Neste final de semana (4 e 5), o Campeonato Baiano de Kart 2006 vai fazer a festa no interior. A quinta etapa da competição será disputada na “Cidade das Oportunidades”, Vitória da Conquista que fica localizada na Região Sudoeste do Estado, a 527 km de Salvador. A disputa acontece no kartódromo de Rua Tapetão, que fica no Loteamento Itamaraty.
No sábado, o dia será reservado para os treinos de reconhecimento da pista, já que será a estréia do Tapetão no Campeonato Baiano e a maioria dos pilotos nunca andou lá. No domingo, a competição está com previsão de começar às 9 horas. Penúltima etapa da temporada, a prova será uma boa oportunidade para os pilotos que estão disputando os títulos definir o certame a seu favor.
Com patrocínio da Petrobahia, através do Programa FazAtleta do Governo do Estado, o Campeonato tem disputa nas categorias Honda A e B, Super Kart RD, Super Kart 125 A e B e Cadete, e deve reunir cerca de 50 pilotos da Bahia e Sergipe. A categoria Super Kart RD é a mais disputada e que deve atrair as maiores atenções, já que reúne um bom número de pilotos da Vitória da Conquista.
Nesta categoria, três pilotos disputam o título. Na primeira colocação está o piloto de Salvador, Tadeu Mascarenhas seguido dos pilotos de Vitória da Conquista, Márcio Eduardo e George Gusmão. “O campeonato deste ano é o melhor que disputei nestes últimos três anos. Tem muitos pilotos, em todas as provas e categorias, e temos também o patrocínio da Petrobahia, o que melhorou muito a estrutura como evento”, revela Tadeu Mascarenhas, o Bin Laden.
Tendo a música como profissão, Tadeu Bin Laden começou a andar de kart em 2004 e só conseguiu a primeira vitória na carreira na primeira etapa desta temporada. “Foi uma sensação indescritível, vários fatores estavam presentes: foi a primeira corrida da categoria RD aqui em Salvador, não foi uma vitória fácil, houve uma intensa disputa durante toda a corrida, e eu já tinha chegado muito perto em outras vezes. Minhas corridas são sempre dramáticas. Demorei para acreditar”, confessa o piloto.
Bastante carismático, apesar de disputar o Baiano há pouco tempo, Bin Laden já reúne uma boa legião de admiradores, até mesmo entre os adversários. “Estou muito concentrado no campeonato e acho que se mantiver a regularidade dos resultados tenho chances de ser campeão. Quando estou em um kart dou tudo que posso, mas, às vezes, não é o suficiente e o que fica para o espectador é conseqüência”, revela o piloto que é uma das atrações desta etapa do Baiano.
Outra atração da etapa será a categoria Honda, que reúne os pilotos mais graduados do kart baiano. Nesta categoria, a liderança é do experiente piloto Diego Freitas que acumula uma vantagem de 69 e lidera com folga já que o segundo colocado, Euvaldo Luz, soma 48, e o terceiro, Flávio Assis, soma 43. Mas nada está decidido já que mais de 40 pontos estão em jogo nas duas etapas que restam.
Ciente das dificuldades, o experiente Euvaldo Luz vai para Conquista confiante num bom resultado. “O Diego Freitas é um dos pilotos mais técnicos do kart baiano e é muito difícil superá-lo. Para isto é preciso se dedicar muito aos treinamentos, mas, infelizmente, não tenho tido muito tempo para treinar. Por isso, para ser Campeão vou precisar muito da sorte já que, na pista, tudo pode acontecer”, revela o piloto que segura a segunda posição com uma legião de grandes pilotos na sua cola.
Na Super Kart 125 A, a garotinha Adriele Sabarin lidera com 82 seguida de Adriano Belem, com 70 e Rodrigo Boa Sorte, com 39. Na Super Kart 125 B, com 81, Victor Luz abriu uma boa vantagem sobre Ricardo Ávila, com 58 e Sílvio Ricardo, com 57. Entre os Cadetes, Íkaro Freire segue na liderança, com 38 pontos, seguido de perto por Caio Vergne, com 35, e Ivan Gounin, com 25.