULATÓRIOS,VI VÁRIOS SEREM ENCAMINHADOS À HOSPITAIS,PODEMOS TENTAR EVITAR SIM ACIDENTES SÉRIOS,QUE A QUALQUER MOMENTO PODEM NÓS DEIXAR COM PROFUNDAS MARCAS E AOS NOSSOS FILHOS PILOTINHOS MUITO MAIORES E PARA TODA VIDA.

  • 23/06/2011 20:22 Marcio A.decezaris

    Esses acontecimentos/fatos pessoal que até podemos dizer assim "tornaram-se corriqueiros" já vem de tempos e devem continuar ou talvez serem protelados + uma vez...se atitudes e providencias imediatas não forem tomadas pela estirpe do kartismo nacional para coibir tais atos (impensados ou não)! Poderiam começar simplesmente com uma filmagem oficial completa, adequada e profissional das baterias dos campeonatos para dirimir e contrapor ditos acontecimentos, fora e dentro das pistas principalmente. Lembrem-se que o pior cego é aquele que não quer ver ou aquele outro que se faz de cegueta mesmo, capiche!

  • 24/06/2011 00:22 Alcindo

    Infelizmente enquanto não se colocarem pessoas habilitadas para as função desportivas, dificilmente teresmos resultados palpaveis, enquanto quem comissariar não for do meio, não tenha participado de corridas, não tenha vivido o lado de dentro da pista, como ja faz a formula 1, nada sera resolvido, vaidades, orgulho, presunção são as marcas mais evidentes do despreparo, mas, infelizmente caminhamos na direção oposta, até qdo? até o momento em q algo de mais serio ocorra e então pela dor chegaremos realidade.

  • 24/06/2011 09:57 Sidney Pereira

    Recentemente em Florianópolis no Sul-Brasileiro, pude experimentar um pouco da falta de preparo dos comissários. Ficou para mim demonstrado que muitos deles realmente não conhecem os regulamentos quando questionados sobre situações básicas e mínimas.
    Outra questão que deve ser abordada é a postura TRUCULENTA desses "profissionais" no momento em que são interpelados ou questionados, pois apresentei reclamação formal sobre uma irregularidade flagrante no procedimento de largada ocorrido na segunda bateria da categoria mirim, juntei foto, possuia filmagem, mas a postura dos comissários quando comunicaram a decisão perante meu filho (7 anos) provou o total despreparo. Numa bateria com 6 competidores, 5 cumpriram a regra e somente 1 não e NÃO FOI PUNIDO por isso. Assim, o que pensarão os outros competidores, podemos trapacear??? A vitótia está acima de tudo???
    Atitudes como estas geram grandes prejuízos para o espetáculo, para os pilotos, para o futuro.

  • 24/06/2011 14:27 Sergio Moraes Cardoso

    A real capacidade de julgamento dos comissários durante as provas de kart.
    Acredito que precisamos melhorar através de capacitação a média dos comissários, mas sobremaneira o esporte precisa disponibilizar mais meios de análise para os julgamentos pós corridas, vai aqui uma sugestão que teria custo muito pequeno para os organizadores e serviria para resolver um grande número de questões pelos diretores das provas, a simples instalação de câmeras individuais focadas para a frente e trazeira de cada kart na pista, um sistema simples e eficaz para punir ou ter condições de entender o que de fato ocorre em cada um desses infelizes acidentes, essas câmeras seriam da organização dos eventos e utilizáveis em vários karts no decorrer das etapas, seriam alugadas por cada equipe diretamente a organização ou a empresa autorizada pela organização, simples e barato.

  • 25/06/2011 21:07 Celso Nardi Filho

    Sinceramente é com muito pesar que comento tal artigo pois, acompanhando as competições de perto e sendo piloto tenho certeza que o caminho que está sendo seguido muito em breve nos trará péssimas notícias, visto que o poder político dentro das competições é mais forte que qualquer regulamento, infelizmente quem manda é quem detém o poder das influências e do dinheiro, a impressão que dá é de impunidade total, assim os pilotos podem fazer o que quiserem nas pistas sabendo que não haverá nenhum tipo de punição ou restrição, onde está o profissionalismo que é tão comentado, ou serve apenas como desculpa para arrecadar mais com inscrições cada vez mais altas, onde estão os comissários que em muitas corridas ficam batendo papo sentados no meio da pista, enquanto os piltos ficam batendo roda na pista, acho que está na hora de acabar com o bate papo e começar a trabalhar e justificar os valores pagos das inscrições.

  • 27/06/2011 10:31 Mauricio Diegues

    Na minha opinião o que mais temos que discutir é a capacidade de decisão dos comissários de prova e a formação destes "profissionais" ou que deveriam ser. Meu filho corre em vários campeonatos e o que tenho visto é que sempre são os mesmos comissários e os mesmos fiscais, por que isso acontece? Não temos formação de novos comissários, existem cursos de formação ou de reciclagem? A quantidade de comissários na pista é suficiente, pois eles só veem o que acontece com os ponteiros, lá atrás tudo é possível mas não permitido e ninguém vê. Estou de acordo com o Sergio Cardoso quando fala que os recursos oferecidos pelos organizadores são insulficientes, somente a Granja Viana é que oferece melhores condições mas devido a grande quantidade de pilotos e corridas deisam os comissários sem o tempo necessários de analisar os fatos. Muito do que acontece com os pilotos são erros vindos já da categoria mirim que não é bem avaliada pelos comissários por acharem que são muito pequenos e inocentes, mas o que e certo é de pequeno que se aprende.
    Precisa-se também acabar com o corporativismo, pois sempre que um comissário emite uma opinião os demais seguem para não contraiar, parecem que não tem julgamento próprio, mesmo quando são apresentadas provas de filmagem ou fotos eles quase sempre não voltam atras de suas decisões, e que muitas vezes cometem injustiças, e pela injustiça não quero dizer que são desonestos, pelo contrário tenho certeza que são pessoas idôneas. Não quero julgar se nossos comissários são bem ou mal formados, mas que seria necessário a reciclagem,a alternância dos mesmos nas pistas, mais condições de visibilidade e filmagens oficiais de todas as corridas para melhor análise dos comissários em fatos polêmicos, isso sim. Nós pais não podemos ficar aceitando tudo o que acontece de errado, temos que nos movimentar para corrigir os erros seja de nossos filhos, que estão aprendendo, seja da organização que nos cobra caro para participar das provas, temos que competir dentro das pistas e ser unidos fora dela, mostrar que além de tudo somos clientes e temos que ser bem atendidos pelos organizadores e pelos comissários, eu disse bem atendidos e não favorecidos, buscamos sempre a maior e melhor competitividade.

  • 27/06/2011 20:28 Narciso Mori Junior

    Participo do kart de BSB desde 1984, primeiro como piloto , chefe de equipe e nos ultimos quatro anos Virei Diretor de Prova np campeonato CBKE de endurance em BSB, participei ainda de comissario desportivo no Centro Oeste uma etapa , Eu estou escrevendo aqui porque nós nunca vamos conseguir mudar porque eles não tem interesse em aproveitar pessoas que realmente gostam de kart, porque nós queremos ver o kart como kartista e não como interesses pessoais, por esta razaõ que deixei de dirigir prova em Bsb, porque eu punia qualquer um que tivesse cometido , e isso não interessa o dirigentes espero que vcs consiguam um abraço a todos CIsão