Campeão brasileiro de kart pela Júnior em 2009, André
Pedralli vive agora uma nova aventura. Aventura? Que nada. O piloto paranaense
vive, na verdade, os encantos de exercer sua profissão, a de engenheiro mecânico,
no automobilismo europeu.
Compondo a Hitech, equipe responsável por toda a parte
técnica nos carros da W Series, a primeira categoria exclusivamente feminina do
automobilismo mundial, Pedralli está usufruindo de sua primeira oportunidade de
trabalho na Europa.
André Pedralli, 24 anos, que hoje está morando na Inglaterra,
formou-se engenheiro mecânico em 2017 em sua cidade, Cascavel, no Paraná. Foi
lá que ele iniciou sua carreira no kartismo para, mais tarde, competir também
na Fórmula 4 e Fórmula 3.
Após se formar em 2017, Pedralli foi para a Inglaterra para
fazer um “short course”, um curso rápido para encaminhar seu mestrado em
Motorsport Engineering, que deverá concluir no final de 2019. Envolvido em
cursos de engenharia voltados aos carros de competição desde 2016, Pedralli
esteve neste meio tempo no departamento de engenharia da Porsche no Brasil,
comandado por Dener Pires.
“O Dener foi quem
primeiro abriu as portas para mim. Estive lá dentro por quase duas temporadas,
quando ganhei muita experiência, o que foi fundamental para que eu desse início
em minha carreira na Inglaterra”, lembra, agradecido, André Pedralli.
Por intermédio de Rodrigo Contin, que chefiava as operações
da Hitech no Brasil, Pedralli visitou a sede da equipe inglesa em 2017. Lá, em
contato com Oliver Oakes, campeão mundial de kart em 2005 e proprietário da equipe,
o paranaense encaminhou uma conversa para trabalhar no time.
“A primeira vez que
fui na Hitech foi para conhecer a equipe e isso graças ao Rodrigo Contin, que
também me apoiou e ajudou muito nesse tempo todo”, recorda Pedralli. “Depois, tive um novo contato, mostrei meu
currículo para o Oliver e falamos sobre a possibilidade de eu integrar a
equipe, o que acabou acontecendo”.
André Pedralli, que continua fortemente focado nos estudos,
é atualmente um dos “race engineer” da Hitech, que coordena toda a parte
técnica na W Series. “Sou um engenheiro de
corrida, aquele que fica no pitwall e fala com o piloto pelos fones”, explica
André Pedralli. “Dentre as minhas funções
está também definir a estratégia de treinos, de pneus e de setup do carro”, finaliza,
orgulhoso, aquele que, aos 14 anos, foi campeão brasileiro de kart e hoje
inicia uma promissora carreira em um dos polos do automobilismo mundial.