publicidade
12/08/2009 13:21

CBA anuncia nova Júnior Menor para 2010

Fonte: Wagner Gonzalez - Assessoria de Imprensa CBA


Foto: Kart Mni/ Divulgação

A Comissão Nacional de Kart (CNK) está finalizando os detalhes da nova categoria Júnior Menor, que a partir de 2010 passa a ser uma fase intermediária entre os pilotos das atuais categorias Cadete e Júnior. O objetivo da nova categoria é facilitar tanto o progresso desportivo dos pilotos quanto parcelar o investimento necessário para a prática do esporte, como explica o presidente da CNK, Rubens Gatti:

“Ao manter o chassi e trocar apenas o motor estamos diminuindo sensivelmente o investimento necessário quando o piloto atinge o limite de idade para participar da categoria Cadete.”

O primeiro protótipo da nova categoria Júnior Menor já foi testado no circuito da Granja Vianna, em Cotia (SP), por uma equipe de desenvolvimento da fábrica Kart Mini e, segundo Felipe Giaffone, conselheiro do CNK e Comissário Desportivo do GP Brasil de F1, o novo conjunto foi aprovado:

“O motor refrigerado a água foi instalado em um chassi da categoria Cadete e funcionou sem problemas. Um ponto importante considerado nesse projeto é um kit de prolongamento dianteiro do chassi, que permite instalar os pedais mais à frente e atender aos pilotos que já estão ficando grandes demais para o kart normal.”

Binho Carcasci, que completa o time de dirigentes da CNK, destacou que “pela nova fórmula, quando chegar o momento de passar da Júnior Menor para a Júnior o investimento ficará restrito praticamente à troca de chassi.” A CNK ainda estuda a nova estrutura de idades para formar a nova categoria, definição que será tomada após uma série de reuniões com representantes de equipes e de pais de pilotos. Tal mudança deverá afetar as categorias Mirim, Cadete e Júnior.

  • 12/08/2009 13:36 Speedkart

    DEIS DE JA VENHO PARABENIZAR A ATITUDE DA CNK EM QUERER BAIXAR OS CUSTOS DA JUNIOR MENOR AGORA VALE RESSALTAR QUE O CUSTO MAIOR DA CATEGORIA NAO E SO EQUIPAMENTO. E TAMBEM O PESO POIS ALEM DOS PILOTOS ESTAREM GRANDES ESTAM PESADOS TAMBEM OS 133 KG DA CATEGORIA JA E INSUFICIENTE,PENSEM TAMBEM EM BARATIAR A CEDULA ESPORTIVA,INSCRICOES,ALUGUEL DE MOTORES, PNEUS,E AMENTEM O PESO POIS 133KG E POUCO

  • 12/08/2009 14:07 Ricardo Fávaro

    Muito bom! Esse conceito já está sendo exprimentado na Granja Viana, com a categoria Super Cadete (com Fireball). Embora ainda haja poucos participantes, certamente representa o futuro, pois é notório que os nossos pequenos pilotos da cadete já superaram há tempos o atual equipamento que utilizam. Mas penso que a mudança de equipameto precisa realmente ser acompanhada de um ajuste na idade das categorias, pois hoje existe uma incompatibilidade nisso. O nível dos pilotos está muito alto e eles são cada vez mais precoces. A maioria dos Cadetes já poderiam perfeitamente utilizar esse novo conjunto e acredito que os Mirins que vemos nas pistas poderiam perfeitamente andar como Cadetes. Na verdade, não vejo a menor necessidade dessa categoria Mirim. Coloquem os Mirins andando com os Cadetes, com os mesmos motores, e verão grandes disputas. Parabéns CBA / CNK, evoluir é preciso e pensar no futuro é essencial (apenas não descuidem do presente).

  • 12/08/2009 14:08 Fabio Rimbano

    Gostaria que ficassem bem atentos com essa mudança de pedais pois pode machucar mais os pilotos com uma batida frontal. O que faço com o chassi de meu filho que deve ter mais um ano de junior menor, jogo no lixo?. Tenho que voltar a comprar um cadete ou meu filho vai poder ir para junior com 12 anos? Cuidado para não estragarem o que esta certo, coisa que vcs estão ficando mestre.

  • 12/08/2009 14:40 Geovane Gonçalves

    AS IDADES PARA CADA CATEGORIA É COISA MUITO SERIA,PRINCIPALMENTE AS DOS MIRINS QUE ACREDITO NÃO PODE SER ALTERADA,JÁ ESTA NO LIMITE E É QUASE JUSTA.TALVEZ A CADETE POSSA SER MAIS CURTA,LEVANDO EM CONTA QUE NA MIRIM APRENDERAM BASTANTE.POR SEGURANÇA AS GRANDES PROVAS TERIAM QUE TER UM CRITÉRIO DE EXPERIÊNCIA PARA ANALISAR A PARTICIPAÇÃO DE UM PILOTO OU SEJA TER PARTICIPADO DE PROVAS REGIONAIS.A DEFINIÇÃO DAS IDADES PARA AS CATEGORIAS MIRIM,CADETE,JUNIOR MENOR E JUNIOR É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA NÓS,MUITOS ESTÃO NO MEIO DE UMA PROGRAMAÇÃO DE PREPARAÇÃO DE UM FUTURO POSSÍVEL REPRESENTANTE NO AUTOMOBILISMO MUNDIAL ,PROJETOS BEM ELABORADOS DE PREPARAÇÃO ESTÃO EM ANDAMENTO E COM MUITOS RESULTADOS COMPROVADAMENTE SATISFATÓRIOS,NOSSO ATUAL NÍVEL DE PILOTOS MIRIM E CADETES ( ALGUNS JÁ PRONTOS PARA JUNIOR MENOR E COM EQUIPAMENTO 2009 )É FANTÁSTICO .FICAMOS AQUI NA TORCIDA PARA QUE TODOS SEJAM BENEFICIADOS E QUE TUDO SEJA DECIDIDO E DIVULGADO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL,PRECISAMOS REPROGRAMAR NOSSOS RUMOS COM ECONOMIA E NOTICIAS DE ULTIMA HORA TRIPLICA O PREÇO DE TUDO.

  • 12/08/2009 14:41 Marcelo

    Acho que a CNK deveria fazer uma enquete disso antes de regulamentar, para poder avaliar os prós e contras. Só uma pergunta, como todos sabem após o brasileiro os Cadetes que vão subir de categoria,já começam os treinos. E quem já comprou e já está treinando com o Kart maior? Vende ele e compra um cadete alongado.... E os bicos da carenagem vão ser alongados também? Tudo o que é pensado e programado a tendencia de acerto é muito grande ao contrário do que é no derepente.......Cuidado CNK, seus erros tem sido maiores que os acertos e vocês são em três.....

  • 12/08/2009 14:55 Geovane Gonçalves

    MEU AMIGO RICARDO FAVARO,DEVEMOS LEMBRAR OS RISCOS DE DANOS FÍSICOS NESTAS CRIANÇAS DE SEIS E SETE ANOS FICARA MUITO MAIOR COM ELES EM EQUIPAMENTOS VELOZES COMO SÃO OS ATUAIS CADETES ,NA MIRIM NUMA VELOCIDADE MENOR DO QUE A CADETE JÁ TIVEMOS MUITOS E MUITOS EXEMPLOS DO QUE FALO ,COM VELOCIDADES ATINGIDAS PELOS CADETES ESTAS PEQUENAS CRIANÇAS PODEM SER COLOCADAS NUM PERIGO MUITO GRANDE.A MIRIM NÃO PODE SER COM RISCOS EXTREMOS ,ESTA BOA NO JEITO QUE SE ENCONTRA.TENHO CERTEZA QUE TODOS PAIS DA MIRIM PENSAM COMO EU.O MEU FILHO DEVE SER CADETE NO ANO QUE VEM DEPOIS DE QUATRO ANOS FEDERADO NA CATEGORIA MIRIM ,ACREDITAMOS PIAMENTE E COM TESTEMUNHAS ILUSTRES QUE FIZEMOS NOSSO SERVIÇO PARA A CATEGORIA ,AGORA É O FUTURO QUEM DEVE FALAR MAIS ALTO.

  • 12/08/2009 15:07 Geovane Gonçalves

    RICARDO, IMAGINE UM CADETE (COM CINCO ANOS DE EXPERIÊNCIA EM PISTA )BATENDO A CEM KILOMETROS POR HORA EM UM CADETE (ESTREANTE E SEM HABILIDADE )DE SEIS ANOS PARADO.AGORA IMAGINE UM CADETE DE SEIS ANOS BATENDO A CEM KILOMETROS POR HORA EM OUTRO PARADO,AGORA IMAGINE ISTO ACONTECENDO A TODO MOMENTO ,EM TODOS TREINOS E CORRIDAS DURANTE O ANO TODO .VAI DAR M........... OS DE SEIS E SETE ANOS DEVEM SER PROTEGIDOS E RESGUARDADOS SEMPRE (E MUITOS DE OITO ANOS DEPENDENDO DO PORTE FÍSICO ,TAMBÉM )

  • 12/08/2009 15:38 Jairo

    Tanta coisa para melhorar, estão querendo modificar o que está funcionando. Colocar um motor forte num chassis que não oeferece segurança é sinônimo de morte. Em Curitiba já morreu um piloto cadete assim.A CNK tem que trabalhar para reduzir os custos atuais (Pneus, Chassis, peças, carteira, etc) e voltar a ter grids numerosos!Imagina se algum piloto PJMK vai querer voltar para um chassi de cadete.

  • 12/08/2009 15:55 Andrea

    Meu filho corre na Junior Menor (tem 12 anos agora) desde o ano passado pq era muito grande para a cadete...não sei se o chassi alongado funcionaria, pois ele hoje corre com banco 4.5 de adulto!! Detalhe...ele é magro e assim mesmo não pode fazer o Light, o Paulista e o Brasileiro porque passa do peso de 133 Kg da categoria....ele participa da Junior GB30 na Granja e já entra na corrida no limite dos 145 Kg sem gasolina, pois de macacão e capacete ele pesa 60 kg!! Pode ser interessante uma Super Cadete como tem na Granja, mas as idades e peso precisam ser adaptadas de acordo com as necessidades das novas categorias e da garotada que está ai andando...na categoria dele não somos os unicos que temos problemas de peso, temos que "aliviar" o máximo possivel para conseguir sermos competitivos...

  • 12/08/2009 17:01 Geovane Gonçalves

    A SUA PREOCUPAÇÃO JAIRO TEM BASTANTE PROCEDÊNCIA E DEVE SER LEVADA A SERIO MESMO,DE VERDADE É COISA MUITO SERIA......

  • 12/08/2009 18:32 André P.

    concordo com o Jairo!pra mim tem que deixar do jeito que ta! ta funcionando assim entao dexa! tem um monte de coisa pra melhorar, e só tao fazendo coisa que vai atrapalhar muitos!! com esse motor e esse kart os mlks vao andar no tempo dos graduados! ai querem ter segurança ne! o bom é que a cnk ta querendo baixar os custos, disso eu so a favor, mas tem que baixar os custos de inscriçao, cartera, pneu etc! sorte minha que esse é meu ultimo ano de jr, vo escapa dessa bagunçaabraço a todos.

  • 12/08/2009 19:27 Kartistas.org

    Confira a postagem do blog www.kartistas.org sobre o assunto.

  • 12/08/2009 21:17 Carlos

    Queria saber uma coisa tenho dois filhos um corre de PJMK e o outro de PCK.O que anda de PJMK este primeiro ano dele e já no limite do peso e deve ficar mais um ano,o que anda de PCK não anda mais o restante do ano por que passa peso eu ja comprei seu kart para ele começar a treinar PJMK,faço uma pergunta aos amigos dirigentes da CBA vou ter que vender e comprar todo equipamento para eles poderem andar,sendo que meus filhos são grandes.

  • 12/08/2009 21:44 Carlos

    Queria fazer mais uma pergunta,se o piloto vai andar com o chassi de cadete na PJMK,quando ele mudar para PJK o custo será o CHASSI,sendo que os CHASSI serão diferente ai vem(EIXOS,RODAS,ESCAPAMENTOS,CUBOS DIANTEIROS E TRASEIROS DE VARIOS MODELOS E OUTRS COISAS)será que vai ficar mais barato,pra quem tem dois filhos.

  • 13/08/2009 13:48 Ricardo Fávaro

    Geovani, como eu disse, precisaria haver uma mudança nas faixas etárias das categorias de base. Nesse sentido, muitos dos pilotos Cadete de hoje estariam correndo com o motor 2 tempos. Vamos esquecer a nomenclatura das categorias, a CBA tem que tomar cuidado com a comunicação, acho que isso está gerando a maior confusão. Vamos pensar assim: pilotos iniciantes (6 até 9 anos, talvez) andam de motor 4 tempos. A diferença de velocidade entre Mirim e Cadete atuais não vai impactar na segurança. Concordo em uma regulamentação que permita selecionar os pilotos aptos a correr. Se não atingir um determinado nível, não pode correr, sinto muito, por favor treine mais. O segundo nível compreenderia os pilotos já mais experientes, com idades entre 9 e 11 anos talvez. Esses usariam o motor de 2 tempos no kart pequeno. Esses carinhas já superaram o motor 4 tempos há muito. Olhem as corridas de cadete, parece autorama. Ninguém freia, ninguém "usa o kart" em uma ultrapassagem, todo mundo fica coladinho esperando o outro errar. Alguém aprende com isso?

  • 13/08/2009 14:33 Marcelo

    Pessoal vamos deixar de demagogias e falar sério. Se estivessem preocupados realmente com ¨custos¨ teriam que baixar primeiro as taxas e inscrições. Vou ser bem sincero, o GP Brasil de Itú foi cancelado e por coincidencia foi transferido o Brasileiro de shifter para a Granja que por um acaso e de um dos integrantes da CNK, logo após, essa mudança da Junior menor que mais uma vez (coincidencia de novo) tem a super cadete na Granja. Agora se não é isto que está acontecendo vocês me desculpem, mas é isto que está transparecendo. Trabalhem pelo Kartismo e não somente por interesses proprios.

  • 13/08/2009 14:57 Marcelo

    Mais uma coisa, essa nova Diretoria da CNK deveria ter um pouco mais de consideração por quem realmente está no Kartismo, eles nos ignoram totalmente, até agora não fiquei sabendo de nenhum preparador que foi consultado ou ao menos perguntado o que as equipes e Pais acham dessas modificações? Nós deveriamos ao menos ser ouvidos. Fica a minha reclamação e o meu descontentamento com essa administração que não respeita a Familia do Kart.

  • 13/08/2009 17:02 Gustavo Ferreira

    Senhores,Estas alterações esdrúxulas sem dúvidas vão somente colocar a segurança de nossos filhos em risco. Se existe a intenção de baixar custos o caminho não é por ai.Além do mais, nós que pagamos para manter este esporte, já não aguentamos mais financiar a vaidade e/ou os interesses ocultos desses grupos.Existem maneiras, e todos sabem quais são, de baixar os custos, basta os "cabecinhas de pica pau" estarem realmente disprovidos de seus interesses pessoais e financeiros.

  • 14/08/2009 23:48 Valeria

    Lamentável!!! É muito triste ver pessoas que estão ligadas ao kart, que se dizem amantes do kart, mas que estão mesmo preocupados em interesses próprios. Até agora não vi o meu custo diminur assim como estão defendendo. Um exemplo é a filiação dos pilotos que o preço DOBROU da ano passada para esse. Não sei que idéia é essa de que dessa forma o custa diminuirá. Para o meu filho isso não será problema, pois ele já iria trocar de categoria mesmo, mas se ele não mudasse o que eu faria com o chassi de junior menor e tudo mais relacionado a esta categoria? Comprar novamnete chassi cadete? Meu filho não iria andar de jeito nenhum, andar para trás na evolução dele. Nessa mudança eu só vejo aumento de custo, principalmente para quem esta na junior menor e que teria mais um ano nessa categoria e prejuizo na evolução dos pilotos que já estão na categoria. Acho arbitrária essa decisão. CNK, convoque uma reunião antes de aprovar isso. Conversem com os pais, pilotos, preparadores, etc, antes de tomarem determinadas decisões. Essas atitudes de vocês só estão deixando a desejar e muito. Vejam bem a regras de idades das categorias, pois se as idades para a mudancá de categoria permanecer a mesma vocês da CNK estarão prejudicando muitos pilotos, não só por causa das idades, mas também o custo para os pilotos que já estão na categoria, pois terão que comprar outro chassi.Que tal a kart mini oferecer teste deste novo chassi para todos os pilotos e em outras pistas. Repito: da forma que estão divulgando essa mudança eu só entendo que seja de interesse somente empresárias. A CNK poderia ser mais transparente se quer provar que todas as mudanças que estão realizando são realmente para benefício do kartismo. Quero acreditar nas idéias de vocês. Não se esqueçam que essa mudança vai prejudicar muitos pilotos que já estão passando do peso limite da cadete e dos pilotos da junior menor que também já estão bem compridos e com peso quase no limite da categoria. Diminuam os custos dos pneus não só limitando a quantidade que podemos comprar nos campeonatos nacionais, como também o valor.

  • 15/08/2009 17:05 Fabiano

    eu também acho que vocês não deviam mudar isso pois está dando certo e não estamos tendo problema quanto a essa questão!o problema é o preço que vocês cobram para pneu inscrição...etc isso eu acho que vocês devem se preocupar em baixar o preço!mais agora eu te pergunto...e os pilotos que estão na junior menor esse ano e vão ficar mais 1 ano?vcs só estão pensando em quem vai subir da cadete...isso não está certo!

  • 16/08/2009 16:27 José Varela - Piloto Ariel Varella - Pjmk

    Toda e qualquer medida para vir a diminuir os custo de uma categoria é sempre bem vista e certamente fortalece o grid. importante avaliar criteriosamente todos os aspectos de segurança para tal. Outro avaliação deve ser quanto ao prazo de implementação de mudanças que envolvam investimentos, quer sejam novos ou os já efivados. O que vamos fazer com tudo que investimos para iniciar uma nova categoria???Nos desfizemos de tudo o que tinhamos da categoria Cadete e investimos muito na categoria Junior Menor, o que não foi pouco realmente. Minha opinião é que qualquer mudança deva ter um interticio de ao menos uma temporada para ser efetivada de maneira a que todos se preparem para tal.

  • 16/08/2009 20:02 Igor Nogueira

    cnk eu acho que vcs tenque deixar do geito que ta porque agente quer aumentar de categoria nao diminuir abraço to indo......

  • 17/08/2009 16:38 Marcelo

    Pessoal, procurei me informar com tecnicos que conhecem a fundo a tecnologia dos chassis e a opinião foi a mesma, a dureza do aço é totalmente diferente, portanto em um possível acidente o risco de uma criança se machucar é muito grande, quase certo. Fica um aviso para a CNK vocês serão responsabilizados criminalmente pelo que possa vir a acontecer com as crianças

  • 18/08/2009 09:54 Airton Diehl - Pgc E Instrutor Do Tarumã Kart Clube

    OLÁ A TODOS!CREIO QUE A PADRONIZAÇÃO DOS MOTORES É BEM VINDA, MAS DEVERIAM PADRONIZAR O CHASSI TAMBÉM, UNMA VEZ QUE OS PILOTOS A PARTIR DOS 8 ANOS (EM MÉDIA) CONSEGUEM ANDAR NO KART ADULTO NORMAL APENAS COM A ADAPTAÇÃO DAS PEDALEIRAS E BANCO.SERIA INTERESSANTE QUE FOSSE PRESERVADO O INVESTIMENTO FEITO PELOS PAIS E QUE SEMPRE QUE UM PILOTO FOSSE TROCAR DE EQUIPAMENTO, O EQUIPAMENTO ANTIGO SERVIRIA PARA UM NOVATO ENTRAR NA CATEGORIA TAMBÉM.KARTISMO É FEITO COM BAIXOS CUSTOS E GRIDS CHEIOS.ABRAÇOS A TODOS.

  • 29/10/2009 16:49 Juliana Lamonica

    o meu sonho e andar de kart eu sou uma menina mas sei oque e kart eu tenho que seguir meu sonho eu tenho 11 anos,e queria representar meu estado es espirito santo eu sou de mimoso do sul.