Durante as solenidades da 19ª edição da Copa Brasil foram
anunciadas as sedes de nossas duas competições nacionais para a próxima
temporada, o Brasileiro e a própria Copa Brasil. O anúncio foi feito por
Waldner Bernardo, o “Dadai”, presidente da CBA.
E, como já era sabido por muita gente, o 53º Campeonato
Brasileiro terá suas duas fases em Cotia, no Kartódromo Granja Viana, que,
assim, pela primeira vez em sua história receberá nosso mais importante evento.
A Copa Brasil, que ainda não era “alvo de suspeitas” quando à sua sede, será
realizada no RBC Racing, em Minas Gerais.
E se o RBC Racing é um kartódromo que já recebeu vários
eventos deste porte, a Granja Viana, como já dissemos, fará sua estreia. Desde
o primeiro momento em que foram aventadas possibilidades de o Brasileiro ser
realizado lá, algumas perguntas começaram a chegar à redação do Kart Motor,
sempre questionando sobre a estrutura que o kartódromo poderá oferecer, já que são
grandes as chances de chegarmos – ou superarmos – aos mais de 500 inscritos do
Brasileiro deste ano.
Já sabedores da grande possibilidade da realização do
Brasileiro na Granja Viana em 2018 – e das perguntas recebidas –, conversamos
com Felipe Giaffone e com Marcello Hirsch, da direção do kartódromo, durante o
Brasileiro de Rotax, um mês atrás, sobre as modificações que serão feitas para
receber o grande número de pilotos, equipes e também veículos.
Três são os pontos principais na Granja Viana quando se trata
de receber tanta gente: Parque Fechado, boxes e estacionamento para carros,
vans e caminhões. Então vamos lá.
PARQUE FECHADO – Hoje
realmente acanhado para tantos karts, o Parque Fechado da Granja Viana será
ampliado na área de chegada da pista, hoje o ponto mais crítico daquele
importante espaço. Para tanto, a área onde hoje existem o quiosque, algumas
mesas de concreto, o pódio e um pequeno jardim, dará lugar a um Parque Fechado
maior e mais adequado – ver foto.
BOXES – Não será
permitida a permanência de veículos dentro das dependências internas do
kartódromo (será possível entrar para descarregamento), o que fará com que a
atual área de estacionamento se destine única e exclusivamente às barracas e a
estrutura necessária para abrigar pilotos e suas equipes – ver foto.
ESTACIONAMENTO – Talvez
o item mais crítico, o estacionamento receberá uma atenção especial. Além do tradicional
espaço no terreno da JL, no final da rua que dá acesso ao kartódromo, a direção
do complexo já negociou com uma faculdade próxima a utilização de seu
estacionamento, e está negociando um espaço semelhante com uma fábrica na mesma
rua. E, assim como é feito atualmente nas provas da Copa São Paulo, um serviço
de van fará o translado estacionamento / kartódromo / estacionamento.