Uma nova categoria para o kartismo brasileiro foi apresentada durante a primeira fase do Campeonato Brasileiro. Com o intuito de preencher uma lacuna existente entre as categorias Cadete e Júnior Menor, o equipamento da MINI 2T foi exposto no kartódromo e algumas voltas na pista foram realizadas para apresentação no dia 11 de dezembro.
A MINI 2T, batizada desta forma como alusão à 60 MINI - categoria de grande sucesso na Europa e base de formação de jovens pilotos entre 8 e 11 anos no Velho Continente - utiliza motorização nacional da fabricante KTT Kart. O motor de 125cc, baseado em um modelo de linha da fabricante sediada em Itu (SP), foi desenvolvido com o conceito de simplicidade e economia. O cabeçote refrigerado à água foi substituído por um refrigerado a ar e a potência foi reduzida através de reconfiguração do motor e o uso de um escapamento especial para a categoria, o que trouxe o equipamento a padrões semelhantes à 60 MINI europeia.
“Trabalhamos muito no desenvolvimento e reconfiguração do motor junto com a KTT, o preparador Tibola e o Mario Sergio, da Kart Mini, que nos apoiou nesse projeto. Através da troca de informações com equipes europeias, tiramos os parâmetros dos equipamentos deles em termos de velocidade e diferença de tempos entre as categorias 60 MINI e OK Junior, e aplicamos estes parâmetros aqui.” afirma o empresário Ricardo Fávaro, proprietário da MotorBiz Marketing Esportivo, empresa responsável pelo projeto.
Os parâmetros europeus foram somados a demandas da CBA, como a de manter a categoria em uma performance intermediária entre a atual categoria Cadete, que utiliza motores Honda de 4 tempos, e a Júnior Menor, que usa motores de 2 tempos específicos para competição.
“Durante 2021 estivemos com o nosso produto em várias pistas, como o Speed Park em Birigui, Aldeia da Serra em São Paulo, Beto Carrero em Penha e o Raceland em Curitiba, testando e coletando informações. Hoje temos um motor que se assemelha muito à performance dos motores europeus e atende aos requisitos da CBA” complementou Fávaro.
A categoria está agora sendo oficializada em vários campeonatos regionais. Os organizadores da Copa Itu foram os primeiros a formalizar acordo com os organizadores da MINI 2T para a próxima temporada. Da mesma forma, a V11 Cup, realizada em Aldeia da Serra, também será uma das competições que terão a MINI 2T em seus grids. Além destas, estão sendo concluídas negociações com outras praças, que serão anunciadas em breve, bem como a participação da categoria em competições nacionais.
“Tudo está seguindo como planejado e estamos muito contentes com isso. Desenvolvemos o motor em 2020, aprimoramos em 2021 e a temporada 2022 será de consolidação da categoria a nível regional e nacional. Temos um produto nacional, barato, confiável, com fácil operação e manutenção, suprimento de peças a pronta entrega e performance semelhante aos que são utilizados na Europa e Estados Unidos Além disso, vamos preencher uma lacuna no kartismo nacional e auxiliar na formação de nossos pilotos, que são nosso conceito e objetivo principais” finalizou Fávaro.
“A CBA apoia todas as iniciativas que visam desenvolver o kart. Esta do Ricardo Fávaro, que tem bons parceiros, está alinhada com o que é feito na Europa, que também é o nosso objetivo. Vamos ver de que maneira aproveitar a categoria nos eventos nacionais” disse Binho Carcasci, Presidente do CNK, o Conselho Nacional de Kart.