O Campeonato Baiano de Kart 2006 chega à sua 6ª e decisiva etapa neste domingo (3), no Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas e não tem nada definido. Em todas as categorias pelo menos dois pilotos ainda têm chances de chegar ao título, demonstrando bastante equilíbrio. A grande decisão tem previsão de começar por volta das 11 horas e promete muita adrenalina para quem for conferir.
O Baiano de Kart será definido após a realização de seis etapas, com duas baterias cada, totalizando 12 baterias. Cada piloto tem o direito de descartar os três piores resultados, sendo dois entre as oito primeiras baterias e um entre as quatro últimas. O vencedor de cada bateria soma 11 pontos, o segundo nove e do terceiro em diante vai-se diminuindo um ponto. Somente na categoria Super Kart RD, a pole e a melhor volta valem um ponto cada.
Assim, os vitoriosos ainda podem somar 22 pontos e 24 pontos na SK RD, se o vencedor fizer a pole e a melhor volta. Apenas na categoria Honda, o piloto Diego Freitas apresenta uma vantagem muito grande, deixando as possibilidades do segundo colocado, Euvaldo Luz, praticamente, na matemática. Além de conseguir duas vitórias, Euvaldo tem que torcer muito para Diego não marcar nenhum ponto nas duas baterias.
Bastante calculista, Euvaldo Luz deve fazer uma corrida pensando no vice-campeonato, o que será uma grande conquista visto que Flávio Assis, Vicente Iniesta e Paulo Cunha estão bem perto e podem ameaçar a sua segunda posição. O resultado poderá ser considerado uma grande vitória já que a Honda é a categoria que apresenta a maior quantidade de pilotos graduados.
Nas categorias Super Kart 125 A e B, os líderes, a garotinha do kart baiano, Adrielle Sabarin e a revelação da temporada, Vitor Luz apresentam uma vantagem bastante confortável, mas a desistência, em apenas uma das baterias, pode lhes custar o título. Nas categorias Honda B, Super Kart RD e Cadete a disputa é por pouco pontos e a adrenalina será grande entre os pilotos.
Na Super Kart RD, a categoria que apresenta o maior número de pilotos. A disputa está concentrada entre Márcio Eduardo, de Vitória da Conquista e Tadeu Mascarenhas, de Salvador. Apenas dois pontos separam os dois e quem chegar na frente, nas duas baterias, deve ganhar. Outro piloto de Vitória da Conquista, George Gusmão, ainda tem chances matemáticas, mas além de vencer, torce contra maus resultados dos dois primeiros.
Na Honda B, Caíque Prata e Walter Júnior estão separados por apenas um ponto. Já na Cadete, Caio Vergne e Íkaro Freire estão empatados em primeiro, três pontos na frente de Ivan Gounin. Com patrocínio da Petrobahia, através do Programa FazAtleta do Governo do Estado, o Campeonato tem disputa nas categorias Honda A e B, Super Kart RD, Super Kart 125 A e B e Cadete.