Foi um fim de semana literalmente acidentado para o brasileiro
“Como kartista, já passei muitas vezes por fins de semana assim. É coisa normal do nosso esporte”, pondera Jimenez. “Mas eu sei que fiz um bom trabalho, pois praticamente não houve momento algum em que não tivesse algum problema. Eu encaro isso como parte da formação de um piloto – eu tenho que corresponder com 100% do meu desempenho haja o que houver. Então, ter ficado entre os pilotos que pontuam foi excelente”, completa.
As dificuldades já começaram nas tomadas de tempo, quando a borracha deixada pelos carros da GP2 (que também competia em Valência) mudou de tal forma a aderência que transformou a disputa pela pole em uma loteria e causou várias rodadas. “A diferença de tempo do meu primeiro jogo de pneus, quando ainda não havíamos ajustado o carro às condições da pista, para o segundo jogo foi de incríveis oito décimos de segundo. Isso é demais”, conta Jimenez, um dos poucos que não rodou na classificação de Valência.
Sérgio acabou conquistando o sétimo no grid. Na corrida, mais uma surpresa: “O câmbio não aceitava reduções de marcha e, por isso, na largada, perdi quatro posições. Só depois que encontrei uma maneira de fazer reduções eu voltei a andar rápido, mas mesmo assim mais lento do que poderia, pois tinha que fazer os engates de marcha com cuidado, senão havia até o risco de não engatar e sair direto em uma curva”. Jimenez se recuperou e terminou a prova em sétimo, o que também não o ajudou muito: na F-3 da Espanha, o grid da segunda corrida é o resultado da primeira prova, mas com os seis primeiros colocados
O problema no câmbio foi sanado para a segunda corrida. Na largada, Jimenez ganhou duas posições e passou a pressionar o quarto colocado, que vinha também colado ao segundo e terceiro posicionados na prova. Na quarta volta, o espanhol Roldan Rodriguez (Campos Racing), que havia sido superado por Jimenez, tentou forçar a passagem e jogar o brasileiro para fora da pista – e foi depois penalizado com um drive-through. Após a batida, Sérgio recuperou-se e voltou a encostar no quarto colocado somente no fim da corrida. “Eu tive que ter paciência, tentar ficar com a cabeça no lugar para controlar as situações que iam acontecendo. É verdade: o resultado do fim de semana poderia ter sido muito melhor, mas a gente tem que fazer o que dá com o que tem nas mãos.” O vencedor da segunda prova, Marco Martinez, conseguiu manter a primeira posição mesmo estabelecendo voltas 0s7 mais lentas que as de Jimenez.
A próxima rodada dupla do Campeonato Espanhol de Fórmula 3 está marcada para o dia 30 de abril, em Magny-Cours, na França.
Resultado da primeira etapa:
1) Marco Barba (ESP), equipe Campos Racing
2) Roldan Rodriguez (ESP), Campos Racing
3) Manuel Saez-Merino (ESP), GTA
4) Nicolas Prost (FRA), Racing Engineering
5) Carlos Iaconelli (BRA), Elide Racing
6) Marcos
7) Sergio Jimenez (BRA), Racing Engineering
8) Arturo Llobel (ESP), GTA
9) Máximo Cortes (ESP), Igi Tec Racing
10) Nico Verdonck (BEL), Llusia Racing
Melhor volta: Manuel Saez-Merino
Resultado da segunda etapa:
1) Marcos Martinez (ESP), Racing Engineering
2) Carlos Iaconelli (BRA), Elide Racing
3) Marco Barba (ESP), Campos Racing
4) Nicolas Prost (FRA), Racing Engineering
5) Sergio Jimenez (BRA), Racing Engineering
6) Ricardo Rissati (ARG), Igi Tec Racing
7) Nil Monserrat (ESP), Elide Racing
8) Máximo Cortes (ESP), Igi Tec Racing
9) Nico Verdonck (BEL), Llusia Racing
10) Miguel Molina (ESP), Racing Engineering
Melhor volta:Roldan Rodriguez
Classificação do Campeonato Espanhol após duas etapas:
1) Marco Barba (ESP), 20 pontos
2) Marcos Martinez (ESP), 16
3) Carlos Iaconelli (BRA), 15
4) Nicolas Prost (FRA), 12
5) Roldan Rodriguez (ESP), 11
6) Manuel Saez-Merino (ESP), 9
7) Sergio Jimenez (BRA), 8
8) Ricardo Rissati (ARG), 4
9) Máximo Cortes (ESP) e Nil Monserrat (ESP), 3
10) Arturo Llobel (ESP), 2