Neste sábado, dia 30 de setembro, o Kartódromo Waltinho Ferrari, em Brasília (DF), recebeu a sétima etapa do Super Centro Oeste de Kart, prova válida também pela quarta etapa do Campeonato Brasiliense de Kart.
Apesar de ter sido realizada a apenas duas semanas da última etapa, sediada em Anápolis (GO), a prova contou com a participação de 53 pilotos. Rafael Cançado, promotor do evento, explica a queda no número de inscritos. “Infelizmente com as mudanças que fomos obrigados a fazer no calendário no decorrer do ano acabamos nos deparando com essas duas provas com 15 dias de diferença. Isso acabou pesando no orçamento dos pilotos e foi uma das causas. Outro fator importante é a realização das eleições amanhã. Estamos na Capital da política do país e, aqui, o importância dada ao pleito eleitoral é muito maior que em outros locais. Vários pilotos e equipes estão envolvidos diretamente na campanha de algum candidato e hoje foi um dia fundamental”.
Com temperatura na casa dos 30º e a sempre baixa umidade relativa do ar as competições do dia começaram com a categoria Mirim. Mais uma vez a disputa pela liderança foi polarizada entre Pedro Fortes e Pedro Piquet. Fortes saiu da pole, mas foi pressionado por Piquet durante todas as voltas e assumiu a ponta na penúltima volta. Porém, em uma manobra desleal, Fortes reassumiu a ponta na última curva e recebeu a bandeirada
A prova da categoria Cadete também foi muito disputada. Gabriel Altino saiu da ponta, mas logo foi superado pelos irmãos Yago e Yuri Cesário. Mais algumas voltas e Gabriel Antônio também estava na disputa, em terceiro lugar. Os três pilotos passaram várias voltas andando juntos e a cada passagem pela cronometragem um deles liderava. Faltando duas voltas, Gabriel teve um problema mecânico e acabou abandonando a disputa. Assim, a vitória ficou nas mãos de Yuri, com Yago Cesário em segundo e Gabriel Altino, em terceiro.
Na seqüência os garotos das categorias Júnior e Júnior Menor tomaram o traçado. Diogo Ribas largou na ponta do grid geral, mas logo na primeira volta perdeu a liderança. O destaque da prova ficou por conta do piloto Pedro Henrique, da categoria Júnior, que foi muito rápido e venceu a prova com mais de dois segundos de vantagem após largar do sexto posto. Luis Felipe Nasr ficou em segundo e Bruno Neves, foi o terceiro. Já na Júnior Menor a vitória ficou com Matheus Vieira seguido por Diogo Ribas e Ítalo Leão.
Na prova das categorias Sênior “A” e “B” o goiano Cleyton Cesário dominou a etapa marcando a pole-position e vencendo na categoria “A”. O piloto abriu quase seis segundos de vantagem para seu irmão, Elon Cesário, que chegou em segundo após fazer bela prova de recuperação. Veberlei Gonçalves foi o terceiro. Rodrigo Piquet, líder do Campeonato, marcou a volta mais rápida. Na “B” várias disputas marcaram a prova onde não faltaram ultrapassagens e toques. Ao final das 21 voltas Thiago Rappa venceu com Aroldo Rodrigues em segundo e Marco Bernardes em terceiro.
A penúltima prova do dia reuniu as categorias Graduados “A”, “B” e Novatos. Na “A” a vitória ficou com Alex Justino e na Novatos com Júnior Sabino. A “B”, por sua vez, marcou a disputa mais emocionante da bateria. Alex Severo e Igor Veras andaram juntos as 22 voltas da prova e Alex mostrou muita competência ao suportar os constantes ataques de Igor para receber a bandeirada na ponta. Igor chegou em segundo a cinco décimos do líder e, na terceira posição, chegou Thércio Brandão.
Fechando as atividades da sétima etapa do Super Centro-Oeste vieram à pista os pilotos das categorias Master e Sprinter 400. Sérgio Simão marcou a pole e largou muito bem, deixando a disputa da segunda posição para trás. Luiz Cordeiro, Fábio Oliveira, Thiago Azallini, Luiz Antônio e Rogério Mesquita formaram um bloco e durante quase todas as voltas da prova se revezaram nas primeiras posições. Da metade da prova para frente, Simão abriu quase dois segundos de vantagem e administrou a liderança da Sprinter 400 até a bandeirada. Luiz Cordeiro acabou ficando com a segunda posição e Thiago Azallini completou o pódio. Na Master, Luiz Antônio garantiu a vitória com Álvaro Rondon em segundo e Chicão Nitro, em terceiro.
O Super Centro-Oeste agora parte novamente para Goiás, mais precisamente na cidade de Goiânia, onde fará no dia 29 de outubro a sua oitava etapa, válida também como a quarta etapa do Campeonato Goiano.